sexta-feira, 7 de junho de 2013

AVENIDA EUSEBIO MATOSO, SÃO PAULO

Propaganda - 1957 (Folha da Manhã).

Eu já falei da avenida Eusébio Matoso neste blog, creio que logo no início.

Porém, desta vez, encontrei na Folha da Manhã de 8 de dezembro de 1957 uma propaganda de venda de terrenos na avenida, já bem próximos à travessia sobre o rio Pinheiros. Esse loteamente está hoje todo construído. Há, salvo alguma exceção, quase que somente casas, antigamente residenciais, hoje muitas transformadas em escritórios ou mesmo abandonadas na frente da avenida.
Sara Brasil, 1930 - a avenida nem existia

O desenhoestá completamente fora de escala. Quem conhece a região, no entanto, sabe onde é.

Coloquei, para comparação, três outros mapas, um atual (Google) com as casas, vistas do satélite, outro de 1930, quando a avenida nem existia e era tudo terreno pantanoso e o rio ainda não havia sido retificado e um de 1952, antes do loteamento, mas já com a avenida traçada, exatamente para possibilitar a passagem de automóveis e ônibus sobre a nova ponte do rio Pinheiros, que substituiu a da rua Butantan, de ferro, por volta de 1945.
Guia Levi, 1952 - a Cardeal Arcoverde ainda não chegava na Eusébio Matoso.

Pois é - para quem gosta disso, basta dar uma comparada e ver. Todos os três mapas estão de "ponta-cabeça", para poderem ser mais facilmente comparados com o desenho do loteamento. Notem que as ruas que hoje existem dentro do loteamento, todas pequenas, não existiam antes de 1957.
Google Maps, hoje

E notem que os corretores ficavam onde hoje existe um posto de gasolina, bem na esquina da rua Cardeal Arcoverde com a avenida Eusebio Matoso. Já o nome "Jardim Andrelina", acho que ninguém jamais ouviu... não o encontrei em guia de São Paulo algum. Ali é Pinheiros, mesmo.

2 comentários:

  1. Ralph, acompanho sempre seus posts aqui, queria saber onde você tem acesso a esses jornais antigos.

    Valeu!

    ResponderExcluir