quarta-feira, 5 de junho de 2013

AS APARÊNCIAS ENGANAM: TREM EM PASSA-QUATRO, MG


A fotografia acima mostra um trem de passageiros correndo na linha Cruzeiro-Jureia, originalmente a Minas e Rio (1884-1910) neste trecho. Está no sentido de Passa-Quatro, MG.

A fotografia é de 1991. Não sei quem é o autor. Ah, então os trens ainda rodavam nessa linha nessa época?

A resposta, infelizmente, é não. Esse foi um trem especial, com confirma o Bruno Sanches, de Cruzeiro, SP: "Mas esse não é o expresso Cruzeiro-Varginha, foi um trem especial feito em 1991 para tentar comover as autoridades para a implantação de um trem turístico, nessa época trem de passageiros nessa linha já sido desativado havia uns bons anos pela RFFSA, e a mesma já tinha também encerrado as atividades no ramal e este foi um dos ultimos trens da RFFSA a circular nesta linha".

Os trens de passageiros regulares rodaram, pelo menos no trecho Cruzeiro-Três Corações, até cerca de 1980. Depois, alguns cargueiros e puff - acabaram. A linha, inclusive, nem foi concessionada à FCA, que seria a detentora natural desse trecho. Eça apenas chegou a usar o trecho Três Corações a Varginha, até poucos anos atrás, para carregamentos do Moinho de Varginha para o porto. Em Três Corações, seguia não pela antiga Minas e Rio, mas sim pela linha que ligava a cidade a Lavras, daí para Angra dos Reis.

Hoje, quem usa a linha é a ABPF, que roda trens turísticos de final de semana entre o túnel, lado mineiro, a Passa-Quatro, e de São Lourenço a Soledade, O trecho do meio está sendo recuperado agora com muito esforço e parco dinheiro pela mesma entidade.

Resta ainda, talvez para o futuro, o trecho Soledade-Três Corações, que não vê trens há pelo menos vinte anos.

Uma linha inteira à disposição para ter trens de passageiros para servir o circuito das águas, como foi por muitos anos. E ninguém se mexe. A ABPF está ali para rodar trens de passeio com locomotivas a vapor. Não tem dinheiro para um investimento de uma linha regular até Varginha.

Cada vez mais me convenço de que somos uns trouxas, mesmo.


4 comentários:

  1. Amigo Ralph Mennucci, as pessoas de Varginha começam a se movimentar, há uns dois anos já existe o MFVR-Movimento Ferroviário de Varginha e Região.E parece que está crescendo essa consciência.espero que tenham êxito.Abraços do Cantor Antônio Borba.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ralph,é triste isso,mas tem razão, esse belo trecho da Minas\Rio, tem um grande pedaço totalmente detonado,especialmente entre 3 Corações ,Conceição do Rio Verde e Soledade, dali até São Lourenço funciona e muito bem o Trem das Águas da ABPF, agora nós de Varginha estamos mobilizando ,para conscientizar as autoridades e o povo,para voltarmos aos trilhos. Até 2011,Varginha ainda recebia trens de carga,trazendo fertilizantes,vindos do Porto de Vitória-ES. Estamos nos mobilizando para não deixar essa história acabar.
    entre no nosso blog:www.ferroviva.blogspot.com
    que é do MOVIMENTO FERROVIARIO DE VARGINHA E REGIÃO, lá você vai ver que postamos matéria dos vagões,locomotiva e auto de linha (foto de 2010),que foi vitima de um incêndio em maio de 2013 em Pouso Alegre.
    Abçs.
    contatos:carloscornwall@bol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ralph, a foto do trem de passageiros é de junho de 1993, conforme apurei.

    ResponderExcluir
  4. Ok, obrigado (quanto à foto). Está feita no seu comentario a anotação.

    ResponderExcluir