sexta-feira, 28 de junho de 2013
DE TREM DE PETROLINA, PE, A PAULISTANA, PI
Estrada de Ferro Petrolina a Teresina. Alguém no Brasil ainda se lembra dela? Extinta em 1972, já ne época nem tinha mais esse nome, mas era um prolongamento da linha que partia de Salvador e chegava a Juazeiro, junto ao rio São Francisco.
Petrolina é uma cidade pernambucana que fica na margem esquerda do rio São Francisco, exatamente à frente de Juazeiro. Porém, desde 1923, quando o primeiro trecho da Petrolina-Teresina foi aberto, chegando até uma estaçãozinha de nome Rajada, nos confins do município de Petrolina e no meio de coisa alguma, e até 1967, não havia uma ponte que ligasse as duas cidades.
Juazeiro e Petrolina somente foram unidas por uma ponte rodoferroviária em 1965. Até então, para se chegar a Petrolina era necessário crizar de balsa ou de barco o rio. Os passageiros que quisessem chegar 'a cidade de Paulistana, no sul do Piauí e perto da divisa com Pernambuco não tinham outra alternativa.
A ferrovia somente chegou a Paulistana no ano de 1938, a 204 km de Petrolina. Jamais atingiu Teresina, onde deveria atingir o porto de Parnaíba.
Em 1929, estava sendo contruída a estrada entre Petrolina e Rajada. A revista O Malho, carioca, viajava pelo Brasil inteiro e retratou nessa época várias ferrovias brasileiras, inclusive a construção da ferrovia aqui em epígrafe, que, nessa época, já havia chegado em solo piauiense.
A estação de Mafrense havia sido inaugurada em 1928. As fotos publicadas em uma página da revista datada de 21 de dezembro desse ano são mostradas aqui e retratam algo que somente atingiria as duas últimas estações, Acauã, em 1936, e Paulista, depois Paulistana, em 1938. É um belo documento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário