domingo, 12 de janeiro de 2014

NOVIDADES NEM SEMPRE SÃO TÃO NOVIDADES ASSIM...

Estação de Cidade Dutra em 2009, 36 anos depois de fechar, ainda em pé mas sem função.

A estação ferroviária de Autódromo foi inaugurada pela CPTM em 17 de outubro de 2007, em bitola larga, ao lado da estação de Cidade Dutra, até hoje a mais antiga remanescente das onze estações originais da linha do ramal de Jurubatuba da Sorocabana.

A estação do Autódromo foi construída em lugar da antiga estação de Cidade Dutra, na nova linha e alguns metros para a frente.

Já alguns dias depois desta inauguração, a CPTM anunciava que a melhor forma para assistir ao Grande Prêmio de Formula 1 do Brasil seria tomando o trem em Osasco ou na Barra Funda (ou qualquer outra estação intermediária) para de lá seguir para o autódromo de Interlagos, evitando os congestionamentos automobilísticos e as dificuldades e preços para estacionar o carro.

Em 2001, o trem que chegava a Varginha não parava na estação Cidade Dutra. Ainda por cima, tinha de ser tomado em Jurubatuba, pois dali para a frente era em bitola métrica. Foi em novembro desse ano que essa extensão fechou.
Trens especiais para o autódromo: 46 anos antes da grande novidade da CPTM em 2007. (Folha de S. Paulo, 7/9/2014)

Porém, logo em seguida a CPTM resolveu alargar a linha, bem como reconstruí-la em trajeto muito próximo para voltar a trazê-la atã a mesma estação de Varginha. Em 2007, saiu o primeiro prolongamento, para alguns meses depois a linha se estender até Grajaú. Ainda hoje, o entanto, ela não alcançou Varginha, apesar das promessas da diretoria da empresa.

De qualquer forma. é interessante saber que o anúncio de 2007 para usar o trem e ir para o Autódromo não era propriamente uma novidade.

Antes disso, quando o trem da Sorocabana atendia o ramal de Jurubatuba, em 7 de setembro de 1961 a ferrovia publicava o anúncio que, no mesmo dia, seriam lançados trens especiais para se ver as 500 Milhas de Interlagos, maior corrida do Brasil naquela época. Esses trens sairiam de Julio Prestes, parariam em algumas estações específicas no meio do trajeto e iriam até Cidade Dutra, especificamente. E haveria vários nesse dia.

Basta ler a notícia mais acima nesta página.

2 comentários:

  1. Nada específico a esse post... só quero te enviar este link, sobre notícia (infelizmente pessimista) sobre ferrovias em Brasília.
    Sou entusiasta de ferrovias, morava no interior de SP e só viajava de trem nos anos 60 e 70. Saudades daquele tempo... acompanho teu blog há uns 6 meses; espero colaborar mais daqui em diante.

    Parabéns pelo blog, continue sempre.

    ResponderExcluir
  2. Novamente... esqueci de colocar o link da matéria a que me referi:

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/01/16/interna_cidadesdf,408114/moradores-vizinhos-da-linha-que-liga-luziania-ao-df-sonham-com-o-transporte.shtml

    ResponderExcluir