sexta-feira, 5 de novembro de 2010

COMO AS PREFEITURAS CUIDAM DE SEU PATRIMÔNIO HISTÓRICO NESTE PAÍS


Bem, as notícias recebidas hoje não são nada boas. Servem, no entanto, para mostrar como as prefeituras brasileiras cuidam de seus bens históricos. São três exemplos. Dirão os leitores: "ah, mas são mais de cinco mil e quinhentas prefeituras no Brasil, então, mostrar somente três casos e três municípios diferentes não prova nada". Bem, isto vai da opinião de cada um . Para mim, por tudo que tenho visto por aí em anos e anos de pesquisas, a situação é grave.

Gazeta Regional - Passos, MG

O primeiro caso: Passos, Minas Gerais. Sua foto, recente, está acima, recebi hoje. Há quase quatro anos, eu e minha esposa estivemos nessa simpática cidade, não muito distante da fronteira paulista/mineira e até 20 anos atrás ponta de linha do ramal que levava o nome da cidade. A estação havia sido construída no início dos anos 1920 pela Mogiana. Com a eliminação do ramal nos anos 1980, os trilhos foram retirados da cidade e a estação tomou outros rumos. Primeiro, o prédio foi abandonado; depois, foi restaurado pela prefeitura. Em 2006, era a sede do centro de memória da cidade. Visitamo-lo e lá encontramos pessoal trabalhando e que nos recebeu muito bem.

Bem, hoje chegou a notícia de que a construção (muito bonita, por sinal: quem quiser ler mais sobre sua arquitetura, clique aqui) está de novo abandonada. Ora, que diabos! Para que restaurar, gastar uma "grana preta", para depois largar tudo à própria sorte? Terá sido vingança política? Ou o tradicional sistema de administração "cultura prioridade zero"?

Cedoc/RAC/Agência Anhanguera

Soube hoje que o tradicional bonde do Taquaral (foto acima), na cidade de Campinas, está quebrado há um ano e meio. A Prefeitura não o consertou até hoje. Essa linha de bondes circunda o parque do Taquaral há décadas e é a última remanescente das linhas de bondes que existiram na cidade até cerca de 1966. Esta linha foi colocada nesse parque depois da extinção das outras, com o bonde que sobrou. Tem uma grande procura e é conhecida internacionalmente. Pois aí está, largada às traças, porque a Prefeitura não o conserta. Típico.


Finalmente, para completar as más notícias, o palacete Saraceni (ou Sarraceni), último bem histórico decente da provinciana, suburbana e cidade-dormitório de Guarulhos, Grande São Paulo, foi demolido às três horas da manhã de hoje. Tratores invadiram o local e puseram abaixo a simpática e histórica casa, transformando-a num monte de entulho (foto acima e no topo da página). Quem tirou estas fotografias foi ameaçado por seguranças do local, mesmo tendo-as tomado de área pública - a calçada (a casa estava no terreno do shopping center de Guarulhos).

Quem a demoliu teve o aval da prefeitura, que, como sabemos (postagem de 21 de outubro último) havia destombado o prédio (de novo: !!!!) depois de um parecer do arquiteto Faggin, conselheiro do CONDEPHAAT. Neste parecer, este senhor afirma, entre outras alegações, que "...nada justifica a permanência desta obra. Podemos passar sem ela na perspectiva de que ela será sucedida por usos mais contemporâneos e o que se espera, projetos arquitetônico e urbanísticos mais expressivos...".

Quem a demoliu fê-lo na calada da noite, às três horas da manhã, por... medo? Bem, como o proprietário é o shopping center de Guarulhos, foi ele; e a ele, posso dizer que jamais pisarei nesse território cujos donos ignoram a memória de uma cidade que já não tem mais seu passado. Claro, quem sou eu? Estes senhores pouco se importarão com minha decisão. Eu, pelo menos, jamais deixarei um centavo em suas caixas registradoras. Aliás, não gastarei mais um centavo em qualquer estabelecimento comercial nessa cidade.

10 comentários:

  1. Embora não se trate de uma obra tão antiga assim, ma que tbém merece conservação e restauro (até porque é dinheiro público empregado), o monotrilho de Poços de Caldas está se perdendo no tempo, com parte de sua estrutura ruída em um trecho. Em todo caso, fica mais caro mantê-lo inoperante a consertar um pequeno trecho, mas a prefeitura nada faz, e aí acho que tem a ver com alguma briga política local....

    ResponderExcluir
  2. Vergonhoso o caso do Palacete Sarraceni. Como pode o próprio Condephaat (que supostamente deveria zelar pelo patrimônio histórico de toda a população) autorizar o destombamento? Se o imóvel foi tombado alguma vez, isso não significa que houve um processo (em geral lento), que concluiu que aquele prédio tinha, sim, valor histórico? E, de repente, um dos conselheiros acorda e decide destombar o bem histórico... Que interesses há por trás disso?

    ResponderExcluir
  3. O palacete estava tombado pela Prefeitura. Para justificar o seu destombamento, pediram o parecer de um conselheiro do CONDEPHAAT. Este órgão, por sua vez, não havia tombado o imóvel. Mas foi uma das mais vergonhosas safadezas que já vi acontecer em termos de patrimônio preservado.

    ResponderExcluir
  4. Que notícia triste. Pelo menos temos os nomes dos bois. Quanto ao destombamento, isso não existe: o tombamento é o reconhecimento de que algo é importante e deve ser preservado. Não há como voltar atrás e falar que não é mais importante. Os Conselheiros de Guarulhos deverão ser responsabilizados por isso.

    ResponderExcluir
  5. Dificilmente a prefeitura sofrerá algum tipo de "retaliação" por isso, principalmente porque a maioria da população da cidade parece totalmente indiferente a tudo isso. Como, aliás, em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  6. O DONO DO SHOPPING COMPROU O PARECER DO ARQUITETO DO CONDEPHAAT E O VOTO DOS VEREADORES...O DONO DO SHOPPING É DONO DE QUASE TUDO EM GUARULHOS, ESSE PILANTRA VENDE DE CARRO A DIPLOMA (POIS ELE TAMBÉM É DONO DA UNG - UNIVERSIDADE.
    INFELIZMENTE RALPH É COMO MUITA REVOLTA QUE ASSISTIMOS TUDO DE BRAÇOS ATADOS...MAIS UMA VEZ...O BEM FOI DEMOLIDO POR INTERESSES ECONÔMICOS, CAPITALISTAS...O TERRENO VAI RENDER QUEM SABE, UMAS VAGUINHAS NO ESTACIONAMENTO DAQUELE SHOPPING....E NOSSO SENTIMENTO É O DE MUITA INDIGNAÇÃO. COMO VOCÊ MESMO DISSE NÃO GASTE SEU DINHEIRO COM NADA EM GUARULHOS, CIDADE FEIA E DIRIGIDA POR GENTE BURRA DE NIVEL CULTURAL "ZERADO".

    ResponderExcluir
  7. Já que a população em geral é desinteressada, o Ministério Público fica fazendo corpo mole? Tem Ministério Público em Guarulhos? Ninguém topa fazer uma denúncia? Lógico que não vai dar em nada (estamos no Brasil e manda quem tem $$poder$$), mas pelo menos incomoda.

    ResponderExcluir
  8. A todos um breve resumo do ocorrido:
    Em 2000 após uma tentativa de demolição por parte de seus novos proprietários (o grupo Internacional), o poder público municipal através do Decreto 21.143/00, ratifica o tombamento.

    Em 20 de maio de 2010 a câmara municipal, afetada por casuísmos políticos e econômicos, aprova a impopular emenda a lei orgânica municipal elaborada pelo vereador Geraldo Celestino (PSDB), apesar da base aliada do governo (PT) ser contra o cancelamento de tombo do Casarão Histórico.

    Movimentos sociais e cidadãos guarulhenses reagiram contra e essa decisão, inicialmente apoiados pelo executivo. No entanto maquiavelicamente a secretaria de cultura (PT)na pessoa do secretário Hélio Arantes tutela uma reunião do Conselho de Patrimônio, organizado recentemente, sem Regimento Interno, nem votação de quem exerceriam os cargos executivos, tampouco grupos de trabalho e outras seções que se adequassem a diagnosticar, estudar, discutir, com a qualidade que o tema exige.

    A sociedade civil, em minoria nesta reunião, resistiu duramente nesta longa reunião (5 horas), mas sob influência de um parecer parcial e unilateral, baseando-se apenas no valor arquitetônico,(laudo do Faggin) vota a favor do "destombamento" com maioria dos conselheiros do poder executivo.

    Na calada da noite, assim que souberam que haveria manifestações contrárias à demolição, executou-se a destruição material da história guarulhense. Entraram para história as pessoas que participaram desse processo de "destombamento". A materialidade da memória ficou em ruínas, mas a memória e história, não se destrói. No ano que Guarulhos comemora os seus "450 anos" esse é o presente que ganhamos... resta-nos lamentar?

    ResponderExcluir
  9. A coisa é muitíssimo grave. Para mim a atitude foi muito pior do que a própria demolição em si. Denota como alguns governantes (e outras autoridades) se sentem donas do Poder e tomam atitudes unilaterais, distorcem as leis, compram laudos e fazem o que querem. Esses Conselhos onde a grande maioria dos componentes são do Poder Executivo só servem para mascarar e tentar legitimar uma decisão autoritária. O povo de Guarulhos não pode deixar isso do jeito que está, sob pena de abrir precedente para outras atrocidades, não só no campo cultural. Se preparem, porque silêncio é significa sinal verde pra esse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  10. Neste momento nos resta pouco, fazer um barulho? Um manifesto? Varios e-mail de indignação? Talvez!! Eu que moro numa cidade (Uberlandia - MG) onde bens tombados sao deixados tombados (caindo aos pedaços)(Ex: Estação Mogiana Sobradinho) mesmo, e alguns poucos e bons exemplos são demolidos na calada do sol, mesmo, para virar estacionamento e os responsaveis nada fazem. Eu, faço como o nobre colega: Um protesto particular, de atitude individual, nao estacionando meu carro la, pelo menos meu dinheiro eles jamais verão.

    ResponderExcluir