quinta-feira, 14 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DO FRONT

O velho TIM em Samaritá, anos 1990. Foto (possivelmente) de Ivanir Barbosa

As notícias ferroviárias do Brasil continuam no "vai ser". Vai ser lançado o edital de licitação para o VLT de Santos. Tudo bem, desde que não se saiba que esse assunto vem se arrastando desde a época do TIM - Trem Inter-Municipal, que ligava Santos e Samaritá pela linha da Sorocabana e funcionou de 1991 a 2000. Parou, sabe Deus por que.

Onze anos para se substituir o TIM é demais... mais de onze, pois a ideia é que o VLT esteja funcionando somente em 2013. E, do jeito que as coisas são, provavelmente vai se atrasar, como sempre. Só espero que saia. Torço para que saia. Muito. Mas continuo cético quanto a isso se concretizar, do jeito que as coisas são levadas no Brasil, tudo por jeito político, por interesses pessoais.

A ALL foi "condenada" a reabilitar a linha Santos-Juquiá, aliás, Santos-Cajati. Ela está abandonada desde 2003. Seria uma excelente opção para um trem regional, melhor que aquela jaca que nos últimos tempos da FEPASA estava trafegando ali ligando a estação de Ana Costa a Cajati em apenas um horário diário. Mas é como camelô da Faria Lima vendendo dvd pirata: como sempre, só o governo não vê. A ALL vai enrolar, como sempre e não vai fazer nada. A esta altura, o mato, o roubo de trilhos, a retirada de trilhos por prefeituras em alguns pontos, já deixou a linha com cheiro de sambaqui indígena.

Por outro lado, parece ser difícil contentar os passageiros de trens no Brasil. Vejam o metrô e a CPTM em São Paulo. São bons trens, tudo funciona. Basta dar um problema uma vez ou outra - repito: uma vez ou outra - que caem matando dizendo que tudo está uma droga. Ninguém parece se lembrar de como eram esses trens nos anos 1970, 80, 90, até mais ou menos 1998, 99. Um lixo. A CPTM demorou alguns anos depois que tomou as linhas da FEPASA e da CBTU, mas acertou o passo. Agora é uma droga? Realmente, é difícil de entender. Mandem esses trens para rodar em Maceió e tragam os que rodam lá hoje para São Paulo, para que vejam o que é que é ruim...

2 comentários:

  1. "...mais de onze, pois a ideia é que o VLT esteja funcionando somente em 1913". Ué, estamos em 1910? Se é pra escolher, quero ir mais 30 anos pra frente...

    ResponderExcluir
  2. Acho que eu vivo cem anos atrás. Já estou corrigindo no texto...

    ResponderExcluir