Segundo fiquei sabendo hoje, os ônibus intermunicipais deixarão o prédio da antiga estação ferroviária da cidade de Socorro, em São Paulo, no próximo dia 30 de agosto. Uma nova estação rodoviária já está pronta e passará a atuar como tal no mesmo dia. O antigo prédio, inaugurado em 1910 e desativado de suas funções originais em 1966, passará por uma restauração (se bem que seu estado não é mau pois estava em uso) e abrigará um centro cultural.
O interessante da história é que ele receberá uma locomotiva e alguns carros, além de trilhos no antigo pátio, de forma a ligá-la às antigas oficinas da Mogiana, cerca de 150 metros afastada. Mas de onde virá todo este material?
Virá de Atibaia. Seus donos concordaram em remover todo esse material para Socorro, com o apoio da Prefeitura de lá, apoio que lhes faltou em Atibaia. No final de setembro, tudo isso deverá estar lá. Antes, porém, eles serão expostos num evento no Anhembi, em São Paulo, de 23 a 27 de setembro, e de lá serão transportados para Socorro.
Em termos de memória ferroviária, essa é a notícia do dia. Em termos de novidades ferroviárias, foi inaugurada hoje a estação Vila Prudente, que se torna, pelo menos por alguns anos, a terminal da linha 2 do metrô da cidade de São Paulo. Uma construção moderna e espaçosa, é inaugurada exatamente cem anos depois da velha estação ferroviária de Socorro.
Observando-se as duas construções, é possível comparar estilos com um século de diferença. A foto acima, entretanto, mostra apenas a mais velha delas.
Será que o tal salgadinho gostoso (que eu nunca provei — cozinha? empada? Não me lembro mais) vai junto para a nova rodoviária?
ResponderExcluirEra bomba de chocolate. O bar ainda está lá e ainda faz bombas. Com a reforma, estão tentando convencer o cara a se modernizar, pois a aparencia do bar não é das melhores...
ResponderExcluirA aparência realmente deixa a desejar.
ResponderExcluirMas essa foi uma boa notícia.
Adeus ônibus...
Adeus ônibus, alô sem-terras? Sei não...
ResponderExcluir