sexta-feira, 30 de março de 2012

BOMBAS EM BELÉM


Naquele verão de 1867, quando o trem passou pela primeira vez por Belém, ele teria parado para apanhar passageiros? Ou para que alguém descesse? Quem desceria ali, local ermo e que teria no máximo alguns barracos que sobravam da obra de construção do pequeníssimo pátio de cruzamento que os ingleses ali fizeram. Teria alguém seguido morando ali? Talvez. A possibilidade que algum botequim para alimentação dos trabalhadores que também erigiram o pequeno barraco de alvenaria - de pedra, possivelmente - que era a estação de Belém tenha se estabelecido de vez ali, esperando que mais pessoas viessem viver ali, era grande.

E, por mais que tenha demorado, o acampamento cresceu. Afinal, era um trem a cada dois dias, depois um por dia, depois vários por dia, correndo entre Santos e Jundiaí. Agora você definitivamente já viu que não estamos falando da capital paraense, certo? Aquela, que um jogador de futebol um dia disse algo como "era um prazer vir jogar na terra em que nasceu Jesus".

Não, não é essa. Aqui estamos falando na cidade que hoje se chama Francisco Morato, infelizmente uma das cidades mais feias da Grande São Paulo. Apesar disso, a estação ferroviária que ali existiu desde os anos 1970 até o ano passado (sucedânea daquele pequeno barraco de 1867 e de outra que lhe seguiu) foi posta abaixo para a construção de uma nova pela CPTM. Nesse meio tempo, uma estação de madeira serve de ponto de embarque e desembarque para os passageiros e moradores.

Ontem, uma nova pane na ferrovia - segundo o jornal que noticiou, a décima quinta este ano - parou os trens perto de São Paulo e deixou agitado o pessoal que precisava do transporte na antiga Belém. Vai daí, resolveram arranjar um quebra-quebra que lembrou aqueles dos anos 1980 e 1990 nas linhas paulistanas. O último do qual me lembro ocorreu em 1998 e destruiu a estação de Engenheiro Trindade, na Penha, fechando-a até hoje: aliás, o prédio já foi até demolido há alguns anos, sem substituição.

O curioso no caso de ontem é que alguns imbecis jogaram "bombas caseiras" que puseram fogo em alguns pontos da estação, como a bilheteria e a seção das catracas, que foram destruídas. Curioso: quem jogou essas bombas? Quer dizer que algum sujeito que queria tomar o trem e não conseguiu descobriu que, por acaso, estava com umas bombas caseiras na maleta e resolveu jogá-las ali em protesto? Acreditamos mesmo nisso? Ora, quem joga bombas em algum lugar não as tem por acaso, mas sim as traz especificamente para serem jogadas.

Portanto, será que podemos concluir que quem jogou não estava chegando nem saindo da estação, certo? Foi alguém que viu a bagunça, de fora do prédio, e resolveu ir até algum lugar e pegar as bombinhas que tinha guardado e jogar ali, não para protestar, nas sim para ferrar com tudo, por espírito de vandalismo, ou por ser espírito de porco. Ou, talvez, como dizem alguns, por "sabotagem política".

Sou mais pelo espiritismo-de-porco, mesmo. Gente do naipe de frequentadores de torcidas uniformizadas, que já vão para o estádio com canivetes, paus e pedras. Gente que não serve para nada, só mesmo para mofar na cadeia. Por acaso, no entanto, eles nunca são pegos, mesmo tendo muita gente que sabe muito bem quem são e onde eles estão.

A educação no País está caminhando ladeira abaixo. Como estaremos daqui a 50 anos? Como eu não estarei aqui para ver, vai sobrar para o meu neto, mesmo. Infelizmente para ele.

6 comentários:

  1. Boa noite Ralph , mais uma que fico sabendo graças a você , Francisco Morato um dia foi Belém . Quanto ao ocorrido só tenho a lastimar e ficar preocupado , pois apesar da falta de responssabilidade destes que usam bombas caseiras , o povão não tem mais paciência de ter um governo que só enxerga avenidas priorizando há decadas o automóvel e deixando os trilhos e transporte de alta capacidade as traças . isto sem falar nas tão bem "sucedidas " privatizacões e concecões. O povo quer que o governo abra os olhos e a mente , mas ele só tem olhos para o transporte rodoviário . Espero que seu neto veja coisas melhores , pois eu também não estarei mais aqui. Mais uma vez obrigado e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de tudo, Giba, o PSDB investiu pesado na CPTM a partir de 1994 e transformou uma ferrovia sucateada em outra que em alguns pontos se assemelha ao metrô. Porém, parece que nis últimos dois anos o pessoal se esqueceu da sobrecarga elétrica... o nro de passageiros aumentou muito e eles não acompanharam para ver no que isso daria.

      Excluir
  2. Caro Ralph
    Tudo que vc escreve é pertinente, principalmente o penúltimo paragrafo. Em toda baderna com atos de vandalismo eles estão sempre lá. Não sou de São Paulo mas acompanho o esforço e investimentos que o governo esta fazendo na CPTM. Se compararmos a CTPM com os outros trens metropolitanos no Brasil aí então estes vândalos não deixariam nada de pé.

    ResponderExcluir
  3. Sr.Ralph seu texto é excelente e fala a realidade.
    Realmente teve investimentos na CPTM,mas a verdade é que São Paulo vai ser o estado mais caótico da federação se o governo federal não incentivar a criação de emprego em outros estados.
    São Paulo sofre com esta migração há muito tempo e o que acontece é isso que vemos atualmente,não vai existir transporte público,escolas,hospitais,polícia que dê conta do recado.
    Muitos podem criticar meu comentário mais é simples,ou se breca a invasão de terras e criação de favelas ou vai ser isto uma super população.
    E maioria desta população composta por vândalos que não sabem o que significa a palavra "Construir",mas sabem destruir,invadir e outras coisas que não daria para colocar aqui.
    O governo estadual tem uma grande parcela de culpa nisso.

    Clayton-ABC

    ResponderExcluir
  4. Ton e Marcos, os governos brasileiros em geral não têm nenhum interesse em dar educação para o povo. Isso não é prioridade, pois, quanto menos educação ele tiver, maior será a submissão à corrupção. É preferivel dar comida às vesperas de eleições, dar estádios para eles se divertirem... além do mais, é uma das coisas que não fazem efeito a curto prazo e o povo nem liga. Triste mas verdadeiro. Na verdade, o segundo motivo é o que mais ocorre, pois não acredito que não se dê educação para que o povo siga burro de própósito. O primeiro motivo acaba sendo mais uma consequência "desejável" do segundo. Triste, mas real.

    ResponderExcluir
  5. Sr.Ralph bom dia.Sou leitor e fã de seu blog .Sou
    também morador de Francisco Morato a 35 anos.Neste período a população da cidade quadruplicou.A estaçao antiga foi demolida em 1984 , em seu lugar foi construida uma nova e houve renovação dos trens.Porém, o que se vê é uma total falta de competência de gestão por parte da CPTM e do Governo Estadual.O Terminal de ônibus acoplado a estação está sendo construído à quatro anos e falta muito para ser concluído.Foi então que resolveram demolir a estação e construir uma plataforma provisória de madeira que não suporta a quantidade de usuários.Foi construída uma escadaria íngrime com degraus altos.Aconteceu um acidente com uma passageira idosa que processou a CPTM,que resolver liberar a passagem dos usuários por uma passagem de nível que termina em uma porta de 1 metro de largura!!
    Um absurdo.Conhecendo o nível sóciocultural dos meus conterrâneos,seria questão de tempo que algo deste tipo aconteceria.Pior é constatar que algumas pessoas acreditam que agindo assim,os problemas serão resolvidos.

    ResponderExcluir