sábado, 9 de outubro de 2010

MEMÓRIAS DE (OUTRO) CUBATÃO


Nas fotos do acervo de meu avô Sud estão algumas do tempo da visita que ele fez a Franca como Diretor Geral do Departamento de Educação, em 30 de novembro de 1944. Entre outras coisas, ele colocou a pedra fundamental do novo Grupo Escolar da Cidade Nova. Uma das fotos, reproduzida acima, mostra o prédio do Grupo Escolar do bairro de Cubatão.

Há algum tempo, tentei localizar esse bairro na cidade. Quando estive em Franca pela última vez, em 2006, não tive a oportunidade de fazer isso. Encontrei hoje apenas referência ao Curtume Cubatão, que existe desde 1919 na cidade e está localizado a 7 km do centro. E mais nada sobre esse nome, na cidade. O curtume fica hoje no Distrito Industrial Antonio Della Torre, mas, segundo o site do mesmo, originalmente ele ficava ao lado do córrego Cubatão, de onde tirou o nome.

Acredito que um bairro tenha sido gerado a partir do córrego, ou mesmo do curtume. Por isso havia ali um grupo escolar em 1944. Porém, o nome parece ter desaparecido - o curtume e o córrego foi a única referência que encontrei a Cubatão em Franca. O que terá sido do grupo? O curtume parece ter mudado de seu local original, pelo que informam. Ou será hoje o nome do antigo bairro o tal Centro Industrial?

Enfim, fica acima registrada a memória desse pequeno Cubatão, em fotografia tomada por meu avô há 66 anos atrás. A senhora que aparece à esquerda é minha avó Maria.

Um comentário:

  1. Prezado Ralph,
    Tomei conhecimento hoje de seu blog, no artigo sobre o Cubatão, bairro de Franca. Meus avós maternos moraram no Cubatão desde 1890. Esse bairro ainda existe até hoje com esse nome. É a região que fica às margens do córrego do mesmo nome. Na época era considerado subúrbio da cidade. Hoje praticamente centro da cidade. Era composto de muitas chácaras. Se você quiser localizar no google, veja a região das ruas Floriano Peixoto, Pe. Anchieta, Julio Cardoso, Colégio Champagnat. O prédio do Grupo ficava na Rua Julio Cardoso, uma casa depois da esquina com a Saldanha Marinho, indo para a Comandante Salgado. A casa não existe mais. Muito boa sua foto, pois vários tios meus estudaram lá.
    Estou à disposição para mais informações que você queira.
    Walter Antonio Marques Lelis - Franca-SP

    ResponderExcluir