quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O FIM DO PALACETE SARRACENI

O Palacete Sarraceni - Foto da Folha Metropolitana, 25/5/2010

Guarulhos existe hoje como município devido ao surgimento de um aldeamento indígena em priscas eras. Este aldeamento, próximo ao rio Tietê, desenvolveu-se modorrentamente durante séculos, até que, no final do século XIX, a cidade que se formou em torno dele conseguiu sua autonomia como município, desmembrado da então capital de São Paulo.

Na época, nem se pensava em uma "Grande São Paulo", uma região metropolitana que englobasse as cidades em volta da capital paulista. Guarulhos, embora município, era considerado apenas um mero, longínquo e estagnado subúrbio da cidade de São Paulo.

A cidade somente começou a crescer um pouco mais quando o então Tramway da Cantareira alcançou a cidade no ano de 1917. Agora com pelo menos um acesso decente, além da péssima estrada de Guarulhos (a atual avenida Guarulhos), era mais fácil chegar à região e receber e exportar mercadorias, fossem elas quais fossem.

Assim, algumas indústrias começaram a se instalar timidamente na cidade. Uma delas foi a Sarraceni (Saraceni?), construída próxima ao atual leito da via Dutra. Aliás, pode-se dizer que apenas com a construção desta rodovia, inaugurada em 1952, é que Guarulhos pôde realmente se desenvolver. Mesmo assim, lembro-me que a primeira vez que fui à cidade, com meu pai, foi para levar um colega meu de classe para sua casa, ele que havia passado o dia conosco no bairro do Sumaré. Lembro-me que isto ocorreu em 1962 e que foi uma verdadeira aventura ir e voltar de lá, mesmo de automóvel. As ruas eram praticamente todas de terra e o local parecia mais longe do que qualquer outro lugar para onde eu já havia ido.

Finalmente, chegou o aeroporto internacional de Cumbica, construído em terras do antigo aeroporto militar, em 1985. Já antes disso, porém, diversas indústrias já haviam se instalado às margens da via Dutra. Por um motivo ou por outro, a Sarraceni não sobreviveu ao século XX, fechando antes do seu final. Os prédios foram demolidos e o que sobrou foi a casa onde a família morava - um belo palacete art-noveau semi-abandonado no meio de um pátio deserto, mas bem conservado pelo menos externamente, ao lado do estacionamento do atual Shopping Guarulhos, este a antiga fábrica da Olivetti.

Guarulhos, no entanto, sempre foi uma cidade feia. Como a grande expansão somente veio em meados do século XX, as casas mais antigas foram sendo postas abaixo e poucas sobraram para contar a história. Milagrosamente, o palacete dos Sarraceni ficou em pé. Tanto que, numa cidade pobre de construções notáveis, foi tombada pela Prefeitura Municipal.

Porém, eis que nos últimos tempos começou-se a falar em demolição do palacete. Os motivos seriam que a Prefeitura precisava fazer obras no entorno da via Dutra para facilitar o acesso da rodovia à avenida Guarulhos, que ali ia ser feito um túnel... houve boatos até que o Shopping queria aumentar o seu estacionamento e a casa estaria atrapalhando.

Seja qual seja o motivo, a Prefeitura conseguiu o destombamento da casa (pasmem!!!!), com o suposto aval de um arquiteto que teria defendido uma tese de que a construção não tem um estilo que exija sua preservação. Não posso discutir isto pelo fato de não ser arquiteto, mas quem é que disse que construções são preservadas apenas pelo seu estilo arquitetônico? A sua história também muitas vezes justifica esse tombamento. E isto nem foi levado em conta. Afinal, é a única construção do município que retrata uma era de imigração.

O fato é que a casa está "destombada" e deverá ser demolida nos próximos dias. Guarulhos, que jamais foi uma cidade com atrativos, agora será uma cidade com menos atrativos ainda - se é que ainda tem algum (passear no aeroporto é atrativo?).

Com filosofias e atitudes mesquinhas e irracionais como esta, a prefeitura de Guarulhos consegue apenas provar que mantém sua mentalidade suburbana de uma feia cidade-dormitório, que só sobrevive graças à proximidade com a Capital do Estado e seus mais de 10 milhões de habitantes. É verdade que a cidade é o segundo município em população do Estado, mas também apenas por causa dessa proximidade. No duro, no duro mesmo, Guarulhos jamais passará do que é hoje - um mero subúrbio de São Paulo.

7 comentários:

  1. Olá Sr.Ralph, boa noite.
    Esta postagem, considero que o sr. não deve autorizar a publicação, até porque entendo que não queira fazer de seu blgo um local para críticas a esse ou aquele político.
    Manifesto, assim, minha indignação com a prefeitura dessa cidade da qual conheço bem, e que de certa forma estou próximo a ela em muitos sentidos, o suficiente para dizer que conheço muito bem os desmandos de um prefeito tresloucado, acobertado por um partido que não sabe conviver com a democracia, porque dela não gosta e cuja intenção é a de impor uma ditadura de esquerda.
    Como advogado, que atua também na área adminsitrativa, posso dizer que "destombamento" de um bem anteriormente tombado é uma aberração jurídica, mas não a única de outras aberrações praticadas por um partido do qual tenho asco só de falar o nome.

    ResponderExcluir
  2. Destombamento é uma artimanha que não existe. Ele não é possível.
    Será que é tão fácil assim? Inventa-se qualquer laudo (deveriam divulgar o nome do arquiteto que falou tamanho absurdo e cassar o diploma dele) e todos vão caindo na conversa?
    Em cidades assim seria bom também conseguir um laudo que atesta que o promotor de justiça não anda servindo pra muita coisa.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma pena! Lembro-me que uma vez passando por ali, esta construção me chmaou muita atenção, fiquei até feliz pensando "Puxa que bom, eles preservaram" agora vem isso?
    Realmente existem lugares medíocres, que não passarao disso.

    ResponderExcluir
  4. Ralph,

    Sou de Guarulhos, nasci e cresci nessa cidade...Não posso te contariar quando fala de uma cidade feia...Guarulhos não é realmente bonita a primeira vista, para amar uma cidade é preciso mais que mero julgamente estético. Mas a questão da Saraceni é um absurdo sem tamanho...Sujeira política. Essa tese é qual arquiteto? eu queria falar com ele, um cara muito ignorante realmente, o valor do bem não está presente nho estilo arquitetonico, pelo menos não só nesta categoria, o valor da casa Saraceni tem a ver com a memória, com a história da nossa cidade... Dia 27 de outubro vou me encontrar com outros historiadores e população para tomarmos uma atitude... Não podemos permitir essa covardia!

    ResponderExcluir
  5. "Apres", não sei seu nome, soube apenas que foi convocado para dar uma espécie de laudo e pertence ao conselho do Condephaat... parece que ele é da USP

    ResponderExcluir
  6. Ah Ralph se é do conselho do condephaat devo conhecer bem.......deve ser o conselheiro relator da antiga fábrica Olivetti, já sei quem é. Um vendido amigo do dono do Shopping de Guarulhos...

    ResponderExcluir
  7. O nome do Arquiteto que fez o parecer técnico é Carlos Augusto Mattei Faggin.

    ResponderExcluir