A Rede Globo anuncia para o próximo domingo, no Fantástico, uma reportagem sobre as ferrovias brasileiras. Sei lá o que vão falar, mas já tem gente dizendo que a reportagem tem fins políticos, pois estamos em plena campanha de segundo turno de eleições presidenciais, etc. etc. etc.
Aliás, convenhamos: transportes e infraestrutura em geral continuam sendo o calcanhar-de-Aquiles do Brasil - também aqui, em geral, muito se fala, pouco se faz.
Como podem, na verdade, os políticos se utilizarem de "trens turísticos"- cuja maioria dos anúncios de implantação não dão em nada - para tentar ganhar votos, se na hora de se retirarem trilhos da cidade para construir avenidas no seu leito são bastante rápidos? Tiram os trilhos, prejudicando o transporte coletivo, pois esses trilhos e esse leito poderiam ter em seu curto um VLT - os bondes de hoje. Ou seja, o que dá votos realmente? Avenidas ou transporte sobre trilhos?
Os fatos são vastante contraditórios. Não sei, realmente, o que fazer um trem turístico pode arrecadar de votos para um potencial candidato a qualquer cargo político. No fim, o que falta mesmo é planejamento a longo prazo e de forma global em tremos de infraestrutura. Nisso ninguém pensa, isso ninguém faz.
Os fatos são vastante contraditórios. Não sei, realmente, o que fazer um trem turístico pode arrecadar de votos para um potencial candidato a qualquer cargo político. No fim, o que falta mesmo é planejamento a longo prazo e de forma global em tremos de infraestrutura. Nisso ninguém pensa, isso ninguém faz.
realmente o trem se tornou uma especie de tabu no cenario politico nacional. é de admirar que o sr. geraldo alckmin tenha falado tao bem do sr. laudo natel. um verdadeiro corsario que se apossou do patrimonio ferroviario da maneira mais sordida e torpe.
ResponderExcluircreio que somente quando houver pessoas que discutam a questao ferroviaria como algo serio é que teremos a chance do brasil se tornar um pais de verdade e nao uma porçao de capitanias hereditarias a espera da eleiçao do sr. contratador-mor.
quando aos preservacionistas e ferrovias turisticas tenho dois comentarios: é verdade que a preservaçao ferroviaria se faz necessaria; só que o que vejo é uma preservaçao apenas dos materiais e nao do lugar, das estaçoes em si. acaso alguem ja propos o restabelecimento real de algum ramal no interior paulista? e por que nao?
isso seria preservaçao ferroviaria de verdade.
mesmo que nao fosse a extençao completa do ramal, mas partes, ja seria uma recuperaçao da memoria incrivel e um impulso para re-educar o brasileiro a andar de trem e viver o trem, coisa que ele sabia fazer antes do lamentavel PROINDE dos senhores abreu sodre e laudo natel.
trem turistico deve ser accessivel a todos e nao apenas um passeio de alto luxo
ninguem fala de trem na campanha trem nao da voto dejeito nenhum a reportagem do fantastico so fez o que se faz a 50 anos com a ferrovia no brasil meter o pau na ferrovia so isso a culpa sempre e da ferrovia a reportagem desceu a lenha nas passagens de nivel e como sempre as autoridades acham uma unica solução que sempre e a retirada da linha de dentro da cidade que por sinal isso sim da voto
ResponderExcluir