Na fotografia acima, é fácil ver o terminal, o grande retângulo. Ao sul dele, o retângulo menos é a estação ferroviária. (Google Maps)
Ontem, quinta-feira, véspera de feriado do dia da República, voltei de São Paulo de trem e, ao contrário do que sempre faço, não desci na imunda Carapicuíba, tentei a sorte descendo em Barueri.
Embora em teoria Barueri devesse ser a estação que mais tivesse ônibus para o Alphaville que fica do lado de Parnaíba (a maior parte, aliás) e não Carapicuíba, que fica um pouco mais longe, deixei há um bom tempo de descer em Barueri pois já fiquei ali esperando o ônibus mais de uma hora no terminal em frente à estação. Em Carapicuíba, no entanto, ali eles passam em bem maior número.
Fui realmente fazer um teste. A vantagem de se descer em Barueri é que os ônibus que vão para os Alphavilles de número mais alto fazem um caminho mais lógico e curto. Porém, são poucos.
Como fazia tempo que não descia ali, vi que algo mudou. O terminal é o mesmo, mas entupido de gente e de ônibus. Perguntei a um fiscal da empresa (Benfica Barueri, monopolista na cidade, algo inaceitável numa cidade de mais de 400 mil habitantes e com bairros espalhados por todo o seu território) onde era o local de se tomar os ônibus para Alphaville/Parnaíba, já que as placas do terminal mostravam apenas ônibus para o Alphaville barueriense. Ele me respondeu que não era mais ali, o terminal não comportava mais ônibus intermunicipais, e que eu teria de pegá-lo num ponto situado a cerca de três quarteirões dali.
Nada de tão longe, fui e encontrei o ponto onde ele indicou (na Henriqueta Mendes Guerra, em frente a um terreno vazio e antes ocupado por alguma fábrica que jamais soube do que era). O ônibus demorou uns dez minutos para passar, nem tanto assim. E a viagem até minha casa foi por um percurso lógico e sem as voltas idiotas que alguns ônibus que partem de Carapicuíba dão.
Mas está muito claro o que o fiscal disse: o terminal não aguenta mais. A estação de Barueri está ali e descarrega muita gente para tomar os ônibus. O largo de Barueri (acho que o nome é Largo de São João, nome da igreja que ficava ali e do rio que passa a um quarteirão dali) está praticamente todo coberto pelo telhado do terminal e é bem pequeno, como sempre foi.
A foto acima mostra o largo como era antigamente. A foto é possivelmente dos anos 1920 ou 1930. Vejam a igreja à direita no meio dos casarões. A igreja mudou-se para a avenida e os casarões ou foram demolidos ou estão totalmente descaracterizados. O prédio da estação está à direita, em frente à rua Campos Salles (a da igreja). Dá para ter uma ideia do tamanho do largo, comparando com a foto aérea atual do Google Maps, colocada no topo do artigo.
Não há solução: ou se demolem todas as casas entre o largo e a avenida e à direita e esquerda do largo (dificilmente farão isso), ou se muda o terminal. Mudar o terminal significa mudar a estação também, pois ela é a grande "fornecedora" de passageiros para os ônibus do terminal. Já se falou nisso.
Acredito que a melhor coisa seria manter a estação onde está e mudar o terminal para a estação de Antonio João, não tão longe assim, na divisa com Carapicuíba, próxima ao rio Cotia. Ali há espaço e poderia alimentar o terminal, deixando a estação atual de Barueri como uma estação com movimento também, pois está no centro da cidade. Ou, ainda, mudar de lugar a estação de Antonio João, colocando-a mais próxima da estação de Barueri em um ponto onde há mais local ainda vazio para se fazer um bom terminal.
Seja qual for a solução, está mais do que na hora de a Prefeitura e a CPTM se mexerem para resolver isso.
Uma pena que os funcionários públicos das secretarias municipais competentes não estejam nem aí para as necessidades afetas as essas pastas. Há um pacto de mediocridade, ninguém estimula ninguém a trabalhar, só correm o mês à espera do salário no fim do mesmo... Uma pena...
ResponderExcluirO ponto de ônibus dos intermunicipais está "Atrás" da estação, do lado que fica em frente ao acesso ao bairro militar. Mas acho que fez um apontamento errado.
ResponderExcluirNão sei qual a localização que você gostaria de ir, se a parte de Alphaville que tu vai é mais perto da divisa entre Barueri e Santana de Parnaíba, ou mais adentro, mas poderia ter pego alguns dos ônibus municipais mesmo e depois feito uma última baldeação para um ônibus que lhe deixaria onde fosse conveniente.
No caso dos intermunicipais, grande parte dos ônibus passam atrás da estação onde citei agora a pouco (Rua Anhanguera), só que com mais destino a Osasco, Estrada dos Romeiros, Cotia, etc... E da Henriqueta tem 4 linhas que seguem a destino Alphaville / Tamboré.
Para alguns lugares, sei que o ônibus que noto que tem muita frequencia é o Cotia - Alphaville (Burle Marx), que passa diretamente pela Rod. Castelo Branco.
Ligeiro, ele me indicou o ponto do outro lado da linha, sim. Eu é que preferi ir para o da Henriqueta. Agora, baldear de novo? Não. Já basta a baldeação em Altino e a do onibus. Baldear nais um onibus já é demais.
ResponderExcluirEntendo.
ExcluirA Emtu e as prefeituras locais poderiam se juntar para, enquanto não sai o tão imaginado "metrô de Alphaville" e os corredores futuros (A propósito, me lembro que em um dos projetos, conta-se um futuro terminal em Antônio João, esqueci de mencionar isso no último comentário - http://www.emtu.sp.gov.br/emtu/projetos/investimentos-implantacoes/corredor-brt-metropolitano-alphaville-cajamar.fss ) para fazer algumas linhas "circulares" ou ampliadas, que peguem a Estação Barueri ou até mesmo Antônio João (agora com a nova ponte de Barueri, dá para fazer uma ligação rápida) e liguem com o fundo de Alphaville, justamente para evitar baldeação.
Caso tenha contato com a EMTU, já fica a ideia. :)
Outra: no site da EMTU, algumas linhas já estão com rastreamento GPS em tempo real.