sábado, 15 de maio de 2010

O RAMAL DE BARRA BONITA E RIO DO PEIXE

Estação de Japira, antiga Barra Bonira, no ramal do mesmo nome.Cortesia Flávio Cavalcânti

Hoje recebi uma mensagem perguntando sobre a estação de Eusébio de Oliveira, penúltima parada do já extinto ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe, nome comprido para um ramal relativamente curto no Paraná.

Quando ele começou a ser construído, na segunda metade da década de 1910, a única cidade que existia no seu caminho era a de Tomasina, vila fundada no século XIX por mineiros que lá se instalaram. Todas as outras cidades que se constituíram ao longo do ramal o fizeram por causa deste, nascendo de uma simples estação.

O mais curioso é que os 117 km deste ramal demoraram 49 anos para ficarem prontos. A estação terminal, Lisimaco Costa, foi entregue em 1948 e extinta com o ramal 21 anos mais tarde. Ele havia sido construído para a exploração de carvão mineral por praticamente toda a sua extensão, porém, as minas mais promissoras estavam perto de Lisímaco.

Pesquisei durante algum tempo para verificar o motivo do fechamento deste ramal. Não consegui determinar se teria sido pelo esgotamento das minas ou se pela má qualidade do carvão produzido. Pode ter sido, também, pelo fato de se ter preferido o transporte por via rodoviária, situação comum neste país.

Outro fato interessante: o Estado do Paraná não teve nenhuma linha fechada durante os seus hoje 130 anos de ferrovias que não o tivesse sido por causa de substituição por uma linha mais moderna. A única exceção foi o ramal de Barra Bonita.

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