sábado, 6 de novembro de 2010

VÁ A INTERLAGOS COMO HÁ SETENTA ANOS

Detalhe do autódromo em 1940 (O Livro Vermelho de Telefones - S. Paulo/1940)

Pois é, amanhã tem corrida de Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos. Tudo bem, mas, realmente, não ligo para ela. Até já fui a uma, no início dos anos 1980, mas por pressão de amigos. Não me perguntem quem ganhou ou quem correu, não me lembro. Também fui ao Autódromo em, creio, 1968, com dois amigos da escola, fanáticos por corridas, que queriam ver um treino de carros "envenenados", também não me perguntem quem eram os corredores que estavam por lá. Fomos e voltamos de ônibus, lembro-me que ele seguia pela Nove de Julho e pela Santo Amaro, depois, sei lá por onde... uma epopéia, realmente, naquela época. Pelo menos, não precisamos procurar vaga para estacionar o carro.

O Livro Vermelho de Telefones - S. Paulo/1940

O autódromo (acima) foi inaugurado em 1940. Nessa época, ir para lá devia ser pior ainda: as estradas que lhe davam acesso nem eram asfaltadas. Já estacionar o carro não seria problema, mas, também, quantas pessoas tinham carro naquele tempo em São Paulo? Os loucos que iam, iam ou de carona com algum amigo rico ou, sei lá, de bonde até o largo do Socorro, de lá atravessavam o rio Pinheiros e daí, sei lá o que faziam. Iam a pé? Era subida e com certeza no mínimo 1 hora, 1 hora e meia de caminhada.

Mesmo assim, com a inauguração, já publicaram um mapa indicando como se chegava ao autódromo. Sim, o mapa é de 1940. A primeira coisa que você precisa fazer é decifrá-lo. Muitasa avenidas tinham nomes diferentes das de hoje. A 9 de Julho acabava na Brasil. A Augusta e a Rebouças acabavam no canal do rio Pinheiros, até já tinham ponte sobre ele, mas... e daí? Marginal não havia. Era chegar lá e ficar parado, olhando.

O Livro Vermelho de Telefones - S. Paulo/1940

Portanto, o caminho melhor seria mesmo pela avenida Interlagos, ainda sem nome - o mapa a chama de "Nova" Auto-Estrada. Ela, como hoje, saía da Auto-Estrada, a "velha", então... a hoje Moreira Guimarães e depois Washington Luiz, ambas sem asfalto e sem a duplicação de hoje. Note ainda no mapa (acima): "estrada de rodagem para Santo Amaro" era a avenida Santo Amaro. "Linha de bonde para Santo Amaro" era as atuais avenidas Ibirapuera e José Diniz. O Jockey Club já é assinalado em seu local atual. Represa Nova é a Billings. Aliás, o nome Interlagos vem do fato de o bairro ficar entre as duas represas (lagos). Avenida Aracy é a Indianópolis, e "rua Nova" é a Professor Ascendino Reis.

A nova Auto-Estrada dava direto no Autódromo, anunciado então como "o primeiro autódromo da América do Sul" e "um dos mais belos do mundo". A mesma reportagem citava o Circuito da Gávea, no Rio - circuito de rua - e dizia que este "já teve grande esplendor" e "está hoje em decadência (...) talvez por falta de volantes estrangeiros" e "de um público desinteressado e diminuto".

Veja/Carlos Namba/5-4-1972

Enfim, por incrível que pareça, o caminho mais fácil e mais curto para quem está no centro de São Paulo hoje em dia ainda é o mesmo de setenta anos atrás. Divirta-se, mas, se levar seu bisavô junto, não se esqueça de dizer a ela que hoje tem muito mais carros na cidade que em 1940 e que vocês vão provar as delícias de um maravilhoso congestionamento. Além disso, estacionar o carro vai ser algo muito, mas muito mais desafiador que naquela época. Em 1972 já era... (veja fotografia acima)

A não ser que você pegue o trem da CPTM, que - pasmem! - para a 600 metros da entrada do autódromo. E é um senhor trem! Em 1940, não havia aquela linha dali... ela somente seria aberta em 1957.

5 comentários:

  1. Ué, em 1940 o bonde já não atravessava o rio Pinheiros para chegar ao largo do Socorro?

    ResponderExcluir
  2. Provavelmente sim. Mas mesmo assim, ir do largo do Socorro para o autodromo não mudava muito de ir da barragem até ele.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, em especial ver o desenho da pista antiga, que era sensacional. Pena que mudaram. Nunca fui assistir a uma corrida lá. Por muito tempo isso me chateou, mas hoje não vou nem que me paguem (bem, dizem que não há nada que o dinheiro não compre...) Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Interlagos pra mim pessoalmente só na corrida dos carros antigos...corrida mesmo só no conforto do meu lar.

    ResponderExcluir
  5. Amanda , como se gosta de quem pensa como a gente , adorei você. Especialmente o comentario
    entre parentesis.

    ResponderExcluir