terça-feira, 12 de novembro de 2013

MACAÉ, TÍPICA CIDADE BRASILEIRA

Estação de Macaé em 1923, com trilhos, trens e movimento. O Malho
Não conheço Macaé, mas sei que a linha da ex-Leopoldina cruza a cidade e que foi abandonada pela FCA já há algum tempo.

Aí, um prefeito teve a ideia de colocar um VLT - veículo leve sobre trilhos, ou bonde moderno - na linha "inútil". E até que foi rápido na coisa, comprando trens da fábrica lá de Barbalha, no Ceará, a mesma que construiu o VLT de Juazeiro e Crato.

Mas o prefeito demorou para implantar a linha, ou não foi tão esperto assim para conseguir vencer a maldita burocracia brasileira e acabou deixando o cargo no fim de seu mandato. Logicamente, outro prefeito assumiu.

E como todo bom prefeito, resolveu acabar com o que o anterior fez.

Não posso julgar aqui a escolha de um ou outro. Se havia problemas com a implantação do VLT - digo, problemas sérios e reais, não aquela lenga-lenga de análise ambiental e Ministérios Públicos expedindo liminares muitas vezes apenas demagógicas para lá e para cá - também não sei. O fato é que o prefeito anterior, seja lá quem for, teve uma ideia boa para dar um transporte mais moderno para seus munícipes.

Agora, com o VLT suspenso, resolveram fazer uma audiência pública - outra inutilidade que serve apenas para dizer que "quem manda é o povo", quando elas são sempre manipulações políticas e frequentemente mais uma fote de atrasos para a implantação de qualquer coisa - e chamaram os dois prefeitos, o último e o atual. para cada um "defender sua tese" para decidir se o projeto é retomado ou não. É evidente que até agora perdeu-se muito dinheiro pelo ralo da burocracia com a paralização.

Na verdade, quando escrevo estas linhas, a audiência já deve ter sido realizada, pois estava marcada para a noite de ontem, dia 11. Nunca se sabe, pois neste país tudo é motivo para adiamentos quando alguém não quer fazer coisa alguma.

Terá ela, caso tenha sido realmente realizada, resolvido alguma coisa? Ou, como sempre, não servirá para nada, apenas, repetindo o que já disse, para atrasar o projeto e possivelmente permitir seu cancelamento a curto prazo?

Enquanto aqui discutimos o sexo dos anjos, os países árabes, Singapura, o oriente asiático, a Rússia, o leste europeu e logicamente a China, vão construindo o seu futuro bem mais solidamente do que aqui, já que enrolações ali são resolvidas com autoridade e vontade real de se fazer alguma coisa.

Concluam o que quiserem e se alguém souber do que ocorreu - ou não ocorreu - em Macaé ontem, que se manifeste.

Um comentário:

  1. Olá Ralph,
    A audiência pelo jeito foi adiada para 13/11/2013 conforme está agendada no site da Prefeitura de Macaé e confirmada neste site de notícias.
    http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/11/camara-de-macae-rj-realiza-audiencia-publica-para-discutir-o-vlt.html
    O VLT de Macaé deve apodrecer nos galpões da prefeitura (... na verdade espero que não...) mas ele funcionando iria atender aos inúmeros turistas que vão a Macaé, já que a linha em parte passa muito perto a regiões de praia e aos moradores em geral. Se não sair vai ser um verdadeiro tiro no pé.

    ResponderExcluir