sexta-feira, 8 de outubro de 2010

TREM DÁ VOTO?

Trenzinho turístico dá mesmo votos? Foto Heber Lange Obregon em Paraguassu Paulista, 2008

A Rede Globo anuncia para o próximo domingo, no Fantástico, uma reportagem sobre as ferrovias brasileiras. Sei lá o que vão falar, mas já tem gente dizendo que a reportagem tem fins políticos, pois estamos em plena campanha de segundo turno de eleições presidenciais, etc. etc. etc.

Bom, seja o que for relatado, vai favorecer - ou prejudicar - exatamente quem? Qual partido? O da situação ou o da oposição? Na verdade, o partido da situação agiu da mesma forma que agiu o da oposição, quando este estava no poder: ambos atuaram muito mal no segmento ferrovias, dunrante os 16 anos dos dois governos muito se falou e pouco se construiu. As concessionárias atuaram agindo somente de acordo com seus próprios interesses e não visando (além de lucros, claro - senão elas não teriam tido interesse em concessão alguma) absolutamente nada em termos de melhorar a infraestrutura do país.

Aliás, convenhamos: transportes e infraestrutura em geral continuam sendo o calcanhar-de-Aquiles do Brasil - também aqui, em geral, muito se fala, pouco se faz.

O que é interessante é que em diversas campanhas políticas, prefeituras falam cada vez mais de colocar "trens turísticos", em "volta do trem de passageiros", em criticar governos por causa de ter abandonado o transporte de passageiros", etc. e, na verdade, na época em que estes trens foram eliminados, ninguém se importou com isto.

Como podem, na verdade, os políticos se utilizarem de "trens turísticos"- cuja maioria dos anúncios de implantação não dão em nada - para tentar ganhar votos, se na hora de se retirarem trilhos da cidade para construir avenidas no seu leito são bastante rápidos? Tiram os trilhos, prejudicando o transporte coletivo, pois esses trilhos e esse leito poderiam ter em seu curto um VLT - os bondes de hoje. Ou seja, o que dá votos realmente? Avenidas ou transporte sobre trilhos?

Os fatos são vastante contraditórios. Não sei, realmente, o que fazer um trem turístico pode arrecadar de votos para um potencial candidato a qualquer cargo político. No fim, o que falta mesmo é planejamento a longo prazo e de forma global em tremos de infraestrutura. Nisso ninguém pensa, isso ninguém faz.

2 comentários:

  1. realmente o trem se tornou uma especie de tabu no cenario politico nacional. é de admirar que o sr. geraldo alckmin tenha falado tao bem do sr. laudo natel. um verdadeiro corsario que se apossou do patrimonio ferroviario da maneira mais sordida e torpe.
    creio que somente quando houver pessoas que discutam a questao ferroviaria como algo serio é que teremos a chance do brasil se tornar um pais de verdade e nao uma porçao de capitanias hereditarias a espera da eleiçao do sr. contratador-mor.
    quando aos preservacionistas e ferrovias turisticas tenho dois comentarios: é verdade que a preservaçao ferroviaria se faz necessaria; só que o que vejo é uma preservaçao apenas dos materiais e nao do lugar, das estaçoes em si. acaso alguem ja propos o restabelecimento real de algum ramal no interior paulista? e por que nao?
    isso seria preservaçao ferroviaria de verdade.
    mesmo que nao fosse a extençao completa do ramal, mas partes, ja seria uma recuperaçao da memoria incrivel e um impulso para re-educar o brasileiro a andar de trem e viver o trem, coisa que ele sabia fazer antes do lamentavel PROINDE dos senhores abreu sodre e laudo natel.
    trem turistico deve ser accessivel a todos e nao apenas um passeio de alto luxo

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  2. ninguem fala de trem na campanha trem nao da voto dejeito nenhum a reportagem do fantastico so fez o que se faz a 50 anos com a ferrovia no brasil meter o pau na ferrovia so isso a culpa sempre e da ferrovia a reportagem desceu a lenha nas passagens de nivel e como sempre as autoridades acham uma unica solução que sempre e a retirada da linha de dentro da cidade que por sinal isso sim da voto

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