A estação de Pistoia e o trem. Foto Veronica Giesbrecht Menchi
Minha filha Veronica, que há mais de um ano vive em Pistoia, Toscana, Itália, disse-me hoje que recebeu pelo correio um envelope com um cheque de 11 euros e alguns centavos.
Na verdade, não é um cheque, segundo ela, mas algo como um "vale-desconto", que, quando ela for comprar o próximo bilhete mensal - ou algo do tipo - ela poderá deduzir esse valor do preço total.
Mas, afinal, por que ela ganhou o desconto? A resposta: quando o trem atrasa, v. pode preencher um formulário de reclamação que existe nas estações. Fazendo isto - ela já preencheu vários - a uma certa altura você recebe este vale-desconto, dependendo, claro, da quantidade de minutos de atraso e eventualmente algum outro fator.
É verdade que esse trem que ela toma em Pistoia e que segue para Firenze (Florença), onde ela trabalha, é chamado de trem metropolitano. Mas n"ao tem a quantidade de horários do nosso metrô paulistano ou da CPTM. Segundo ela, o trem sai mais ou menos de meia em meia hora.
Os trens aqui em São Paulo não têm realmente horário. Se têm, não são afixados: deve ser uma tabela que somente os maquinistas possuem. O que se sabe é que os trens do metrô têm intervalos de cerca de um minuto, um minuto e meio. Fora do horário de pico, este intervalo deve aumentar.
Já os trens da CPTM passa menos vezes - os intervalos são maiores, em fins de semana, podem chegar, sim, a meia hora.
Pela quantidade de trens existentes, bem mais do que os trens metropolitanos que ligam Pistoia a Florença, fica difícil reclamar de atrasos no horário - além do fato que não há um horário divulgado.
Já pensaram se fosse igual aqui no Brasil?
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
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Se fosse aqui no Brasil a CPTM ja teria "encerrado as atividades"
ResponderExcluirhahah! Com certeza!
ExcluirRalph, a CPTM e o Metrô trabalham com o que é chamado de "headway", que é justamente o intervalo entre composições. Para um sistema que precisa estar em constante movimento para atendimento, trabalhar com horários fixos acaba gerando problemas. Afinal, como dito, os intervalos giram em torno de 1 minuto em horário de pico, aumentando em horários de vale, fins de semana e quando em manutenção. Para que uma tabela gigantesca de horário sendo que sabemos que o próximo trem chegará dentro deste intervalo?
ResponderExcluirA ideia de devolver valor no Brasil infelizmente não vira, pois há o fator de fraudes, e também porque o sistema não é perfeito o suficiente para tal.
Em tempos: em caso de problemas na linha onde a pessoa não consegue completar a sua viagem, ambas as empresas "devolvem" uma passagem.
Nos bons tempos todo trem tinha horario, tanto na Central, EFSJ ou Sorocabana.
ResponderExcluirPrezado Ralph, bom dia!
ResponderExcluirQuando puder, dê uma olhada por favor em um trabalho que fiz, com ajuda de outras pessoas, sobre o antigo traçado da linha férrea em São José dos Campos. Modéstia parte, está interessante!
http://juliocbm.blogspot.com.br/2013/11/por-aqui-ja-passou-o-trem-sao-jose-dos.html
Obrigado, abraço!