Folha da Manhã, 3/12/1952
Em dezembro de 1952 foi inaugurado um "trem rápido" para Campinas. Aproveitando a recente eletrificação das linhas da E. F. Santos a Jundiaí, unidades elétricas passaram a anunciar com bastante alarde que era possível agora ir da Estação da Luz até Campinas em 1 hora e vinte - menos de três horas para ir e voltar.
Havia duas paradas: uma na estação da Lapa e outra em Jundiaí, "de dois minutos cada". Supõe-se que, como costumava existir em trens normais para o interior, havia troca de tripulação em Jundiaí, entre a EFSJ e a Cia. Paulista.
A via Anhanguera havia sido inaugurada havia poucos anos e certamente reduziu o número de passageiros dos trens que seguiam da Luz para o interior, especialmente até Campinas. Dali para a frente, as obras estavam avançando rápido e a rodovia pronta afetaria o resto também.
Folha da Manhã, 6/12/1952
Era impossível, antes da Anhanguera, fazer São Paulo a Campinas em 1h20m. A estrada velha de Campinas era realmente estreita e já coalhada de curvas e carros. A Anhanguera veio facilitar muito a viagem. Os trens normais que seguiam para o interior paravam em Campinas mas eram mais lentos. O tempo médio, contando-se paradas em Franco da Rocha, Jundiaí, Louveira, Valinhos e Vinhedo, era de pelo menos 1h45m nessa época. Vinte e cinco minutos a menos era um tempo significativo.
Os últimos trens que ligaram São Paulo a Campinas não eram expressos como os que foram inaugurados em 1952. Rodaram até 1998 e em linhas já mal-cuidadas e péssimo serviço. Ou seja, o que era normal de se ter nos anos 1950 e até os anos 1980, quando já existiam os trens húngaros que faziam esse mesmo percurso, ou seja fazer em 1h20, já não existia em 1998, quando os trens acabaram e a via Anhanguera já estava duplicada e mais larga havia muito tempo, porém com o tráfego não tão rápido, devido a constantes congestionamentos que existem até hoje na saída e chegada a São Paulo e na passagem por Jundiaí.
E hoje vêm nossos governantes falar em trens rápidos para Campinas. Ora, qual a novidade? Eles jamais deveriam ter parado, isso sim, e por incompetência, entre muitos dirigentes e partidos, do nosso querido PSDB que aí está e que deu o golpe mortal nas ferrovias paulistas em 1998.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nossa História, nosso PROGRESSO. ADORO TUDO ISSO!
ResponderExcluirA história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. ... os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente...
ResponderExcluir