domingo, 17 de fevereiro de 2013

A FEPASA DE 1953

Folha da Manhã, 1953
 Suponho que todos que leiam este blog já tenham ouvido falar da FEPASA - Ferrovia Paulista S. A. - e saibem do que se trata. Bom, eu até posso estar enganado, já que nem todos são paulistas e, afinal de contas, ela desapareceu já faz quase quinze anos.

Porém, não serão muitos os que sabem que ela foi fundada em novembro de 1971 como uma fusão de cinco das seis ferrovias de propriedade do governo paulista (faltou incluir a E. F. Campos do Jordão): Companhia Paulista, E. F. Sorocabana, Companhia Mogiana, E. F. São Paulo a Minas e a E. F. Araraquara.

Isto posto, podem ser discutidos os antecedentes dessa fusão que gerou a FEPASA. Sem entrar em grandes detalhes, houve uma tentativa em 1961, logo depois de o Governo ter desapropriado a Companhia Paulista numa decisão demagógica, quando esta era a última ferrovia privada do País e, não por acaso, a melhor e mais lucrativa de todas as ferrovias que então existiam no País. Esta proposta de formação de uma ferrovia centralizada - ainda não se comentava o nome que no final vingou - englobava as cinco ferrovias citadas acima, mais a Campos do Jordão e a Bragantina, que ainda estava em atividade (e que foi fechada em 1967).

Houve outra proposta em 1966, que não foi para a frente - aqui, o nome FEPASA já existia em pauta.

Indo mais para o passado, houve uma tentativa de centralização das ferrovias estaduais em 1953. Esta fundiria em uma só cinco ferrovias. Entrariam no pacote a Sorocabana, a E. F. Araraquara, a Bragantina, a São Paulo-Minas e a E. F. Monte Alto. Havia três mais que poderiam entrar, mas, na fonte a que tive acesso - uma reportagem, mostrada acima, do jornal Folha da Manhã de 29 de abril de 1953 - , a Campos do Jordão, a Mogiana e a E. F. do Guarujá não foram citadas. Por que elas não teriam sido colocadas no bolo?

Quanto à Campos do Jordão, a única coisa que me vem à mente seria o fato de esta ferrovia não ter ligação direta com outra ferrovia estadual - ela se entroncava com a linha da então Central do Brasil, de propriedade da União, em Pindamonhangaba. Talvez tenha sido esta também a razão de ela não ter entrado na fusão que finalmente gerou a FEPASA em 1971.

Já a Mogiana, ela havia acabado (praticamente um ano) de ser adquirida pelo Estado junto a seus acionistas apenas um ano antes (neste caso, foram os acionistas, que sabiam que a empresa iria quebrar, que fizeram gestões junto ao Estado para que ele ficasse com o abacaxi).

Finalmente, a E. F. Monte Alto, que, realmente, ainda existia e estava já fazia algum tempo sendo administrada pela E. F. Araraquara. Essa ferrovia era curtinha, tinha apenas 32 quilômetros e ligava um bairro rural de Monte Alto (Ibitirama) à pequena cidade de Vista ALegre, hoje Vista Alegre do Alto. Acabou sendo desativada em 1956.

A ideia de uma fusão das ferrovias paulistas certamente ganhara força com a aquisição da Mogiana e logo depois com as ideias da Comissão Mista Brasil-Estados Unidos - a quem muitos atribuem a culpa pelo sucateamento das ferrovias brasileiras. E depois de 1957, muitos capitulos foram adicionados a ete caso, que acabou por, vinte e sete anos depois de sua efetivação em 1971, acabar com as ferrovias paulistas, hoje na mão de três concessionárias que cuidam delas como cuidam delas "que nem o nariz".

Bom - não podemos esquecer-nos que hoje em dia ainda existem ferrovias estaduais - a sobrevivente Campos do Jordão, usada com fins apenas turísticos, a CPTM, que, apesar das suas falhas por excesso de tráfego em redes eletrificadas insuficientemente pelo menos pelos últimos três anos e o Metrô, que, queiram ou não, é ferrovia sim.

3 comentários:

  1. A Fepasa não foi criada (em 1971), e sim objeto de da alteração da razão social da Cia Paulista, mantendo-se entretanto o mesmo CGC.

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  2. Zé, eu sei. Mas existem coisas teóricas e práticas. Na teoria foi isso. Na prática foi bem diferente. O pessoal da Paulista não apitava coisa alguma na Fepasa nem nunca apitou. Quem apitava mesmo era a EFS e um pouqunho da CM. Fim.

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  3. Ralph, te mandei um email intitulado "Curiosidades sobre estações/ferrovias em SJCampos" no dia 8 de fevereiro. Quando puder, dê uma olhadinha, por favor. Obrigado!

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