segunda-feira, 4 de novembro de 2013

GANHE DINHEIRO COM O ATRASO DOS TRENS

A estação de Pistoia e o trem. Foto Veronica Giesbrecht Menchi

Minha filha Veronica, que há mais de um ano vive em Pistoia, Toscana, Itália, disse-me hoje que recebeu pelo correio um envelope com um cheque de 11 euros e alguns centavos.

Na verdade, não é um cheque, segundo ela, mas algo como um "vale-desconto", que, quando ela for comprar o próximo bilhete mensal - ou algo do tipo - ela poderá deduzir esse valor do preço total.

Mas, afinal, por que ela ganhou o desconto? A resposta: quando o trem atrasa, v. pode preencher um formulário de reclamação que existe nas estações. Fazendo isto - ela já preencheu vários - a uma certa altura você recebe este vale-desconto, dependendo, claro, da quantidade de minutos de atraso e eventualmente algum outro fator.

É verdade que esse trem que ela toma em Pistoia e que segue para Firenze (Florença), onde ela trabalha, é chamado de trem metropolitano. Mas n"ao tem a quantidade de horários do nosso metrô paulistano ou da CPTM. Segundo ela, o trem sai mais ou menos de meia em meia hora.

Os trens aqui em São Paulo não têm realmente horário. Se têm, não são afixados: deve ser uma tabela que somente os maquinistas possuem. O que se sabe é que os trens do metrô têm intervalos de cerca de um minuto, um minuto e meio. Fora do horário de pico, este intervalo deve aumentar.

Já os trens da CPTM passa menos vezes - os intervalos são maiores, em fins de semana, podem chegar, sim, a meia hora.

Pela quantidade de trens existentes, bem mais do que os trens metropolitanos que ligam Pistoia a Florença, fica difícil reclamar de atrasos no horário - além do fato que não há um horário divulgado.

Já pensaram se fosse igual aqui no Brasil?

5 comentários:

  1. Se fosse aqui no Brasil a CPTM ja teria "encerrado as atividades"

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  2. Ralph, a CPTM e o Metrô trabalham com o que é chamado de "headway", que é justamente o intervalo entre composições. Para um sistema que precisa estar em constante movimento para atendimento, trabalhar com horários fixos acaba gerando problemas. Afinal, como dito, os intervalos giram em torno de 1 minuto em horário de pico, aumentando em horários de vale, fins de semana e quando em manutenção. Para que uma tabela gigantesca de horário sendo que sabemos que o próximo trem chegará dentro deste intervalo?

    A ideia de devolver valor no Brasil infelizmente não vira, pois há o fator de fraudes, e também porque o sistema não é perfeito o suficiente para tal.

    Em tempos: em caso de problemas na linha onde a pessoa não consegue completar a sua viagem, ambas as empresas "devolvem" uma passagem.

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  3. Nos bons tempos todo trem tinha horario, tanto na Central, EFSJ ou Sorocabana.

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  4. Prezado Ralph, bom dia!

    Quando puder, dê uma olhada por favor em um trabalho que fiz, com ajuda de outras pessoas, sobre o antigo traçado da linha férrea em São José dos Campos. Modéstia parte, está interessante!

    http://juliocbm.blogspot.com.br/2013/11/por-aqui-ja-passou-o-trem-sao-jose-dos.html

    Obrigado, abraço!

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