domingo, 19 de janeiro de 2014

O METRÔ DE SÃO PAULO EM 1962

Folha de S. Paulo, 23/1/1962

Em 1962, apenas seis anos antes de se iniciarem as obras da linha Norte-Sul (Santana-Jabaquara, na época - linha depois prolongada na zona norte até o Tucuruvi), anunciava-se a enésima versão do metrô paulistano.

Um túnel entre as ruas do Paraíso e Cubatão (mais ou menos onde hoje passa a avenida 23 de Maio entre essas duas ruas sob um viaduto da avenida Bernardino de Campos) seria a primeira construção. Teria cerca de 1000 metros de comprimeito, estaria a 30 m abaixo do solo e começaria 200 m antes da rua do Paraíso e terminaria 300 m além da rua Cubatão.

"Ele poderá funcionar, se tudo correr bem, três anos depois do início das obras. Oresto (o tronco Leste-Oeste e as linhas sudeste-sudoeste) será construído em etapas, trevendo-se o término total das obras daqui a trinta anos", dizia a reportagem.

O tpunel fazia parte da linha Norte-Sul como se a imaginava então, pelo viaduto Dona Paulina, avenida 23 de Maio, avenida Ibirapuera, e. daí, seguiria o trajeto do bonde de Santo Amaro.

Bem diferente da que foi construída realmente e entregue em 1975.

A linha que entraria pela avenida Ibirapuera, de acordo com o projeto de 1968, não seguiria por toda a avenida: terminaria na Igreja de Moema, partindo da estação Ana Rosa.

A reportagem falava de outras vantagens dessa linha,m a primeira que seria construída.

Como se mudam as coisas no Brasil. Por isso tudo demora.

E que Deus salve o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário