sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

PIRAÍ DO SUL, PR: ESTAÇÃO DE 113 ANOS TOMBADA VIRA NINHO DE BARATAS


A cidade de Piraí do Sul, no Paraná, é uma cidade que, como diversas outras que margeiam as linhas da antiga ferrovia Itararé-Uruguai (alguém hoje ainda se recorda deste nome?) surgiu e cresceu como ponto de parada das tropas que faziam o caminho entre Viamão, próxima a Porto Alegre, RS, e Sorocaba.

As tropas acabaram de há muito, mas, antes do fim da feira anual de Sorocaba, em 1908, já teve estabelecida sua estação ferroviária. Aliás, pelo que se sabe, o belo prédio de madeira que ainda hoje existe é o mesmo que ali foi construído e inaugurado no já distante ano de 1900. Desde então, podia-se tomar o trem da Viação Férrea São Paulo-Rio Grande e seguir dali para Ponta Grossa, Curitiba e Paranaguá.

Oitente e três anos se passaram desde então. Em 1983, os poucos trens mistos que ainda passavam pela estação para recolher e deixar passageiros foram descontinuados. A desculpa foi a grande inundação que naquele ano varreu boa parte do estado do Paraná e também de Santa Catarina. Nunca mais voltou. Como sempre, houve protestos, mas não foram suficientes para que ele voltasse. A população, como em diversas outras partes do Brasil, já estava acostumada com os ônibus e automóveis.

O transporte de cargas continuou, no entanto. Aliás, exatamente ali, sai desde os anos 1940 um ramal que levava trens para Telêmaco Borba, especificamente trens cargueiros que alimentavam e traziam produtos prontos da fábrica de papel e celulose existente no final do ramal. Os passageiros no ramal acabaram em 1976, os cargueiros seguem até hoje. Pelo menos, até poucos anos, passavam por ali. Se não fosse por eles, os trilhos já teriam sido arrancados, roubados, enfim - o que temos visto em outros casos.

A estação ficou ali, largada. Mas alguém a manteve por um bom tempo. Em 2002, quando ali estive, funcionava ali uma escola de música. Em 2010, a escola não estava mais lá, mas estava ali uma oficina. O prédio, por sua vez, foi tombado pelo patrimônio histórico paranaense. Porém, hoje - e exatamente no dia de hoje - ela está vazia, abandonada e cheia de vidros quebrados. Meu amigo Daniel passou por ali vindo de Curitiba para Lins e fotografou o velho prédio, mandando-me em seguida as fotos.

O que é que adianta tombar algo neste país se a prefeitura não tem a menor vontade ou competência para tombar o belo predinho? Será que não há nada que se possa fazer para tomar conta? O próximo passo poderá ser um incêndio, "fenômeno" que já destruiu dezenas de estações de madeira principalmente no sul do país.

Fica aqui a nota para ver se sensibiliza alguém em Piraí e faz com que façam alguma coisa para impedir a destruição total da ex-estação.

2 comentários:

  1. "O próximo passo poderá ser um incêndio, "fenômeno" que já destruiu dezenas de estações de madeira principalmente no sul do país." Infelizmente isso já ocorreu, segue link da notícia: http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-tronco/piraidosul.htm

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