sábado, 9 de novembro de 2013

AS FERROVIAS DO MAL

Asfaltamento de trilhos no Cabo, PE (foto Facebook/Diego Santos)

Como já disse, recebo colaborações para meu site de estações ferroviárias praticamente todos os dias, fora as pesquisas que faço, lendo inúmeras publicações antigas e modernas e o que se consegue na Internet.

A maioria é realmente triste, mostrando locais outrora movimentados que hoje são abandonados ou transformados para outras funcionalidades. Isto quando não foram demolidos. Nisto se inclui até estações que foram o margo da fundação de muitas cidades.

Outra coisa que me deixa irritado são as promessas não cumpridas por parte das autoridades (reforma de estações, volta de trens, construção de novas ferrovias, etc.).

Muitas das destruições de partes das ferrovias de outrora são flagradas na hora em que estão acontecendo. Boa parte delas, também, é ilegal: em muitos dos casos, as prefeituras não têm ordem para demolir ou arrancar trilhos mas o fazem.
Interior da estação de Piqui, no ramal de Ponta Porã, MS (foto Thobias Pezzoni)

Por outro lado, boa parte das estações e outros imóveis de vilas ferroviárias são abandonadas, quando deveriam ser cuidados por seus donos. Entretanto, isto somente é dever das próprias ferrovias. Das concessionárias, quando requisitam edifícios para seu uso e acabam não os usando... o resultado disto é o abandono e algumas vezes até a demolição. Em outros, os imóveis permanecem nas mãos da entidade "Inventariança da RFFSA", que tem a função de vender o material inservível para levantar dinheiro para pagar as dívida da RFFSA, extinta há cerca de dez anos já. No entanto, o governo, que nos enche de multa quando não cuidamos de nossas casas, não cortamos o mato que cresce em terrenos de nossa propriedade e quando jogamos lixo em local defronte a propriedades nossas, não faz a mesma coisa com a RFFSA, que, apesar de ser do govrtno, é uma empresa, mesmo em inventário.

Quantas estações, prédios e casas de antigos funcionários, quantos trilhos já foram arrancados ou tendo afalto passado por cima sem autorização da RFFSA? Quantas estações podem ser vistas jogadas às traças em meu site? Há quase 5 mil estações (ex-estações e estações atuantes ainda) no Brasil e uma enorme parte dela se encontra abandonada (nunca fiz o levantamento, pois isto muda constantemente). Quantas estações já foram reformadas ou restauradas paa depois de seis meses estarem novamente abandonadas, invadidas ou em ruínas?

No Cabo, cidade ao sul de Recife, em Pernambuco, e que é o ponto final dos subúrbios pernambucanos, recentemente a prefeitura passou asfalto por cima dos trilhos - suponho que seja a parte após a estação, que desce para Alagoas e que não vê um trem sequer há mais de dez anos.

Em Jacaréi em São José dos Campos, SP, os trilhos foram tirados ilegalmente de diversos trechos da cidade sem autorização. Idem em Piracicaba e Santa Barbara do Oeste. E os exemplos são muitos. Fica tudo por isto mesmo.

Este realmente não é um país sério, é um país de governantes mentirosos e com muitos planos - para eles mesmos - e de promessas não cumpridas.


2 comentários:

  1. Ralph, bela postagem!!!! retrata tudo o que eu penso sobre os governantes do nosso país! ano que vem tem eleições!

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  2. Uma pena o descaso dos governos tupiniquins com o transporte ferroviário, que é mais barato, mais seguro e menos poluente que o transporte rodoviário. Na Europa, vai-se de um país à outro com rapidez, conforto e segurança viajando de... TREM!

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