Uma nota publicada no site https://www.portosenavios.com.br/ em 30 de julho (anteontem) mostra claramente que a grita do abandono das ferrovias pelas concessionárias ferroviárias não é somente nossa, ferreofãs.
Alías, o título do artigo é, para mim, irônico. E, neste caso, está direcionado para a Rumo, sucessora da ALL em São Paulo (e no sul do Brasil). É bom lembrar que, no universo atual das siglas ferroviárias, a COSAN é a proprietária da RUMO.
E, claro, a postagem não cita os nomes SOROCABANA e NOROESTE, pois são empresas que não existem mais, oficialmente, desde os anos 1970. Somente servem para orientar os interessados no histórico de como essas linhas surgiram.
E mais isto: o nome ALL ainda é citado, mas ela também foi totalmente absorvida pela RUMO. Mais uma sigla para atrapalhar a leitura de artigos como este. E não confundir NOROESTE com NOVOESTE. O último nome foi apenas o que foi dado pela última em 1996 para renomear a primeira.
Transcrevo abaixo a postagem do site Portos e Navios na íntegra:
PLANOS DE EXPANSÃO FERROVIÁRIA AVANÇAM
30/7/2015 – Escrito por
CLIPPING – Publicado em PORTOS E LOGÍSTICA
Bauru e região -
Aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em fevereiro,
a fusão entre a ALL, maior empresa de transporte ferroviário do Brasil, e a
Rumo Logística, que pertence ao grupo Cosan, criou uma gigante do setor de
logística no País.A fusão da ALL com a Rumo, que atua no mercado de serviços de
logística multimodal para exportação de açúcar pelo Porto de Santos (SP), criou
a gigante logística avaliada em cerca de R$ 11 bilhões, com 19 milhões de
toneladas de capacidade de elevação no Porto de Santos, 966 locomotivas, 28 mil
vagões e 11,7 mil funcionários diretos e indiretos.
Sob o comando da Rumo
Desse modo, a Rumo passou a comandar quase 13 mil quilômetros de linhas férreas. Nesse período inicial de integração, a empresa irá operar com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.
As mudanças já começaram. Em maio, a nova concessionária anunciou suspensão do transporte de trens entre Três Lagoas e Corumbá em Mato Grosso do Sul, com a demissão de mais de cem funcionários e a desativação de mil quilômetros de ferrovia.
Segundo o diretor do sindicato dos ferroviários, Marcos Antônio de Oliveira, a empresa Rumo tem interesse nos grandes corredores ferroviários e, por isso, a linha que corta o centro-oeste paulista correria o risco de em um curto espaço de tempo perder o interesse e a função.
No trecho da ferrovia que passa por Mairinque, na região de Sorocaba, com destino ao porto de Santos, a partir de agora apenas trens carregados com placas de celulose vão passar.
Cimento, grãos
Antes, os trens circulavam carregados com cimento, grãos e combustível. A ordem é diminuir o movimento no trecho. Em média, o transporte pela ferrovia é 30% mais barato do que o rodoviário, mas com a diminuição do tráfego na região, o transporte terá que ser feito por caminhões.
De acordo com a assessoria da ALL a malha Novoeste continua em operação.
Paulínia e Campo Grande
Houve redução da circulação de carga de produtos perigosos entre Paulínia e Campo Grande e no caso de combustíveis, foi suspenso o transporte porque a via não oferece condições mínimas de segurança.
Planos no papel
A Cosan tinha colocado no papel o compromisso de investir 1,5 bilhão de reais na ampliação da malha ferroviária que liga o interior de São Paulo ao Porto de Santos, implementar melhorias nos terminais portuários e armazéns, além de comprar material rodante (locomotivas e vagões) moderno e mais produtivo.
Porém, os projetos de expansão e modernização ficaram travados por conta de questões de obtenção de licença ambiental em alguns trechos, situação não prevista no plano de ação.
Assim, pouco se avançou em investimentos e obras e o trem parou.
Sob o comando da Rumo
Desse modo, a Rumo passou a comandar quase 13 mil quilômetros de linhas férreas. Nesse período inicial de integração, a empresa irá operar com foco na expansão da capacidade de operação, redução de custos e aumento da eficiência operacional.
As mudanças já começaram. Em maio, a nova concessionária anunciou suspensão do transporte de trens entre Três Lagoas e Corumbá em Mato Grosso do Sul, com a demissão de mais de cem funcionários e a desativação de mil quilômetros de ferrovia.
Segundo o diretor do sindicato dos ferroviários, Marcos Antônio de Oliveira, a empresa Rumo tem interesse nos grandes corredores ferroviários e, por isso, a linha que corta o centro-oeste paulista correria o risco de em um curto espaço de tempo perder o interesse e a função.
No trecho da ferrovia que passa por Mairinque, na região de Sorocaba, com destino ao porto de Santos, a partir de agora apenas trens carregados com placas de celulose vão passar.
Cimento, grãos
Antes, os trens circulavam carregados com cimento, grãos e combustível. A ordem é diminuir o movimento no trecho. Em média, o transporte pela ferrovia é 30% mais barato do que o rodoviário, mas com a diminuição do tráfego na região, o transporte terá que ser feito por caminhões.
De acordo com a assessoria da ALL a malha Novoeste continua em operação.
Paulínia e Campo Grande
Houve redução da circulação de carga de produtos perigosos entre Paulínia e Campo Grande e no caso de combustíveis, foi suspenso o transporte porque a via não oferece condições mínimas de segurança.
Planos no papel
A Cosan tinha colocado no papel o compromisso de investir 1,5 bilhão de reais na ampliação da malha ferroviária que liga o interior de São Paulo ao Porto de Santos, implementar melhorias nos terminais portuários e armazéns, além de comprar material rodante (locomotivas e vagões) moderno e mais produtivo.
Porém, os projetos de expansão e modernização ficaram travados por conta de questões de obtenção de licença ambiental em alguns trechos, situação não prevista no plano de ação.
Assim, pouco se avançou em investimentos e obras e o trem parou.
A ALL, Ainda Existe!, Apenas Ocorreu Uma Fusão com a Rumo, Antes Era Sá ALL Agora é Rumo/ALL!
ResponderExcluirA Rumo Tem Apenas 36% das Ações da ALL,
gostaria que vc olhasse isso: http://www.lugaresesquecidos.com.br/2015/07/cemiterio-de-trens-da-antiga-rede-de.html
ResponderExcluirobrigado.
A RUMO só tem interesse no açúcar isso sim, a MRS está indo frequentemente buscar açúcar em Pradópolis SP pra RUMO o que era muito, muito raro na concessão da ALL, além claro em Itirapina.
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