sexta-feira, 14 de junho de 2013

OUTRA VEZ OS TRENS DE PASSAGEIROS (OU A FALTA DELES)

Ouro Branco incentiva vendas em Peruíbe em 1958 (Folha da Manhã, 23/1/1958).
Em 1958, a Sorocabana transferiu os trens "Ouro Branco", que eram usados na linha-tronco, para o litoral. Eles passaram a ir de São Paulo pela então nova linha do ramal de Jurubatuba (hoje CPTM) até Itanhaém e Peruíbe. E houve anúncios feitos com fotos desses trens publicados no jornal para incentivar a venda de terrenos na última cidade (foto acima).

Sessenta e cinco anos depois, os "Ouro Branco" - que homenageavam o algodão, plantado na Alta Sorocabana em quantidade naquela época - foram sucateados há muto tempo. Poucos carros de passageiros das ferrovias daquela época sobraram. Muitos foram incendiados, sendo os dois últimos casos nos últimos trinta dias (Pouso Alegre, MG, e Bauru, SP) e outros poucos estão abandonados em locais como Rio Claro, SP, Presidente Altino, SP, Três Corações, MG, Joaquim Távora, PR, Bauru, SP e muitos outros lugares, enferrujando nas intempéries.
Composição de trens de passageiros da antiga Cia. Paulista e FEPASA apodrecendo no pátio de Bauru tendo à frente uma locomotiva GE elétrica. Foto Daniel Gentili (a data da foto está como 2913, é obviamente 2013).

Enquanto isso, os trens de passageiros foram extintos no Brasil, com três honrosas exceções (Vitória-Minas, E. F. Carajás e E. F. do Amapá) e, claro, os metropolitanos (ex-trens de subúrbio, trens de passageiros de curta distância e com características diferentes).

E cidades como Varginha, MG e muitas outras (ver os vários casos dos "Trilhos do Mal" citadas neste blog anteriormente) acham que o melhor a fazer onde as ferrovias foram irresponsavelmente abandonadas é arrancar os trilhos para fazer "calçadões culturais" deixando de usá-los como transporte metropolitano, indo na contramão da atualidade dos transportes coletivos municipais.
Linha abandonada em Varginha, MG, onde os ilustres e equivocadíssimos vereadores querem fazer um "calçadão cultural" depois de arrancarem os trilhos. Foto minha em julho de 2012, reproduzida há alguns dias pelo pasquim Correio do Sul sem dar os créditos por minha foto, retirada de outra postagem neste blog. 

O resto do mundo tem trens de passageiros. Nós, aqui, achamo-los "ultrapassados", "extemporâneos", "obsoletos" etc. etc. Só os nossos governantes têm razão no mundo inteiro.

Um comentário:

  1. Olha Ralph,pelo jeito que anda as ferrovias por aqui, quem sabe essa data errada da foto (ano 2913) não seja uma profecia sobre nossas ferrovias. Abraços

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