Foto Beni em abril de 2010 - a linha à beira do buraco em Evangelista de Souza
A estação ferroviária de Evangelista de Souza fica no alto da serra do Mar, perdida no meio do nada e com um acesso por carro pavoroso. A partir dela começa a descida da serra até a baixada santista e uma sequência de uns vinte túneis construídos nos anos 1930. Há uns dez anos tentei chegar até ela e desisti. Recentemente, sei que deram um "trato" na estrada, mas que mesmo assim está difícil. Porém, sempre há uns malucos que conseguem chegar até ela.
Foi o caso de outros "ferreomaníacos" como o Otavio e o Beni. Eles retrataram as crateras e as voçorocas que se formaram no início deste ano no pátio da estação, cujo nome vem do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Souza, e era aqui que se juntavam as linhas da Mairinque-Santos, terminada em 1938, e o ramal de Jurubatuba, de 1957, que é a linha da CPTM que acompanha o rio Pinheiros. Este último já teve os trilhos arrancados em grande parte de sua extensão, após o ponto final dos atuais trens da operadora de trens metropolitanos, mas a Sorocabana e a FEPASA chegaram a operar trens de passageiros por ali até 1976 - ou seja, por dezenove anos (nem é muito, não é?).
Voltando às voçorocas, pergunto: como pode uma concessionária operar mantendo um pátio nessas condições, que a qualquer instante pode desbarrancar de vez, levando trilhos e eventualmente até os trens eventualmente estacionados ou que estejam passando pelo local? Os comboios da ALL que passam por ali são pesados e longos e escoam quase toda a carga que vem do Estado de São Paulo, boa parte de Minas Gerais e praticamente toda a que vem dos dois Mato Grosso para o porto de Santos. Se a linha for cortada ali, é prejuízo certo.
Esse movimento de terra não apareceu por acaso: ele provavelmente se originou com as chuvas de dezembro, janeiro e fevereiro passados, que, como sabemos, arrastou muita terra em diversos estados do Sul e Sudeste do País. Não sei realmente quem é o responsável pelo conserto ali: se a União, que é a dona da ferrovia, ou se a concessionária. De qualquer forma, ela já deveria estar arrumada. Já está ali há pelo menos sete meses. Parece que ninguém está dando a menor importância para aquilo. Não é surpresa, considerando-se o monitoramento das concessionárias feito (ou não feito) pela ANTT.
Salve-se quem puder! Ferrovias à deriva!!!
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
EVANGELISTA DE SOUZA
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Se deixaram Evangelista, ponto crucial de passagem para o porto de Santos, ficar assim... francamente! Certamente a falta de acesso ao local incentiva esse tipo de desleixo. Longe dos olhos, longe do coração. Pode ser que isso venha eventualmente a transtornar o tráfego da ALL, mas aí o seguro paga!!
ResponderExcluirE os exportadores e a infraestrutura que se f----!
ResponderExcluirTomara que você não esteja prevendo o futuro mais uma vez, como aconteceu no caso de Alagoas/Pernambuco.
ResponderExcluirO que importa são os lucras dos acionistas (e o bônus da diretoria, claro, porque ninguém é de ferro). Infraestrutura? Exportadores? O resto que se exploda...
ResponderExcluirÉ evidente que uma concessionária precisa ter lucro. O problema é quando todo o resto é deixado para segundo plano. A infraestrutura de transporte do país é muito mais importante do que o lucro em si. Como isso não ocorre, é evidente que o modelo de concessão é péssimo, ou que a ANTT não fiscaliza nada. Ou ambos.
ResponderExcluirPor outro lado, dando uma de velhinha de Taubaté... seria uma voçoroca mesmo? nenhuma possibilidade de ser alguma obra?
ResponderExcluirObra da ALL? Raro, hein?
ResponderExcluirbom ja falei em outros post neste blog sobre a all a a coisa la dentro e feia eu via cada coisa la q nem da pra acreditar quanto a acionistas, os acionistas sao donos e unicos clientes da all a all transporta cargas exclusivamente dos acionistas
ResponderExcluirComo eu faço pra chegar de carro até esta estação? pretendo ir até lá em setembro e nao consigo achar informações que me levem ate este local!
ResponderExcluirmeu e-mail é carvalho.dr@gmail.com
Obrigado!
Daniel.
É muito triste ver o local onde eu nasci se deteriorar desta forma, se
ResponderExcluirvoltasse o trem de passageiro imagine que passeio maravilhoso.
Grato
Alexandre
ola Alex.Tive o prazer de nascer neste local em 1954.Fiquei ate 1968.Nesse tempo morava muitas pessoas ali.Meu pai trabalhou na estrada de ferro e a gente adora morar la.Infelizmente tinhaamos que estudar e so tinha ate o terceiro ano escolar por isso nos mudamos de la.Da saudades
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