Estação de Butiá, 1940 - o chefe de estação com a família e amigos.Quando comecei a pesquisar a história da ferrovia no Brasil, fi-lo exatamente por este ramal da antiga Companhia Paulista: o ramal de Descalvado, que seguia para esta cidade partindo da estação de Cordeirópolis.
Hoje, procurando por alguns dados sobre a linha nos meus alfarrábios, encontrei várias fotografias e recortes que são interessantes. Seguem alguns.
Em 1976, o jornal O Ferreirense escrevia sobre o fim dos trens de passageiros no ramal e dava as justificativas da FEPASA sobre o tema (abaixo):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQj0jSTjJ2OW5SiYh2XLBPhZUWQzDnWrEzUVO7aByjFv4aBiSTaxf0yp7qjl5KeBCbKe1pw018mMtH_swEwsnLOokTwB2VDMc5-s04hJsSnXOhT1BahWtuEHiCJhV6-LyNwfjWYBmkblg/s320/O+Ferreirense+-+fim+do+ramal+de+Descalvado+1976-.jpg)
Em 1996, ainda havia trilhos no ramal, como em Pirassununga, onde eles corriam no canteiro central de uma avenida. A fotografia foi tirada por mim (abaixo):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnsXy_JMf0QHrad1r2s87MJKXNbNx00wRnbWNjx1wfaKcmD4_VRC7OHz3-yJD2Fj-PVD1iJWvvLItRvRxtFIoUQMjANymqTYmD1EiStFscAHdD-7G9KSfZA9IOoXS8-ogzZwNEupWFlYY/s320/Trilhos+em+Pirassununga+1996-.jpg)
Nos anos 1930, os bilhetes de staff para autorizar viagens entre determinados trechos no ramal (abaixo):
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQuRx-S9tOL1kh0NE1uZXDKRKmd7eJTD8w2UMbEsy49s1g9hB_fe7DZfYDiY6Ym8f9yh5cuEg0aR31vGUwmdMye0FXfbWFeS1TsazR061VvZQYOoA5K-xprIGngx37YU0T9ihbTt2Un6I/s320/Staff+-+ramal+de+Descalvado.jpg)
E também em 1996, uma passagem de nível já inútil no Remanso (abaixo). Hoje tudo isto está invadido por sem-terras.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJxjljHy9DeICRsBLSmo72YsVZlx5M9on2RK7NRy2vUHEseuDJ9IiD7Aggc7-AKhYx-B5Roiid58g2-GZL0_JuEawea9bKnzjwXRkeHo6vfwmUL9t2vjJSwPIuHrueBnxQysi5NuPUMlY/s320/Remanso+1996-.jpg)
E, senhores, há muitas mais, não só comigo, mas com a memória de seus antigos usuários. Quem viveu, viu. Se quiserem saber mais detalhes, vejam no meu livro Caminho para Santa Veridiana, que conta a história desse ramal e de seus três sub-ramais, inclusive o de Santa Veridiana.
Caro colega. Fiquei até emocionado de ver esta reportagem; pois meu avô era maquinista neste ramal até 1969 quando se aposentou. Hoje aqui em cordeiro é tudo mato e mato e há um desmantelo da ALL. parece que o ministério público não está fazendo nada; mas conversei com um promotor esses dias e ele me disse que estão 'muito antenados" com o descuido da ALL. Já há váriso processos coreendo na justiça. De outro lado, eu gostaria de saber como que posso comprar este livro que o senhor me indicou; pois quero um exemplar para indicar aos meus alunos da universidade. Atenciosamente;
ResponderExcluirHenrique.
Caro Henrique, mande um e-mail seu para mim (ralph.giesbrecht@gmail.com) e eu lhe darei as informações. Abraços
ResponderExcluirCom relação à ALL, só posso dizer uma coisa: é uma vergonha o que ela está fazendo com as linhas de sua concessão. E a falta de fiscalização do governo só piora as coisas.
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