terça-feira, 27 de julho de 2010

BOREBI E SANTA FLORA

Estação de Borebi em foto de 25/7/2010 por Adriano Martins - ela pode ou não ter sido a estação. Há dúvidas e ninguém na cidade sabe...

Borebi é um município do Estado de São Paulo, na região de Lençóis Paulista e de Agudos. Emancipada como tal em 1990, tinha, em 2000, menos de 2 mil habitantes, segundo dados da Wikipedia.

Ainda não entendo como pode uma cidade com um número desses de habitantes tornar-se município, com os mesmos direitos de cidades com 100, 500 mil, 1 milhão ou mesmo 10 milhões de pessoas. Desperdício de dinheiro: tem-se de remunerar pelo menos um prefeito, nove vereadores e ainda secretários e assessores. É muito dinheiro para 2 mil pessoas apenas.

Assessores que, aliás, não trabalham muito bem: no site da prefeitura da cidade, colocaram quatro fotografias extraídas do meu site de estações ferroviárias - o ramal de Borebi, da Sorocabana, saía de Lencóis Paulista (da estação rural de Virgílio Rocha) e prolongava-se até a estação também rural de Santa Flora, esta no município de Agudos -, sem dar quaisquer créditos: nem para mim, nem para o site em si nem para os autores das fotografias. Um descaso total, que está se tornando cada vez mais comum. Vergonhoso para uma prefeitura.

Ali perto de Borebi, a estação terminal de Santa Flora foi ativada para levar trabalhadores para a extração de madeira no local. Na segunda metade dos anos 1950, a estação e o trecho do ramal entre as estações de Coronel Leite e Santa Flora foi desativado, pois a exploração da madeira acabou ali. O trecho e as terras por onde ele passava, além dos imóveis e propriedades, foi devolvida pelo Governo do Estado (a Sorocabana era estatal) aos antigos proprietários.

Hoje, o nome de Santa Flora é praticamente desconhecido na região. Em Borebi e em Agudos, todas as pessoas que consultei - eu e o Adriano, que me ajuda na busca - jamais ouviram falar dele. O acesso para o local onde ela estava - difícil acreditar que ainda exista algo no local depois de mais de 50 anos - é bastante difícil, as estradas rurais são ruins.

Os mapas não mostram nenhum local com esse nome - nem os da época, nem os atuais. O nome e o local somente teve citações encontradas nos relatórios da Sorocabana e na lei que autorizou o desmonte do trecho final do ramal, em 1958.

Santa Flora simplesmente desapareceu. Curioso caso, em que um local que existia até pelo menos 1958, portanto 52 anos atrás - tenha sido esquecido por todos. Enfim: procura-se alguém que tenha conhecido ou ouvido falar da estação de Santa Flora, onde, além da estação, havia pelo menos um armazém de mercadorias para os funcionários da ferrovia e os lenheiros.

Procura-se também alguém que ponha na cabeça dos governantes de Borebi alguma ideia sobre como respeitar direitos de autores.

6 comentários:

  1. Olá sr. Ralph,realmente tem pessoas que não respeitam autores de sites e fotologs,simplesmente copiam fotos e até textos sem pedir autorização como o sr. mencionou.Eu sugiro que mude algumas configurações do seu site,assim fica impossível copiar as fotos.no site da abpf é assim,não se copia fotos é uma maneira de proteger e evitar que algum mal intencionado as utilize para outro fim,afinal as pessoas que tem site ou fotolog gastam tempo e dinheiro visitando as cidades para fotografar,e um espertinho vem e copia não é correto.

    um grande abraço.

    Clayton Roberto-Ribeirão Pires-SP

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde Ralph, como vai? por gentileza entre em contato comigo através do meu email. utiliza.ind@hotmail.com, gostaria de lhe perguntar onde conseguiu essa foto desse predio. Aguardo seu retorno. Muito Obrigado. Tiago D.

    ResponderExcluir
  3. Meus pais viveram na fazenda santa flora em borebi...estou buscando fotos desta época. Tenho registro de nascimento de irmão mais velho que consta destrito de Agudos Fazenda Santa Flora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unkown, é muiito interessante saber disto. Mais ainda, saber que Santa Flora chegou a ser distrito e que você talvez tenha fotos do local. Se conseguir, fale comigo ralph.giesbrecht@gmail.com . Obrigado.

      Excluir
  4. Eu ainda ir em festa que tinha na Santa Flora ,eu deveria ter uns 6 ou 7 anos de idade, eu ia com o meu avó e a minha avo.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda ir em festa que tinha na Santa Flora ,eu deveria ter uns 6 ou 7 anos de idade, eu ia com o meu avó e a minha avo.

    ResponderExcluir