quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PONTES QUE DURAM UMA VIDA


A linha da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro iniciou sua construção nos anos 1870. Em 1875 abriu seus dois primeiros trechos: Campinas a Mogi-Mirim e Jaguari (Jaguariúna) a Amparo.

Em 1878, a linha foi prolongada de Mogi-Mirim até Casa Branca. Nesse trecho aberto, foi construída uma ponte sobre o rio Mogi-Guaçu, cruzando-o na cidade homônima. Esta ponte foi utilizada até 1904; neste ano, a Mogiana entregou uma nova para substituir a anterior, agora em ferro importado. A própria ponte já deve ter chegado pronta do fabricante, geralmente norte-americanos.
Detalhe com a pedra mostrando a data.
As bases, como se costumava fazer, eram de pedra. Uma obra de arte, mesmo. Numa das pedras, foi colocada uma inscrição com a data de finalização.

A ponte hoje, asfaltada. Cortesia Luiz Souza
Em 1979, a ponte foi abandonada pela ferrovia, pois a variante que foi construída passando por fora da cidade exigiu uma nova, em outro ponto do rio, além de uma nova estação. Ponte e estação antigas deixaram de ter funções ferroviárias.

Hoje a velha ponte centenária serve para o tráfego rodoviário. Conservaram-se as bases de pedra e a estrutura em ferro. No lugar dos trilhos e dormentes, retirados, o asfalto cobre hoje seu leito, da mesma forma que cobre o velho leito da linha que cruzava a cidade. O trem passa por fora.
A ponte hoje. Cortesia Luiz Souza
As fotos mostram o passado e o presente da velha ponte da Mogiana.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  2. Prezado Ralph,

    Periódicamente acesso o seu blog, pois, encontramos textos interessantes sobre o tema ferroviário.

    Assim sendo, gostaria de esclarecer alguns pontos em relação às fotos que aparecem no texto de Pontes que Duram uma Vida:

    Nenhuma das fotos atuais postadas são de minha autoria, também não sou o detentor das fotos originais antigos e atuais apresentadas e nem tenho poderes para autorizar a publicação das referidas fotos em seu blog.

    O que eu fiz foi ampliar um pouco a foto antiga e identificar a data 1904 e a sigla da CM, enviando-lhe esta informação para seu e-mail particular, pois, havia uma dúvida (que foi apresentada, por outro participante, no Grupo T&H) se era CP ou CM,!

    Quanto às duas primeiras fotos antigas do blog temos o seguinte:

    A primeira foi apresentada por outro participante, no Grupo Trens e História e são de autor, por mim, desconhecido e a segunda é uma ampliação (feita por mim) de um detalhe da primeira, que mostra o ano e a sigla.

    A terceira foto da sequencia do seu blog foi extraída, por mim, de outro blog indicado abaixo

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1301879

    E finalmente a quarta foto (aérea) foi apresentada ao Grupo T&H por Wanderley Duck e não sei se o autor é ele.

    Concluindo, peço-lhe que, por favor, exclua a frase "cortesia de Luiz Souza" abaixo das fotos deste "post" e se achar conveniente, mencione que ajudei na pesquisa de informações sobre data e companhia e local onde se encontra esta ponte!

    Sem mais para o momento e aguardando as correções quanto à autoria das fotos no texto do blog, termino esta!

    Saudações
    Luiz Souza - Campinas/SP

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