quinta-feira, 20 de maio de 2010

VOCÊ VIU UM TREM DE PASSAGEIROS POR AÍ?

Ah, os carros Pullman com poltronas giratórias da gloriosa Paulista... hoje obsoletos, mas eram bonitos e confortabilíssimos... foram afastados e depois sucateados em 1978

Os trens para o interior anunciados há poucas semanas para serem administrados pela CPTM continuam no noticiário - grças a Deus. Porém, nem sempre "bem na fita": na semana passada, o atual Governador afirmou que o estudo não poderia estar pronto em tão pouco tempo quanto foi anunciado e que, portanto, a instalação desses trens deveria demorar mais do que foi anunciado. Ele tem razão.

Porém, o jornal O Estado de S. Paulo de hoje afirma que o estudo dos trens para Sorocaba e para Santos já estariam prontos. Quem está falando a verdade, a CPTm ou o Governador? Ou os estudos já vinham sendo feitos antes de serem anunciados? Também é uma forte possibilidade.

Porém, os entendidos dizem que para que eles sejam competitivos - não adianta instalar os trens envelhecidos que vinham rodando no final da era Fepasa - terão de trafegar por uma linha nova, paralela à linha existente, que continuaria sendo utilizada pelos cargueiros. Isso não é um problema enorme na linha para Sorocaba - mas para Santos, pode ser: a descida da serra ao lado da cremalheira não tem muito espaço, considerando-se os túneis e os viadutos. Novos teriam de ser construído para uma linha moderna, e isso, bom, isso é caro.

Enfim, as dificuldades são muitas. Elas existem também no leito entre as estações de Manoel Feio e Suzano, da antiga Central, a primeira na variante de Poá onde se junta a variante do Parateí, e a segunda no ramal de São Paulo onde se encontra com a variante Suzano-Ribeirão Pires. A ideia é construir uma linha que já deveria existir há pelo menos quarenta anos, para os cargueiros chegarem do Vale do Paraíba e descerem para Santos sem se "enroscarem" com os trens da CPTM. A MRS entrou com pedido de avaliação ambiental para isso.

Enfim, construção de novas linhas, mesmo que bem próximas às já existentes, sempre caem na burocracia governamental das licenças ambientais, que, muitas vezes, são apreciadas de forma exagerada e mesmo assim contestadas pelo Ministério Público, que muitas vezes crê que entende mais de meio ambiente do que os especialistas no assunto.

Já vi esse filme antes. Lembram-se da linha do Aeroporto por Guarulhos? Aliás, esta linha parece estar no limbo - ninguém fala mais dela, infelizmente. Outra linha extremamente necessária, pois, depender da Marginal do Tietê e do Rodoanel - que naquele ponto nem existe ainda e pelo visto vai demorar - para se chegar ao Aeroporto já está mais do que claro que é péssimo negócio.

Interessante que no Brasil todos concordam que as coisas são necessárias, mas ninguém consegue tocar as obras para isso em tempo hábil. O dinheiro jogado fora em todos esses processos é impressionante. E haja impostos para custear todos os absurdos.

11 comentários:

  1. Excelente! Pelo menos, na pior das hipóteses, o assunto está em evidência, em discussão.

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  2. O trem que iria para santos nao iria pela cremalheira e sim pela serra da EFS (ALL) a ideia era essa creio qe sairia da barrafunda e segiria por jurubatuba ate evangelista de souza, mas acho muito dificil ja qe pra cionstruir outra linha na serra e meio complicado pela falta de espaço e arrumar a linha existente para passar o cargueiro e o pasageiro no mesmo lugar (caso do tren de sorocaba que poderia dar certo em sorocaba pq movimento e baixo naquele trecho)demandaria impecilhos da all que opera o trecho, alem do sistema de sinalizaçao por gps que nao serve para trens de passageiro ainda mais num trecho movimentado como da serra, outro aspecto e o sitema de traçao pois a implantaçao de um sistema de tração eletrica demandaria um custo muito alto ja a tração diesel nao seria tao eficiete para o trem de passageiros neste trecho da serra.
    Eu ouço falar de trem regional da cptm ha pelomenso 8 anos e ate agora nada primeiro projeto era de um trem sao paulo campinas que foi atropelado pelo tav que na minha opiniao nunca vai sair do papel.

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  3. Realmente, há discussões sobre se seria na serra da EFSJ ou da EFS. Só que desta vez existe um grupo de trabalho na CPTM bastante interessado na implantação desses trens. Acho que agora a coisa é mais séria que de outras vezes. Porém, se sai ou não, sacumé, né?? Quanto ao TAV, considerando que ele já está completando pelo menos 41 anos de estudos e propostas, tá difícil mesmo de acreditar. Infelizmente, no entanto, ele é bastante necessário. Num país mais sério ele já existiria.

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  4. Olá, Ralph! Tudo bem com ti?

    Eu sou um leitor assíduo do teu blog e, hoje, entro aqui pela primeira vez para dar uma sugestão de artigo sobre os futuros trens de passageiros regionais a serem implantados em São Paulo.

    Hoje, o jornal sorocabano Cruzeiro do Sul fez uma reportagem sobre a repercussão do novo projeto da CPTM e desejo que você leia e, se possível, faça um excelente artigo, pois certamente muita gente irá concordar com você:

    http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=297175

    Ah, a partir de hoje, irei também comentar em seus artigos, visto que muita coisa que você escreve aqui é a pura verdade que a mídia não tem coragem de mostrar. Você está de parabéns com o teu blog!

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  5. Rodrigo, é apenas minha opinião dentro do conhecimento que tenho sobre ferrovias. Ele é certamente maior do que o da mídia em geral, pois eles em geral tem um conhecimento que deve atender a diversos assuntos. Já eu me concentro em ferrovias e conservação de patrimonio. E falo muita bobagem também. A midia realmente se policia no que fala e muito mais do que eu, que dou a cara para bater, mas por outro lado, as vezes eles nao se aprofundam nem comentam certas coisas exatamente porque não têm como analisa-las. Um abraço e obrigado. Vou ler o artigo.

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  6. é levando em consideraçao a abertura da atuação da cptm para todo estado pode ser que saia sim mas deve ser muito bem planejado caso contrario fracassa, o trecho sp x santos e o mas ploblematico isso porcausa da serra mesmo, ja de sorocaba creio q saia primeiro

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  7. A questão dos TAVs, é que alguns deles foram planejados para operarem nos canteiros centrais de algumas rodovias (vide Rodovia dos Bandeirantes). O próprio ferroanel, era pra seguir o mesmo contorno do rodoanel reduzindo consideravelmente o valor... só que infelizmente, as obras já foram feitas... e sem o ferroanel.
    Talvez o caminho para o trem de Santos, seria no canteiro da Imigrantes, algo meio que subterrâneo, que seria mais barato do que a abertura de túneis na serra. Só que daí, não tem turismo de paisagem, é só trem executivo para ir e voltar.
    Em relação ao tipo de gestão de trem suburbano, a região de Campinas estendida até Jundiaí, seria propícia para receber o modelo CPTM da Capital. Já nas outras regiões como Sorocaba, Araraquara, Rio Claro, tem que ser um outro tipo de gestão de trens. Mas que não dá para ficar sem eles...não dá não.

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  8. Ola Ralph esse dias visitei Paranapiacaba com o Expresso Turistico, lugar aquele esquecido pelos governantes e com tanta historia..., mas gostaria de saber se aquele funicular "serra nova", assim que o chamam, que esta desativado não seria ideal para esse trem São Paulo Santos..falam tanto em uma nova linha, que gastaria rios de dinheiro la ja existem tuneis trilhos, os gastos não seriam menores?
    Você é um grande conhecedor sobre o assunto e acompanho sempre seu blog, suas opiniões deveriam ser ouvidas por governantes desse pais!

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    1. A CPTM fala do que pretende fazer sempre pela metade... é para 99,9% dos seus clientes, que não se interessam pelos detalhes da história e da realidade ferroviária. Em princípio, a tal linha para Santos, que eu espero que venha realmente a existir, seguiria pela cremalheira mesmo e não pela linha da ex-EFS. Agora, se essa cremalheira seria dividida com a MRS, tenho dívidas. Teria de ser uma linha nova, talvez usando a Serra Nova, linha abandonada desde os anos 1970-80.

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  9. Urge também prolongar os serviços da CPTM até Cajamar e Santana do Parnaíba, dois cidades que sofrem com a falta de transporte. Em Cajamar poderia haver integração trem-carro, quem vem pela Anhangüera deixaria o carro em Cajamar e pegaria o trem para São Paulo.

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  10. Planejar trens de alta velocidade -TAV antes de trem regional de passageiros é colocar a carroça na frente dos bois, e se governar é definir prioridades, entendo ser as prioridades no Brasil para o sistema ferroviário pela ordem;
    1º Trens suburbanos e metrôs domésticos;
    2º Ferroanel com rodoanel integrados com ligação Parelheiros Itanhaém, para o caso de São Paulo;
    3º Trens de passageiros regionais;
    4º TAV.
    E com relação ao cenário mundial seria;
    1º Integração Nacional;
    2º Integração Sul Americana;
    3º Integração com o Hemisfério Norte.
    Trens de passageiros regionais são complementares ao futuro TAV, e não concorrentes, pois servem a cidades não contempladas, inclusive Campinas com mais de 1,2 milhões de habitantes e potencial maior do que alguns estados, e muitas capitais do Brasil, portanto comporta as duas opções.
    Pelo proposto as mesmas composições atenderiam de imediato aos trens regionais planejados nas maiores cidades brasileiras ~150 km/h utilizando alimentação elétrica existente em 3,0 kVcc, a curto prazo, já dando a diretriz do Plano Diretor quando fossem utilizadas no TAV, aí utilizando a tensão e corrente elétrica de 25 kVca, com velocidade max. de 250 km/h, uma vez que já foi determinado pela “Halcrow” velocidade média de 209km/h para o percurso Campinas Rio previsto para após o ano de 2020, se não atrasar como a maioria das obras do PAC, ou seja longo prazo, este modelo é inédito no Brasil.
    Para esclarecer; Não se deve confundir os trens regionais de até 160 km/h com os que existiam antigamente no Brasil, que chegavam a no máximo aos 90 km/h por varias razões operacionais, e o fato de trens regionais e TAV serem de operações distintas não justifica que não tenham que se integrar, sendo que para a estação em SP o local sairá em locais paralelo a CPTM entre Mooca e Barra Funda, podendo ser criada a estação Nova Luz, no lado oposto em que se encontra a Júlio Prestes.

    No mínimo três das montadoras instaladas no Brasil além da Embraer tem tecnologia para fornecimento nesta configuração, inclusive os pendulares Acela e Pendolino que possuem uma tecnologia de compensação de suspenção que permite trafegar em curvas mais fechadas com altíssima porcentagem de nacionalização.


    Fala-se de integração ferroviária Sul Americana, e as principais economias após o Brasil são a Argentina, e Chile, e ambos, possuem a bitola de 1,67 m, (Indiana),sendo que só a Argentina possui mais de 23 mil km, o que corresponde, a ~4 vezes mais km que a correspondente brasileira, e km praticamente igual a métrica, e em consulta a técnicos argentinos e chilenos, os mesmos informaram serem infundadas as informações de que circulam no Brasil de que está sendo substituída por 1,43m, e se um dia esta integração ocorrer, ela será feita com a métrica, que já são existentes em outros países, como Bolívia e Colômbia, além dos mencionados, tratando-se portanto de premissas equivocadas plantadas.

    Mas, quanto ao TAV (Trem de alta velocidade), hum, este não sei não, teve um ex ministro de nome Bernardo, que no início do ano de 2011, deu a seguinte declaração à mídia; ”Trens regionais de passageiros poderão trafegar nas futuras linhas exclusivas do TAV”. Ufa, até que enfim! Esta era uma noticia que sempre esperava ouvir, e desde a década de 70 se fala dele e agora a previsão é para após 2020, e poucas coisas estão definidas, como estações, trajeto etc, e o modelo proposto é independente, e bitola divergente dos trens regionais existentes 1,6m e não compatível para uso como trem regional, com vantagem que não necessitar de duplo rodeiro (Standard e Ibérico) necessário para quando adentra a Espanha rumo a Portugal, e que trafega tanto como trem regional, ou como TAV, portanto pode se afirmar que embora a intenção seja louvável, existe uma contradição do que se falou, e o que esta sendo planejado, além disto aqui, e as obras deste porte tem até data para começar, mas a sua conclusão, nem a futurologa mãe Dinah consegue prever!

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