domingo, 20 de fevereiro de 2011

OS FRESQUINHOS DE GENEBRA

Vamos fazer a copa de 2014 aqui. Vai ser divertido.
Discussões e mais discussões sobre a lentidão do Brasil - ou do seu governo e entidades particulares - em colocar as coisas em ordem para a Copa do Mundo de 2014 e, de tabela, para as Olimpíadas de 2016. Estádios cujas obras não começam, infraestrutura ruim, inundações que não se resolvem, aeroportos que não funcionam bem há anos, transporte público geralmente insuficiente.

É difícil saber quem tem razão em criticar, pois o que acompanho são notícias de jornal. E todos nós sabemos que jornais e meios de comunicação não conseguem retratar tudo o que existe, de certo ou de errado. Porém, há coisas que vemos e que, consequentemente, temos como dar alguma opinião.

Primeiro lugar: o transporte público funciona nas cidades em que haverá jogos da Copa? Em regra, não. Há cidades em que funciona melhor, como Curitiba. Em São Paulo, onde moro, acho que não funciona tão mal quanto dizem, mas está longe de ser uma Brastemp (se bem que, hoje, a própria Brastemp está longe de ser uma). Imaginem se todos nós atendêssemos à propaganda do governo que diz para deixar o carro em casa e usar mais os ônibus e trens. Simplesmente não haveria lugar para todos e o caos estaria instalado. Pois é, imagine isto em dias de jogos com a cidade lotada de gringos e de visitantes das cidades do estado inteiro. Há como resolver isto? Duvido. Pode-se melhorar alguma coisa, mas não vão conseguir isto a curto prazo - ou seja, três anos. E talvez não se resolva nunca.

Segundo: os estádios são tão ruins assim? Ora, se são, porque todos nós vamos a jogos nos estádios? Gostamos de sofrer? Aguentamos o sol e a chuva, nenhum estádio é coberto - com exceção de algumas partes deles, o resto fica ao relento. Não é, convenhamos, nenhuma tragédia. Os banheiros são ruins e sujos. Poderiam ter manutenção decente, mas isto não é tão difícil e caro assim: basta querer. Os estádios não têm estacionamentos, mas mesmo assim, todos vão aos jogos. Têm evasão de renda, mas isto acontece porque as autoridades não querem resolver o problema (por que será, hein?). O resto é frescura da FIFA.

Terceiro: aeroportos. Estes, sim, têm de ter uma solução. São um caos hoje, imagine quando receberem mais gente, muito mais gente, todos de uma vez. Aí, sim, tem-se de meter a mão na massa e urgente.

Uma sugestão seria fazer todos os jogos em cidades não tão grandes assim. Ou seja: nada de São Paulo ou Rio de Janeiro, mas sim, por exemplo, Araraquara. 200 mil habitantes. (esta foi a primeira cidade que me veio à cabeça, é somente um exemplo). Tem jogo hoje? Ora, que se coloquem os interessados em hoteis na própria cidade ou em cidades em volta, com ônibus (já que trem não tem mesmo, nem vai ter) na porta programados para o número necessário. Como o trânsito na cidade normalmente é pequeno, um aumento não vai causar o mesmo caos que causaria por exemplo no Rio ou em São Paulo, que já são normalmente caóticas.

Ah, o Maracanã é tão tradicional, não podemos deixar de fazer um jogo ali. Ótimo. Façam a final e a cidade viverá um dia de caos somente e ficará contente. São Paulo ficará sem jogo? Ora, façam a abertura e pronto. Mais um dia de caos em outra cidade. Aliás, São Paulo só tem atualmente dirigentes e governantes que tentam passar a perna um nos outros, então, parece que não vai ter estádio nenhum pronto.

Convenhamos: a FIFA é uma frescura só. Dá para fazer uma Copa aqui, sim, exatamente do jeito que as coisas são hoje - estádios inclusive. Quem não gostar que não volte mais. Afinal, quando teremos outra copa no Brasil? Faz diferença? Se eu fosse o governo brasileiro, acho que, um ano antes da Copa, só de sacanagem diria: "parem de encher o saco. A Copa será realizada do jeito que as coisas estão agora, pois não conseguimos nem queremos resolver as coisas do jeito que vocês querem. Portanto, ou vêm assim mesmo, ou mudem de país. Vocês decidem".

E um abraço.

3 comentários:

  1. Ralph,

    Nessa eu vou discordar de você. A maioria dos estádios estão no osso, lastimáveis. E olha que frequento bastante. Banheiros horríveis, infraestrutura inexistente e por ai vai.

    Não concordo em fazer uma copa com os estádios que temos atualmente, exceto por alguns estádios: Arena da Baixa, Engenhão.

    Mas também discordo do exagero estabelecido pela FIFA, mas acho que pesando os prós e os contras e o lucro de turismo que gerará por anos, até que é uma boa ideia.

    O que não pode é ter jogo no Morumbi, um estádio ótimo mas feito no pior lugar do mundo, de dificil acesso e sem transporte. E acho válido o estádio em Itaquera, zona leste também é São Paulo e merece se desenvolver, e o estádio irá proporcionar isso.

    Afinal, você se lembra como era a região do Morumbi até nossos impost... ops... o Laudo Natel proporcionar o Morumbi.

    Aliás que time torce o Laudo Natel? Dou uma dica... o time fique no ? Morumbi!

    ResponderExcluir
  2. Questão complicadíssima. E será a grande "diversão" dos próximos anos, acompanhar os capítulos dessa grande novela dos estádios e da infra-estrutura das cidades. Acho profundamente arrogante se dispensar o Morumbi, que com uma senhora reforma seria suficiente, se não para o jogo de abertura, pelo menos para uns 5 ou 6 jogos. Fazer um estádio para 65 mil torcedores na Zona Leste, e entregar para o "bando" que no momento administra o Timão (meu time) é uma coisa bem irresponsável. (Já viram a cara e o linguajar do Andrez Sanches, presidente do Corinthians?). Progresso e desenvolvimento são coisas que pendem um planejamento imenso, proporcional ao tamanho da zona leste. Sem esse planejamento, bilhões serão mal-aproveitados nessa aventura, desprezando outras áreas fundamentais, entre elas a mais fundamental de todas, a EDUCAÇÃO, que é a base do nosso futuro (por enquanto mais para Big Brother do que para Paulo Freire). Vamos nos divertir muito nos próximos 3 anos...

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao Morumbi, eu também achei um absurdo - e não por ser são-paulino. Agora, transporte e estacionamento lá são e dificilmente deixarão de ser problema, embora eu ache que também não foi por causa disso que o "chutaram"...

    ResponderExcluir