domingo, 23 de junho de 2013

HISTÓRIAS DO TREM BAIANO

A estação de Monte Azul em 2011. Foto Odair Lopes\

Hoje preparei uma página da série sobre os trens de passageiros brasileiros que existe dentro do meu site de Estações Ferroviárias do Brasil. No caso, um trem de passageiros que existiu por menos de trinta anos na Bahia: o trem que ligava Salvador a Monte Azul.

Esta última cidade fica no extremo norte de Minas Gerais. Foi projetada para ser a última estação da Linha do Centro da antiga Central do Brasil e ficou pronta em 1948. Anos antes, durante a Segunda Guerra Mundial, Getulio Vargas determinou que, devido ao fechamento das linhas de cabotagem do litoral brasileiro devido ao afundamento de navios por submarinos alemães, haveria de se apressar o projeto da Central de ligar as linhas mineiras e baianas, para se permitir que, finalmente, se unissem as linhas do Sul e do Norte do País. Afinal, as rodovias brasileiras eram, na prática, inexistentes, com pouquíssimas exceções. A maioria delas não era muito mais do que picadas, principalmente nas regiões mais pobres.

Só que, como tudo no Brasil, a ferrovia atrasou. Ela deveria ter sido feita em no máximo três anos a partir de 1942. A guerra acabou em 1945 e a ferrovia ficou pronta em 1950, quando o extremo sul da ferrovia baiana, que era a estação de Contendas (desde 1928) e que pertencia à Viação Ferrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) foi finalmente ligado ao então extremo norte da ferrovia mineira pertencente à Central do Brasil, a estação de Montes Claros (desde 1926).

Entre 1942 e 1950, surgiram diversas estações nesse trecho de pouco mais de 600 quilômetros e pertencentes às ferrovias citadas acima. Novas cidades surgiram, mas em uma zona bastante pobre do Brasil, que, desde então, pouco evoluiu. A maior cidade de toda essa linha dividida em duas ferrovias creio hoje ser Monte Azul.

A página ainda é razoavelmente simples, mas por ela pode-se ter uma ideia bastante boa do que era uma viagem de trem entre a capital baiana e a cidade de Monte Azul. Aqui, sempre houve baldeação para os trens da Central, mesmo após a união das duas ferrovias pela RFFSA.

Um comentário:

  1. Quem pode me informar dos trems de carga de gados abatidos da regiao da Mata de Sao Joao
    'a Salvador entre 1884 e 1924. Existe algum archivo de fotos, jornais antigos qdo eles ainda funcionavam? Muito agradeceria.

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