terça-feira, 13 de julho de 2010

POLÍTICOS

Estação Alto do Ipiranga do metrô em 2007. Foto Salles

Aqui em São Paulo, os candidatos a governador falam uma besteira atrás da outra. Falam coisas que não são besteira também, mas que, convenhamos, não se pode tomar como uma promessa de campanha.

Não sou muito fã do Serra nem do Alkmin - mas, de qualquer forma, não deixaram o Estado mal durante seus governos. Erros e acertos, deu positivo. Algo muito bom? Metrô e CPTM. Algo muito ruim? Pedágios caros demais, e não o "excesso" deles, além, também, de eliminar rotas alternativas para praticamente obrigarem os carros a usarem os pedágios (absurdo).

Do outro lado, o candidato do PT passa a meter o pau no PSDB, afirmando que o metrô está indo muito devagar. Ora, se há algi que vai indo bem em termos de construção é o metrô de São Paulo. Podia ir melhor? Sempre poderia. Poderiam ir ao ritmo China, por exemplo, que constrói dez vezes mais do que São Paulo, pelo menos neste momento. Mas a realidade chinesa é diferente da nossa. Comparando o governo de Covas para cá, esses três governadores investiram bastante na modernização da nojenta CPTM de 1994 e em novas linhas de metrô. Então, o adversário está pisando no calo errado.

Se ele, por exemplo, pisasse no Covas, que entregou a FEPASA de mão beijada, de graça, para a União, em abril de 1998, eu concordaria. O paradoxo, entretanto, é que, enquanto o Covas enterrou a FEPASA e de quebra o que restava de trens de passageiros no Estado - lembrando que São Paulo foi o último Estado da União a acabar com esses trens (excetuando-se os eternos trens da Vale e da E. F. Amapá) -, foi ele mesmo quem começou a recuperação da CPTM e começou a acelerar as então modorrentas obras do metrô.

Eu não sei quem vai ganhar as eleições para governador em São Paulo. Mas os candidatos podiam, pelo menos, mirar na mosca certa!

3 comentários:

  1. No metrô tem promessa de linha 6 São Joaquim Brasilândia e linha 16 monotrilho Lapa Cachoeirinha para 2014. Quase mil testemunhas em dois eventos na Unip Marquês e na Rosas de Ouro. Será que saem????

    ResponderExcluir
  2. Se sair a licitação antes da posse do Alkmin, saem. Se não, tenho dúvidas. O Alkmin é um prefeito do interior, não se esqueça - tem visão limitada.

    ResponderExcluir
  3. Ralph,

    Já viu como está a estação Leopoldina no Rio de Janeiro ? Triste demais.

    ResponderExcluir