Aberta em 1875, a estação de Barueri foi uma das estações originais da linha São Paulo-Sorocaba. Seu nome derivou não do município ao qual pertencia na época, Parnahyba (hoje Santana de Parnaíba), mas sim da Aldeia de Barueri, núcleo fundado no final do século XVI e que ficava a cerca de 2 km dali.
Quando esta estação foi aberta em 10 de julho de 1875, já existia um minúsculo povoado ali, formado pelos operários da construção da ferrovia e da estação e por comerciantes que haviam ali se estabelecido, pois Aldeia de Barueri, a Barueri original, ficava longe (ver acima).
No dia anterior (9/7/2015) à abertura da linha, o jornal A Provincia de S. Paulo atentava para o fato de o acesso à estação ser difícil, tanto para cargas, quanto para passageiros.
"Da ponte do Baruery, perto da estação (1), é preciso com toda a urgencia o atalho para facilitar a chegada dos passageiros na estação, e mesmo para os carros (2), e cargueiros não darem tamanha volta e sobre perigos de vida, e muitos prejuízos. Muitos passageiros têm perdido o trem (3) por causa da grande volta do caminho para chegar à estação. Pede-se encarecidamente ao bem do público que o governo atenda os reclamos, e a digna directoria da Estrada de Ferro Sorocabana perderá muito, se deixar passar o tempo das festas em Pirapora (4); o commercio tem sofrido difficuldades por não ter a ponte aterro para chegar na estação. Com pouco dinheiro, talvez se faça a ponte e aterro. Espera-se que sejam attendidos os interesses a bem do publico, e do commercio de Parnahyba e Pirapora".
Notas do autor deste artigo sobre o texto transcrito acima:
(1) nota do autor desta página: tratava-se da ponte sobre o córrego de São João, hoje canalizado em quase todo o seu percurso dentro do atual município de Barueri.
(3) nota do autor: isto mostra que, mesmo antes da inauguração da linha em 10 de julho, houve trens provisórios passando por ali e transportando passageiros.
(4) nota do autor: esperava-se que as festas em Pirapora do Bom Jesus, sempre mais no mês de agosto, fossem as grandes beneficiadas com a estação, apesar de ficarem a vinte quilômetros desta; as estradas de São Paulo para lá eram péssimas nesta época.
No dia seguinte ao da nota no jornal, 10 de julho, foi realizada a viagem inaugural do trem da Sorocabana, com a presença do Imperador D. Pedro II. O trem parou em Barueri, onde diversas pessoas da Câmara de Parnahyba estiveram ali presentes.
Como consequência da abertura oficial da linha, a estrada que ligava Barueri a Parnahyba (sede do município) e Pirapora (então um distrito de Parnahyba, mas que, por causa das festas religiosas, era nesta época considerada mais importante pelos paulistanos do que a sede, então pobre e decadente) foi totalmente reformada, e, em 1922, com algumas retificações efetuadas pelo Governo do Estado, tornou-se a atual Estrada dos Romeiros. Até este ano, era parte da chamada de Estrada de Ytu.
entao onde é a atual estrada dos romeiros que liga itu a pirapora do bom jesus, foi no passado o traçado de uma ferrovia ?
ResponderExcluirNão. O que eu escrevi é que, para ligar Parnaíba a Pirapora, foi construída uma estrada de rodagem sobre o antigo caminho que já existia ligando Barueri a Parnaíba.
ResponderExcluirÁ SANTANA DE PARNAIBA E PIRAPÓRA, entao onde é a atual estrada dos romeiros que liga itu a pirapora do bom jesus, foi no passado o traçado de uma ferrovia ?
ResponderExcluirNão. O que eu escrevi é que, para ligar Parnaíba a Pirapora, foi construída uma estrada de rodagem sobre o antigo caminho que já existia ligando Barueri a Parnaíba.
ExcluirNão. O que eu escrevi é que, para ligar Parnaíba a Pirapora, foi construída uma estrada de rodagem sobre o antigo caminho que já existia ligando Barueri a Parnaíba.
ExcluirRalph: existia, como eu já ouvi alguns comentários, projeto de ligação da Perus-Pirapora (que deveria ali chegar) com essa linha?
ResponderExcluirTodos os projetos que vi sobre ferrovias partindo de Barueri deviam passar por Parnaíba e chegar a Pirapora. Nenhum falava especificamente conre encontro com a EFPP, mesmo porque a maioria era anterior 'a fundação da EFPP. Porém, existiu um projeto, mais para inglês ver, do que intenção real de ser construído, que ligava a EFPP, mais ou menos na altura do Vau Velho, a Parnaíba, mas com terminal do outro lado da ponte sobre o Tietê em relação ao centro da cidade.
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