Foto: Roberto Pasini
Hoje recebi uma bela fotografia, embora se trate de um acidente com certa gravidade. Foi o trem da Sorocabana que caiu dentro do rio Itanhaém, em março de 1047.
Quem me postou, o Marcos Virgilio Pasini, escreveu:
"Tenho fotos tiradas pelo meu pai referentes ao acidente no ramal da EFS de Santos a Juquiá, quando caiu uma locomotiva a vapor dentro do Rio Itanhaém, sobrando um vagão pendente na ponte quebrada e aparecendo a chaminé da locomotiva submersa - segue uma das fotos em anexo. Não lembro a data (vou procurar nas minhas anotações) mas deve ter sido entre as décadas de 1940 e 1950. (Nota minha: depois ele mandou uma mensagem com a data - março de 1946).
Não sei se a locomotiva foi retirada do local. Acredito que ela seria muito pesada para ter sido içada pelo guincho, mas nunca ouvi lendas de que ela teria permanecido enterrada no local, mas seria possível, pelas razões que citei.
Gostaria de saber se interessaria as fotos que tenho para colocar em sua página. Pediria apenas o crédito ao meu pai, Roberto Pasini, que tirou as fotos.
Obrigado e parabéns pela página (eu a descobri hoje)."
E eu agradeço demais ao Marcos por dispor dessa fotografia. Andei procurando a chaminé da locomotiva na foto, mas não a achei - talvez esteja em outra das fotos que ele tem, ou talvez minha vista, que nunca foi grande coisa, não consiga visualizá-la.
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ralph, a chaminé parece estar junto ao pedaço semi submerso esquerdo (da foto) da ponte.Quase certeza :)
ResponderExcluirRalph, Boa Noite, hoje conversei com Sr. Domingos Agostinho, ferroviário aposentado da Sorocabana/FEPASA, muito conhecido aqui em São Vicente-SP, ele ingressou na Sorocabana em 1949, questionado sobre o acidente, a Locomotiva 307 foi retirada do rio, após reforma voltou a operar.
ResponderExcluirMuito legal isso, Marcos. Abraços e obrigado.
Excluirlegal essa foto sempre ouvi sobre o assunto mais como sempre cada pessoa tem uma versao e a maioria fala que o trem descarrilhou.mas pela foto eu vejo que na realidade a ponte quem cedeu e nao o trem que descarrilhou legal mesmo
ResponderExcluirMeu tataravô faleceu nesse acidente. Minha mãe tem recorte do jornal da época.
ResponderExcluirHistórico, muito bom! Seria demais pedir para você expor as fotos?
ExcluirGostaria de saber mais informações sobre esse acidente meu pai me contou por cima do acidente.ele disse que tinha um conhecido que estava no trem . tem fotos .eu gostaria de saber mas obrigada
ResponderExcluirMuito legal conhecer mais um pouco da história de Itanhaém, apesar de ter sido um grave acidente.
ResponderExcluir