sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CONGELADO NO TEMPO

O prédio do Colégio Des Oiseaux, barbaramente associado há mais de 40 anos na rua Caio Prado.

Bem, o título é um pouco exagerado. Porém, estive hoje na Praça Roosevelt, mais especificamente na rua Olinda, hoje chamada de João Guimarães Rosa, também nas ruas Gravataí e Caio Prado. Estava a pé. Saí da rua Augusta, subi a Olinda. Reparei que, salvo engano, todas as construções que existiam no final de 1969, quando terminei o último ano (terceiro) do curso científico do Colégio Visconde de Porto Seguro, ainda estão ali.

O edifício da esquina com a Augusta, o prédio do colégio, hoje ocupado pelo Caetano de Campos, construído em 1913, o prédio ao lado que o Colégio ocupou por algum tempo (estudei ali em 1968), este totalmente em ruínas... mas um belo prédio. Acredito que originalmente tenha sido uma residência particular. Deve ter sido construído na primeira década do século XX, pelo estilo. Logo depois, uma casinha menor, bem velha também, mas razoavelmente conservada. Até a esquina com a Gravataí, tudo igual.

Em frente, a Praça Roosevelt, ainda como era em 1969, logo após completarem sua reforma. Reforma, não: antes não havia nada ali, apenas uma enorme área asfaltada, que se enchia de pombos durante quase todo o tempo, exceto nas quartas e sábados, quando havia uma feira livre que ocupava toda a área, menos, claro, a Igreja da Consolação. Hoje, a praça está cercada, pois vai passar por uma grande reforma. Quando? Sei lá, é promessa de político, sabem como é.

Entrando na rua Gravataí à esquerda, as construções são as mesmas. Mudaram algumas funções, mas é como se o tempo tivesse congelado. Vejo que há um teatro ali: esse teatro, na verdade, era a área que pertencia ao Porto Seguro, era o auditório. Minha formatura foi ali. Entrava-se pela Gravataí e pelo pátio mais baixo da escola, onde estava a quadra de basquete. Não sei se ainda está.

Ao longe, avisto a única grande mudança: um prédio de apartamentos novo - creio ter no máximo uns 3 anos - construído na Caio Prado, entre a Gravataí e a Augusta. Ele dá fundos para o enorme pátio, (ainda) arborizado do ex-Porto Seguro. Na esquina da Gravataí com a Caio Prado, os terrenos que eram vazios em 1969 continuam vazios. Servem hoje como estacionamento.

Na Caio Prado, em frente, vejo o vazio deixado pela demolição do antigo Colégio Des Oiseaux, construção de 1907 de Vitor Dubugras. Ele havia sido demolido em 1968, ou pouco antes. Portanto, quando deixei o Porto Seguro, já era o que é hoje. Era um prédio lindíssimo, cercado de vegetação. Até hoje nada foi feito ali, apesar de vários planos de hoteis, espigões, etc. Parece que hoje já não se pode construir mais ali, mas o terreno hoje não serve para nada, vive fechado.

Seguindo por esta rua até a rua da Consolação, tudo está como era, prédios mais altos, mas baixos e um belo casarão pouco antes do cruzamento, do lado direito, muito bem mantido há anos.

Enfim, um raro pedaço muito próximo ao centro da cidade que ainda se mantém praticamente igual ao que era por mais de 40 anos. Até quando?

3 comentários:

  1. Ralph, você diz que o prédio do Des Oiseaux foi demolido em 1968 ou antes... é curioso, pois tenho clara lembrança dele estar de pé por volta de 1973, 1974, quando eu, ainda criança, passava em frente, indo do Bexiga para o Sesc Consolação ou à bibl. Monteiro Lobato. Uma imagem que me ficou é de muitos estudantes,no térreo e nas janelas, estilo meio hippie (sempre achei que ali funcionava um cursinho). Coisa louca (por certo imprecisa) que é a memória: se for confirmado que se demoliu antes de 1970... então o que lembro foi um sonho... De qualquer forma o prédio é maravilhoso, só pude ver uma foto dele há poucos anos, no site piratininga.org. ET.: estudei no Caetano de Campos em 1977 e 1978, quando ele ocupou o prédio do Porto Seguro, após reforma muito bem feita. ET2: bem na esquina da Augusto com a antiga r. Olinda,tem um alto prédio residencial, meio discretão... repare que ele é de um apto por andar! Deve ser um apês muito confortáveis, apesar da localização meio complicada. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Sim, o colégio foi demolido antesde 1969, e eu cheguei a parar o carro no estacionamento no local da demolição por algumas vezes que ainda fui para o 3o ano do Porto Seguro (em 1969) já de automovel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, falei besteira aqui e descobri bem depois. Uma foto que eu tenho mostra o prédio do colégio no final de 1969. Ele realmente foi demolido nos anos 1970. Mas ainda não descobri o ano exato.

      Excluir