quinta-feira, 1 de março de 2012

AS FERROVIAS EXISTIRAM, SIM E NÃO SÃO LENDAS!

Uma coletânea de fotos (bem, não exatamente coletânea: são somente seis) ferroviárias tiradas ao acaso na minha coleção... deve desperta saudades em quem conheceu e tristeza em quem não conheceu. O carro acima, fabricado em 1897, pertenceu à Companhia Paulista e estava assim, há cerca de seis anos, num sítio em Tutoia, Araraquara, quando o fotografei. Mais tarde, foi vendido e um senhor o reformou, mantendo-o em um sítio em Santa Cruz das Palmeiras.
O virador acima, de bitola larga, está (ou estava) em Porto Ferreira, no pátio da estação ferroviária, quando o achei.

A placa de baldeação estava no chão da estação abandonada em Passagem, Pitangueiras, SP. Hoje, está em Jaboticabal.
A estação de Loreto serviu de cenário em 1947 para o filme "Luar do Sertão". Alguém assistiu: A foto foi tirada numa dessas filmagens nesse ano. A estação foi demolida há mais de quinze anos, hoje não sobra nem a plataforma.
Outra placa de baldeação, esta mantida em seu lugar, em Campos Salles, antiga bitola métrica da Paulista, ramal de Agudos. Nesta estação se baldeava para o ramal de Barra Bonita.
Esta velha bilheteria está na estação de Hammond, perdida no meio do mato em Guariba, SP. Há mais de quarenta anos que não se vende mais bilhete algum ali.

2 comentários:

  1. Ralph, está placa de Passagem eu vi ela ao vivo no tempo em que á Estação era operacional tanto na linha larga e no Ramal de Pontal! isto foi no inicio dos anos 80...

    ResponderExcluir
  2. Sou também apaixonada pelas velhas estações ferroviárias.
    Pelo interior do Estado do Rio de Janeiro a grande maioria está em ruínas.
    A de Barra do Piraí felizmente abriga um museu de trens.
    A de Vassouras, bitola estreita, abriga um núcleo da Universidade Severino Sombra.
    Felizmente algumas tiveram sorte.

    ResponderExcluir