sexta-feira, 22 de abril de 2011

MEMÓRIAS DO RAMAL DE DESCALVADO

Estação de Butiá, 1940 - o chefe de estação com a família e amigos.
Quando comecei a pesquisar a história da ferrovia no Brasil, fi-lo exatamente por este ramal da antiga Companhia Paulista: o ramal de Descalvado, que seguia para esta cidade partindo da estação de Cordeirópolis.

Hoje, procurando por alguns dados sobre a linha nos meus alfarrábios, encontrei várias fotografias e recortes que são interessantes. Seguem alguns.

Em 1976, o jornal O Ferreirense escrevia sobre o fim dos trens de passageiros no ramal e dava as justificativas da FEPASA sobre o tema (abaixo):
Em 1996, ainda havia trilhos no ramal, como em Pirassununga, onde eles corriam no canteiro central de uma avenida. A fotografia foi tirada por mim (abaixo):
Nos anos 1930, os bilhetes de staff para autorizar viagens entre determinados trechos no ramal (abaixo):
E também em 1996, uma passagem de nível já inútil no Remanso (abaixo). Hoje tudo isto está invadido por sem-terras.
E, senhores, há muitas mais, não só comigo, mas com a memória de seus antigos usuários. Quem viveu, viu. Se quiserem saber mais detalhes, vejam no meu livro Caminho para Santa Veridiana, que conta a história desse ramal e de seus três sub-ramais, inclusive o de Santa Veridiana.

3 comentários:

  1. Caro colega. Fiquei até emocionado de ver esta reportagem; pois meu avô era maquinista neste ramal até 1969 quando se aposentou. Hoje aqui em cordeiro é tudo mato e mato e há um desmantelo da ALL. parece que o ministério público não está fazendo nada; mas conversei com um promotor esses dias e ele me disse que estão 'muito antenados" com o descuido da ALL. Já há váriso processos coreendo na justiça. De outro lado, eu gostaria de saber como que posso comprar este livro que o senhor me indicou; pois quero um exemplar para indicar aos meus alunos da universidade. Atenciosamente;
    Henrique.

    ResponderExcluir
  2. Caro Henrique, mande um e-mail seu para mim (ralph.giesbrecht@gmail.com) e eu lhe darei as informações. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Com relação à ALL, só posso dizer uma coisa: é uma vergonha o que ela está fazendo com as linhas de sua concessão. E a falta de fiscalização do governo só piora as coisas.

    ResponderExcluir