Esta foi a fotografia publicada na reportagem do SESC. Foi tirada da página da rua Domingos de Moraes, esta feita por mim. A fotografia é do acervo de Ubirajara Ribeiro Martinsde Souza e foi digitalizada por Douglas Nascimento. Nenhum dos nomes foi colocado nos créditos da reportagem.
A última revista do SESC mostra na seção "Almanaque Paulistano" a história da Chácara Flora - supostamente, o antigo bairro, hoje murado, que fica em Santo Amaro, no Alto da Boa Vista.
Não posso contestar os números que eles colocam ali, datas, etc. Posso, no entanto, dizer que o ano em que o município de Santo Amaro foi incorporado ao da Capital foi em 1935, não em 1932 (não é muito difícil de se comprovar isso, para quem duvidar do que escrevi).
E posso, também, que a fotografia antiga que eles utilizaram é a da Chácara Conceição, talvez a casa mais bela que o bairro de Vila Mariana já teve, e não a da Chácara Flora. Por que eles devem ter feito essa confusão? Ora, por pesquisarem mal. A fotografia, à direita, mostra o portão da Chácara Flora... de Vila Mariana, na rua Domingos de Morais. Esta nada tinha a ver com o bairro de Santo Amaro; era uma chácara, apenas, vizinha à Chácara Conceição.
Sei disso, pois eu e o Douglas resgatamos as fotos e memórias da Chácara Conceição, no início deste ano, junto aos descendentes de seus moradores entre 1927 e 1991, quando esta foi destruída; a outra chácara, a Flora, já se tinha ido muito tempo antes, nos anos 1950.
Enfim, um desserviço à história paulistana pelas informações (muito) erradas.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ralph,
ResponderExcluirConfesso que li a reportagem e estranhei.
Agradeço pelo esclarecimento.
abraços