Neste sábado não foi alarme falso: o "Toshibão", ou, como dizem as más línguas, "Sucatão" fez sua última viagem no trecho Itapevi-Amador Bueno-Itapevi, na linha da velha Sorocabana, hoje CPTM, em São Paulo.
Depois do trem Jurubatuba-Varginha, desativado pela CPTM no final de 2001, somente sobrava este trenzinho, sujo, todo pichado, amassado, que somente não andava de portas abertas porque a CPTM dava a manutenção para isso (meu Deus! A última coisa que a CPTM queria era ser comparada com a Flumitrens, lá nos trechos de Niterói a Itaboraí (este extinto há três anos) e Magé a Guapimirim).
O trecho era gratuito há anos. Quem pegava o trem em Amador ou nas estações de Ambuitá (corruptela de Amador Bueno e Itapevi), Cimenrita e Santa Rita, não pagava passagem. É claro que isto ajudou esse trem a ficar cada vez pior. Com bitola métrica e não larga como é da Júlio Prestes até Itapevi, além da densidade populacional deste trecho não ser grande coisa se comparada com o resto do trecho (a Sorocabana sempre teve bitola estreita, métrica, a linha somente passou a ter bitola mista com a remodelação da linha até Itapevi pela Fepasa em 1979), esse trem já foi ameaçado de desativação várias vezes nos últimos dez anos.
A última delas foi em 10 de outubro passado, quando fui até lá para andar pela última vez (e pela primeira!!!) na linha. Era um sábado e já havia promessas de se fazer a desativação apenas pelo tempo necessário para se reformar a linha (aumento de bitola) e as estações, realmente em estado terminal - são, no duro mesmo, simples paradinhas. Como agora.
Naquele dia, alguém voltou atrás e o trem não acabou. Desta vez, acabou, com direito inclusive a discurso de altos funcionários da CPTM na praça de Amador Bueno ao lado da estação, explicando que um ônibus fará o mesmo percurso durante o ano e meio de interrupção do trenzinho.
Esperamos que ele realmente o trem volte e no prazo estimado. Alguns dizem que será uma continuação operacional - o trem iria de Julio Prestes a Amador Bueno. Outros, que uma composição menor, mas decente, fará o percurso que acabou anteontem - mas com bilhete pago.
É esperar para ver. Realmente, esperamos ver acabado o longo período em que os trens acabaram para dar lugar a linhas de ônibus. Esta provisória vai passar por ruas poeirentas, esburacadas e cheias de lombadas e valetas para atender aos antigos usuários.
(Nota de 26/1/2020: o trem realmente voltou, com estações novas - menos a de Ambuitá - no dia 3 de abril de 2014 e funciona até hoje)
(Nota de 26/1/2020: o trem realmente voltou, com estações novas - menos a de Ambuitá - no dia 3 de abril de 2014 e funciona até hoje)
Desculpe a pergunta, mas esse trecho não é usado nem para cargas? Se não for, penso que a chance de nunca mais voltar é enorme.
ResponderExcluirEle é usado para cargas, sim. De qualquer forma, a CPTM tem acenado com a reforma há meses. Acredito que a reforma é séria e saiá. Só não sei se no tempo previsto. Afinal, a reforma do trecho Jurubatuba-Varginha demorou 6 anos, sendo os últimos 2 em construção, mas saiu.
ResponderExcluirRalph saiu a reforma?
ResponderExcluirAté agora... não
ResponderExcluirÉ meu caro Ralph ja perdi as esperanças... acho que fomos enganados.
ResponderExcluirNem no site da CPTM eles falam do andamento desta reforma....
Não estive lá recentemente, mas quem esteve há cerca de um mes disse que sim, havia obras em diversos locais... parece que vai sair, sim.
ResponderExcluirEu tenho uns tios meus que moram la naquela estação santa rita a um tempo atrá eu fui lá só para pegar esse trem ai, quando cheguei em itapevi pra minha surpresa não tinha mais o trenzinho de amador bueno, quando era criança eu pegava muito esse trem e ia até o fim amador bueno pois ele passava por lugares que lembravam muito o interior não sei como tá agora com aumento da população pois até grafite fizeram no trem o que achei um absurdo!, poluição visual total, gosto muito de trem principalmente esse que lembra muito a minha infancia, espero realmente que a CPTM cumpra o prometido e volte com o trem de amador.....
ResponderExcluir