domingo, 3 de fevereiro de 2013

O FIM DAS OFICINAS DA LEOPOLDINA EM BICAS, MG

Vista de parte das oficinas de Bicas. Data e autor desconhecidos.
Bicas é uma cidade da Zona da Mata mineira que foi praticamente fundada pela ferrovia União Mineira em 1879, ano em que se estabeleceu ali uma estação ferroviária. Mais tarde (1884) a E. F. Leopoldina adquiriu a ferrovia e construiu ali uma de suas oficinas reparadoras de vagões.

A linha que passava por Bicas ligava o Rio de Janeiro, via Petropolis, a cidades como Ubá, Ponte Nova e Caratinga. Era uma das mais importantes linhas da Leopoldina, principalmente por que também por muito tempo foi o único meio de transporte decente naquela região.
Retirada dos trilhos em Três Rios, saída da linha para Bicas. 1994 - foto José Vasconcelos
Com a chegada das rodovias no século XX e por outros motivos já exaustivamente relatados em artigos anteriores deste blog, esta linha, que não transportava cargas em quantidade suficiente para mantê-la, primeiro cortou seus trens de passageiros (final dos anos 1970) e depois, seus cargueiros (anos 1980), para finalmente fechá-la de vez no início dos anos 1990.

Na verdade, fechou o trecho entre Três Rios e Ubá, que era o que poderia ser substituído, embora com uma volta grande, pela linha do Centro da Leopoldina, que unia também as duas cidades, mas passando por Cataguases e Recreio. Cataguases tinha, e tem até hoje, as minas de bauxita e Recreio também tinha uma oficina. Fechando a linha, fecharam a oficina de Bicas, que era, realmente, uma das grandes empregadoras da pequena cidade.
Estação de Bicas em 2008. Foto Jorge Alves Ferreira
Tal se deu em 1994. Todo o material, menos os galpões e pequenas construções foi neste ano levado pela Leopoldina para Juiz de Fora. Três anos depois, a prefeitura da cidade comprou a área das oficinas, vazias então.

Então, acontece o que é comum nas cidades brasileiras: compram ou tomam posse por desapropriação de áreas sem ter nenhum plano concreto em mente sobre o que se fazer com ela. Logo após a compra, a maior parte das construções foram demolidas e nada foi feito ali: até hoje, quinze anos depois, a área está vazia, com o aproveitamento esporádico de uma pequena metalúrgica e de um almozarifado da prefeitura. É, neste momento, um terreno inútil.
A cidade de Bicas visto do satélite - Google Maps, 2010
Como dissemos, a linha que passava por ali foi totalmente retirada. A antiga estação ferroviária foi transformada logo depois da desapropriação na rodoviária da cidade e está até hoje bem conservada, mantendo seu uso. Ninguém até hoje explicou quanto se gastou na compra, ou desapropriação da área - algo não bem explicado - , nem o que se fez com o dinheiro do material vendido com os demontes e demolições. A cidade, hoje com pouco mais de 13 mil habitantes, continua tocando sua vida baseada na agricultura e comércio.

2 comentários:

  1. Meu Deus, cada vez que ouço falar algo da minha querida Leopoldina, é sempre anunciando o fim de algum trecho!!! Dá até vontade de trazer uma barra de trilho pra casa, só pra ter certeza de que terei algo dela como lembrança...

    ResponderExcluir
  2. Um descaso com o patrimônio público. Não acredito que seja falta de visão dos políticos mas uma posição de subserviência aos interesses imperialistas estadunidenses. A crise no sistema ferroviário foi global. Os Estados Unidos, um dos países mais rodoviarios do mundo encontraram uma forma em 1970, quando da criação da estatal Amtrak, para contornar o problema. E também o fez a Alemanha, França e Espanha. Só aqui foi feito esse estrago por parte da ditadura militar instalada em 64.

    ResponderExcluir