Revista Eu Sei Tudo, setembro de 1928
A Estrada de Ferro São Mateus, no Espírito Santo, funcionou de 1924 a 1942 com bitola de 60 cm. A partir de hoje, está no site Estações Ferroviárias do Brasil.
Há pouquíssimas referências a esta ferrovia no norte desse Estado: uma delas é uma página na Wikipedia, de onde foram tiradas algumas informações (as fontes dessa postagem me pareceram confiáveis) e nos Guias Levi. O curioso é que a estrada parece ter sido mesmo desativada em 1941, mas o guia, pelo menos até 1945, ainda postava seus horários.
Ela deveria ter sido continuada de Nova Venecia até Colatina para alcançar a E. F. Vitoria-Minas. Chamar-se-ia, então, E. F. do Rio Doce. Uma ponte sobre o rio Doce chegou a ser construída (Estava em construção em 1928) e também deveria abrigar a ferrovia. Esta, no entanto, jamais foi ponte ferroviária.
segunda-feira, 21 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ralph, aqui na região de Ribeirão Preto tivemos á EF.Dumont de bitola de 60cm e que foi extinta quase no mesmo período da Estrada de Ferro São Mateus... se eu não estiver errado só a EFPP sobrevive?
ResponderExcluirSobrevive com aparelhos, certo? Abandonada or quase 30 anos, agora é que tentam recupera-la... e só parte dela, menos da metade.
ResponderExcluirRalph,você tem toda razão! mas fala verdade é de encher os olhos!!!!
ResponderExcluirQuando passamos pela rodovia 381 entre Nova Venécia e Sao Mateus, antes de Nestor Gomes. Vemos um corte feito na Terra perto de um curral com vários dormentes de aparência bem deteriorada e antiga e mais a frente um leito abandonado no meio do pasto que faz uma curva em U contornando um aclive acentuado na rodovia. É a única coisa que vejo. Não se sabe se tinha estações em lugar nenhum, nem em São Mateus e Nova Venécia. Em São Mateus tem a Casa da Ferrovia que provavelmente era a administração.
ResponderExcluir