segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O RANCHO FUNDO ERA NA SOROCABANA?

Versão moderna do Rancho Fundo? Não dá música, né?

No Rancho Fundo

Bem pra lá do fim do mundo

Onde a dor e a saudade

Contam coisas da cidade.

Onde fica o Rancho Fundo? Será que é mesmo bem prá lá do fim do mundo? Esta música foi composta em 1931 por Ary Barroso e letras do também fantástico J. Carlos para uma peça musical, com o nome de Grota Funda. Lamartine Babo teria ficado tão impressionado com a música, que mudou os versos e o título para Rancho Fundo.

Quantos Ranchos Fundos terão existido no Brasil, afinal? Certamente, mais de um. E um deles ficava na Sorocabana! Num esquecido guia Levi de maio de 1933, há uma estação chamada Rancho Fundo entre as de Caucaia do Alto e Aldeinha, no meio do mato. Ainda hoje aquela região está no meio do mato, mas não vi mais nada sobre a estação, ou paradinha, em outros guias.

A canção é muito bonita, como a verdadeira música rural do nosso país. Feita numa época em que a vida rural ainda era aquela que se diz "romântica", que gerou, por exemplo, os livros maravilhosos do Sítio da Dona Benta de Monteiro Lobato, a inspiração para canções como essa vinha muito mais fácil para os compositores, numa vida no campo muito calma e cjeia de dificuldades, mas também de aventuras.

Hoje, a ligação do campo com a cidade é fácil demais. Nem precisamos nos deslocar, basta ver como acontece quando os donos de fazendas e sítios vão de suas casas para o "mato", levam suas televisões, telefones celulares e computadores... se estes já não estão por lá aguardando. Para que, muitas vezes, ir até lá, se a comunicação é mais fácil e, para quem já vive lá - caseiros, agricultores - têm seus próprios "aparelhos do demônio", algumas das causas do êxodo rural implacável.

Por isso, vão desaparecendo os Ranchos Fundos, Grotas Fundas, Córregos Fundos e também as músicas que os lembravam. Porém, ficam as músicas antigas. Até quando?

Um comentário:

  1. Olá Sr. Ralph,
    São Roque da Fartura (entre Vargem Grande do Sul e Águas da Prata), Divinolândia (cidade), e o Distrito de Caracol (Paraibuna ou São Luiz do Paraitinga, não sei ao certo), são verdadeiros Ranchos Fundos nos tempos atuais; nesses lugares parece que o tempo não passou.

    ResponderExcluir