Todos os dias eu leio a edição de cem anos atrás do jornal O Estado de São Paulo que é publicada no blog "Um Século", ou "Cem anos atrás". É curioso. Na verdade, dá apenas para ler a primeira página (Eram, em média, apenas 8 a 12 páginas por dia nessa época) e também um pequeno resumo de notícias de outras páginas que é publicado também diariamente.
A diagramação mudou bastante durante o ano de 1910, que acompanhei inteiro. No início do ano, mais notícias internacionais na primeira página. Depois de março, mês das eleições presidenciais, o acompanhamento da eleição, com resultados, críticas das supostas fraudes, etc. Porém, como tudo na vida, o assunto foi perdendo o interesse - pois já se sabia que o Marechal Hermes venceria, embora o resultado final tenha saído somente lá por agosto (não me lembro o dia exato). O Marechal, desafeto do jornal, viajou então para a Europa e lá permaneceu até a véspera de sua posse, sempre em 15 de novembro para os presidentes. Durante esse tempo havia notícias da viagem e também do interior - com notícias de Santos, Campinas e outras cidades do interior paulista.
Curiosamente, mais para o final do ano, as notícias da seção "interior" passaram a mostra praticamente somente a cidade do Rio de Janeiro, capital da República, mostrando o regionalismo paulista... Belo Horizonte e outras capitais também apareciam. O interior paulista foi deslocado para as páginas centrais, não reproduzidas no blog. No mês de dezembro e no de janeiro seguinte (2011), aparecia nas duas primeiras colunas todo o expediente do jornal - com os nomes dos agentes nas cidades do interior. Eram relacionados por regiões, que tinham o nome das ferrovias ou nomes de Estados: Linha Paulista, Linha Sorocabana, Linha Mogyana, Goyaz, Paraná, E. F. C. do Brasil e Rio. Era a força das ferrovias.
Hoje, a E. F. Central do Brasil é Vale do Paraíba. Já as linhas Paulista, Sorocabana e Mogiana em alguns casos mantêm os nomes, mesmo essas ferrovias tendo sido extintas há 40 anos. Ainda é a força das ferrovias...
E o que, exatamente, interessava tanto ao leitor os nomes dos agentes no interior para saírem na primeira página e ocuparem duas colunas de oito? No dia de hoje há cem anos, as outras 6 colunas mostravam os telegramas chegados do Interior (Rio, Curityba, Belem, Porto Alegre, Pelotas, Fortaleza e Aracaju) e as notícias da Europa (Argentina, Portugal e Italia).
Praticamente todos os dias, era publicada também a lista de viajantes que embarcavam nos trens noturnos (o mais concorrido, pois os passageiros dormiam durante a viagem, não tendo de se utilizar de hoteis nos destinos) de São Paulo ao Rio e vice-versa. Era como uma espécie de "coluna social": os nomes que apareciam eram todos nomes de "gente bem" ou, se não eram, passavam a ser...
Muito de vez em quando, apareciam anúncios na página de abertura, geralmente, anúncio de um espetáculo naquela noite, por exemplo. As remoções de agentes de correio, chefes de estações ferroviárias e de professores em cidades do distante interior eram também noticiados... falta de assunto? Havia, também, notícias diversas. Alguns itens estão espalhados por esta postagem.
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO DE IGUATU - CEARÁ (1910/2010)
ResponderExcluirCom base no título da postagem acima consignado (NOTÍCIAS CENTENÁRIAS), ensejo-me deste oportuno espaço de troca de ideias, para me referir, não à uma notícia centenária, mas à uma informação sobre um centenário acontecimento: os "100 anos da inauguração da Estação Ferroviária de Iguatu", importante cidade da Região Centro-Sul do Ceará.
A efeméride foi celebrada pelo Governo daquele município, em dezembro de 2010, e constou de uma recheada programação.
Fruto de abalizada pesquisa, realizada pelo historiador José Hilton Lima Verde Montenegro, veio à luz precioso livro, destinado aos "apaixonados por ferrovias", mas também aos que se comprazem ao ler as crônicas que tratam das origens de nossos municípios, tendo em vista que estes se originaram, ou se desenvolveram, a partir da edificação da antiga Estrada de Ferro de Baturité - hoje Transnordestina Logística.
O título do livro é A ESTRADA DE FERRO DE IGUATU. 133 páginas nos remetem ao glorioso passado da estação de Iguatu. O livro se vê ilustrado por meio de antigas fotografias, que formam um belo painel iconográfico.
Verdade é que o evento em apreço não passou despercebido!
OSMAR LUCENA FILHO
PIQUET CARNEIRO - CE
ALGUMAS DATAS CÉLEBRES NA/DA HISTÓRIA DA FERROVIA CEARENSE
ResponderExcluir1870 - 5 DE MARÇO: Fundou-se a sociedade para a construção da Estrada de Ferro de Baturité, entre o Senador Tomás Pompeu de Sousa Brasil, Gonçalo Batista Vieira (Barão do Aquiraz), Joaquim da Cunha Freire (Barão de Ibiapaba), o inglês Henrique Brocklehurst e o engenheiro José Pompeu de Albuquerque Cavalcante. O objetivo era o escoamento da produção serrana de Pacatuba e Maranguape para o porto de Fortaleza.
1872 - 20 DE JANEIRO: Início das obras do primeiro trecho da Estrada de Ferro de Baturité.
1872 - 28 DE MARÇO: Chegaram os primeiros trilhos para a Estrada de Ferro de Baturité. Foram fabricados em Liverpool, na Inglaterra.
1873 - 14 DE SETEMBRO: Foi concluído o primeiro trecho da Estrada de Ferro de Baturité, com 7, 2 km de extensão. Ligou a Estaçao CentraL de Fortaleza até Parangaba.
1878 - 1º DE JUNHO: O Governo Imperial, através dos Decretos Nº 6.918 e Nº 6.919, assumiu a parte construída da ferrovia e os direitos de prolongar os caminhos de ferro até o município de Baturité.
1882 - 2 DE FEVEREIRO: Inauguração da estação de Baturité.
1897 - 17 DE MARÇO: O Decreto Nº 2.836 firmou o engenheiro Alfredo Novis como arrendatário da Estrada de Ferro de Baturité.
1900 - 2 DE JULHO: Inauguração da estação de Senador Pompeu.
1907 - 15 DE NOVEMBRO: Inauguração da estação de Piquet Carneiro.
1909 - 18 DE NOVEMBRO: Foi criada a Rede de Viação Cearense (RVC). A nova empresa incorporou a Estrada de Ferro de Baturité e a Estrada de Ferro de Sobral.
1910 - 4 DE FEVEREIRO: A Rede de Viação Cearense foi arrendada à companhia South American Railway Construction Company Limited.
1910 - 05 DE NOVEMBRO: Inauguração da estação de Iguatu.
1915 - 25 DE AGOSTO: A Lei Nº 11.692 passa a adninistração da Rede de Viação Cearense (RVC) para o Governo Federal.
1926 - 8 DE NOVEMBRO: Após 54 anos do início da construção da Estrada de Ferro de Baturité, inaugura-se a estação do Crato, fim da linha da Rede de Viação Cearense (RVC) antiga Estrada de Ferro de Baturité, ramal sul.
1949 - 2 DE OUTUBRO: Chega ao Ceará as primeiras locomotivas a DIESEL. Inicia-se o processo de substituição das "MARIAS-FUMAÇAS".
1951 - 25 DE JULHO: Iniciou a operar o trem Expresso do Cariri, com partida de Fortaleza às 4:15 e chegando no Crato às 22:00. Um dia após a chegada, o trem retornava para a Capital, no mesmo horário.
1951 - 17 DE DEZEMBRO: Em Piquet Carneiro (então distrito de Senador Pompeu) transcorre o maior acidente de trem (passageiro) do Ceará, com mais de uma centena de mortos.
1957 - 16 DE MARÇO: Foi autorizada a constituição da RFFSA - Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima, pela Lei Nº 3.115, coma finaldade de administrar, explorar, conservar, ampliar e melhorar o tráfego das estradas de ferro da União a ela incorporadas.
1963 - 1º DE JANEIRO: As "MARIAS-FUMAÇAS" saíram de circulação do Ceará.
1973 - 15 DE NOVEMBRO: Inicia-se o transporte ferroviário de passageiros, ligando Fortaleza a Teresina.
1975 - 14 DE NOVEMBRO: Partiu de Fortaleza, inaugurando uma nova linha, o primeiro trem de passageiros com destino a Recife. O trem que faia o percurso Fortaleza - Recife, às sextas-feiras, ficou batizado pela população como ASA BRANCA.
1988 - DEZEMBRO: Foi extinto o transporte ferroviário de passageiros de médio e longo percurso e de pequenas cargas, no Estado do Ceará.
1988 - 12 DE DEZEMBRO: Registrou-se da passagem do último trem de passageiro a circular na linha SUL.
POSTADO POR: OSMAR LUCENA FILHO (PIQUET CARNEIRO-CE)
FONTE: Livro: A ESTRADA DE FERRO DE IGUATU. Autor: José Hilton Lima Verde Montenegro. 2010.