sábado, 16 de fevereiro de 2013

A VELHA CMTC, SEMPRE EM DIFICULDADES...


O anúncio acima foi publicado nos jornais de São Paulo em 1/10/1953, quando a CMTC, empresa municipal, que era quem operava os ônibus e bondes na Capital paulista, era ainda nova e via-se em dificuldades por ser seguidamente criticada por usuários, Câmara Municipal, imprensa e o escambau. No caso dos bondes, era a sucessora da Light, que deixou a concessão em 1947, ano em que a CMTC foi criada.

A empresa durou até os anos 1990, se não me engano e sempre estava em palpos de aranha. Dependendo do prefeito, funcionava melhor ou pior. Em 1948, trouxe os ônibus elétricos. Em 1952, começou a substituir linhas de bondes por de ônibus elétricos, como na rua Augusta (absurdo). Nos anos 1960, começou a acabar com as linhas de bonde; em 1968, correu o último. As críticas aumentaram.

No anúncio, a CMTC tenta se explicar e se defender. Um amigo meu, uma das pessoas que mais estudou os bondes e a CMTC, escreveu para mim quando enviei o anúncio para ele. Termino a postagem transcrevendo a mensagem que ele me enviou: 

Numa perspectiva histórica, a direção da CMTC parecia  ter razão em tornar público nesse anúncio, os problemas vivenciados,que eram maiores do que a sua capacidade de gestão.
Ele pode ser foi um verdaderio desabafo, pois quem definia a politica tarifária era o prefeito e quem decidia o orçamento era a Cãmara Municipal.
Um anúncio assim nos dias de hoje, alem de anti-ético, causaria no minino a demissão de toda a diretoria da empresa, bem como algum processo admistrativo por insubordinação ou algo parecido.
Mas mesmo assim,  como sempre,ontem como hoje, as viúvas e os abutres de plantão  devem ter desqualificado tudo,destilando seu fel, dizendo que essa propaganda era para tapar o sol com a peneira, que a empresa queria mesmo era se locupletar, que eles odiavam os passageiros, que bom era no tempo da light, e tal.

Em um país onde existem 200 milhões de técnicos de futebol,e onde menos de 10% da população tem curso universitário ( seja qual for)  boa parte dessa patota tem o direito de pensar que entende de transporte, saude, economia, horoscopo, turismo, politica, papado, direito canônico, etc etc etc

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