quinta-feira, 15 de julho de 2010

DEGRADAÇÃO RURAL


As fotos acima (a colorida é de autoria de Jorge Alves Ferreira) mostram a degradação rural no Brasil. A mais nova é atual; a outra, dos anos 1950.

O local? Região em volta da estação ferroviária de Aristides Lobo, no município de Barra do Piraí, RJ, muito próxima do rio Paraíba do Sul, que se vê ao fundo.

Este fenômeno - abandono e ruínas no campo - não é uma exclusividade brasileira, e é difícil de se resolver. Já disse muitas vezes em minhas postagens que meu avô lutou durante a maior parte de sua vida para tentar reverter esta situação. Morreu tentando, e depois da morte dele, a situação se agravou muito.

Em 1930, apenas 30% dos habitantes brasileiros moravam em zonas urbanas. Hoje, são mais de 80%. Um aumento de 50 pontos percentuais em 80 anos. A concentração de pessoas em zonas urbanas causa tudo o que se vê hoje em dia: pobreza, problemas de saúde, educação, violência. E o pior deles: falta de esperança.

O pior: é um problema mundial também.

5 comentários:

  1. Correçãozinha em "Em 1930, apenas 30% dos habitantes brasileiros moravam em zonas *rurais*."

    ResponderExcluir
  2. Engano ridículo de minha parte. Estou corrigindo no texto. 30% moravam em zona urbana.

    ResponderExcluir
  3. Peço desculpas à Cris e outros leitgores por dois enganos ridículos (flta de atenção) escritor por mim n postagem original. Um a Cris colocou bem e corrigi. Aí descobri outro, que também corrigi. No 1o parágrafo o correto é "mostram a degradação rural", não a urbana. Otexto nem tem sentido da forma escrita previamente.

    ResponderExcluir
  4. Triste realidade essa. Sem dúvida não teríamos tantos problemas no mundo como temos hoje se a população não estivesse se concentrado tanto nos centros urbanos. Foi precisamente no censo de 1970 que a população urbana superou a rural no Brasil e em 2007 que o mesmo aconteceu a nível mundial. Inclusive lembro de ter lido anos atrás o resumo de um estudo que foi publicado na Superinteressante e dizia que justamente o fato da eliminação dos trens de passageiros contribuiu para o êxodo rural no Brasil devido ao isolamento em que deixou as pequenas localidades, bem como a diminuição da mão-de-obra necessária nas ferrovias. Prova disso é que na Europa os trens permaneceram e o êxodo rural foi proporcionalmente menor...

    ResponderExcluir
  5. A falta dos trens é apenas um dos motivos. O outro, muito forte, foi a automação da agricultura. Além disso, o ensino, sempre voltado para a vida urbana e não para a rural, acaba participando nisso, pois incentiva o aluno a procurar as "delícias da cidade".

    ResponderExcluir