quarta-feira, 14 de março de 2012

O INÍCIO DAS TREVAS

O belo Trem R da Paulista entre São Paulo e Campinas. Anos 1960. Foto Leonardo Bloomfield

Há exatamente onze anos atrás, partiu de Campinas o último trem de passageiros de longa distância oficial do Estado de São Paulo. Eu me lembre do fato e da data. O ano era 2001. Dia 14 de março. Era para eu ir até Campinas para tomar esse trem, mas compromissos inadiáveis de trabalho não me permitiram comparecer. Não houve festa alguma. A maior parte dos passageiros foi apenas porque era o último trem. Havia um ou outr político, entre os quais o prefeito de Campinas na época, ele que foi assassinado alguns meses mais tarde.

Quem conduzia esses trens desde 1999 era a Ferroban, obrigada pelo contrato de concessão a manter os poucos trens de passageiros ainda restantes nas linhas da ex-FEPASA. Ela o fez inicialmente a partir do início de janeiro desse ano; no dia 16, ela anunciou que não havia mais condições de continuar, pois "as linhas estavam em péssimo estado". E parou. Quando retornou à força, fê-lo em agosto, sete meses mais tarde. Não voltaram, por algo não explicado, os trens da Sorocabana (ou seja, o São Paulo-Presidente Prudente). Os trens passaram a sair de Campinas e não mais da Barra Funda.

O único que não saía de Campinas era o Sorocaba-Apiaí. Segundo entendi, já esstava sendo puxado pela ALL, que a essa altura já tinha a concessão das linhas da ex-Sorocabana em São Paulo (no início era a FERROBAN). Todos, de qualquer forma, acabaram em 14 de março de 2001, mas já em estado lastimável.

Relatos dos poucos aventureiros que se dispuseram a tomar esses trens contam histórias do arco da velha. Como ele não tinha horário afixado ou publicado em lugar algum nem era anunciado em cidade alguma, as pessoas pensavam que ele nem existia. Muitos trafegavam vazios. Lembro-me de uma reportagem no Jornal Nacional que mostrava um deles chegando a Jaú sem passageiro nenhum. Era um trem fantasma.

Quando ele chegava a Bauru, anunciava: "se não houver mais passageiros seguindo para Panorama, voltaremos daqui. Se houver, oferecemos para eles, se quiserem, uma viagem de táxi até seu destino entre Bauru e Panorama. Se insistirem em ir de trem, nós seguiremos".

Um colega meu, em 2000, estava num desses trens semi-vazios quando ocorreu um desastre entre as estações de Bauru e de Garça. Outro presenciou um assalto ao trem em Adamantina. Ele estava sozinho com o chefe do trem, indo para Panorama.

As estações não tinham ninguém, já estavam abandonadas. Uma vergonha total. Enquanto eram da FEPASA, até dezembro de 1998, algumas poucas estações ainda estavam abertas (lembro-me de Torrinha e Rincão funcionando, nesse ano). Os banheiros eram ruins mas funcionavam. O carro restaurante servia sanduíches e refrigerantes quentes. Com a Ferroban não havia nada disso. Nem as locomotivas elétricas tracionavam mais. Foram desativadas em janeiro de 1999 e a fiação aérea logo em seguida começou a ser retirada. Quando andei de Sorocaba a Apiaí em maio de 1998, a estação de Itapeva, embora em frangalhos, estava aberta, bem como a de Apiaí e algumas outras no caminho.

Triste e vergonhoso fim para um transporte que funcionou por136 anos e foi o maior responsável pelo desenvolvimento, povoação e crescimento do (ainda) Estado mais rico da nação.

10 comentários:

  1. Eu me lembro dessa reportagem do Jornal Nacional, bem como do descarrilamento ocorrido na regiao de Bauru, segundo o Jornal da Cidade de Bauru do dia 23/3/2000, o acidente ocorreu no Km386 nas proximidades de Aldeia as 17 horas, vindo a ferir 3 dos 5 passageiros do trem, sendo 3 adultos e 2 crianças. A pouco tempo atras tive a oportunidade de conversar com o chefe desse trem, e segundo ele, ao acionar o corpo de bombeiros o atendente nao acreditava na historia por acreditava que os trem de passageiros tinham acabado a tempos, mas o chefe do trem saiu em direçao a rodovia que passa nas proximidades em busca de socorro ate ser visto pelos bombeiros, quando os bombeiros viram o trem acidentado nao acreditaram pois achavam que eles nao existissem mais.

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  2. Infelizmente, o governo dos mesmos que até hoje "conduz" o estado de São Paulo, conseguiu acabar com o Transporte Ferroviário de Passageiros Regional e de Longo Percurso não só deste estado, mas do país.

    Na época da FEPASA (Ferrovia Paulisa S/A), de longe o serviço de passageiros, era a oitava maravilha do mundo. Haviam suas deficiências, mas os Trens rodavam, atendendo as principais cidades do Interior Paulista.
    As coisas, se não como deveriam, mas eram mantidas.

    Aí, veio a PRIVATARIA (privatização) da década de 1990. "Privatizaram" tudo o que era nosso.
    À partir de meados de 1996, é iniciado o processo de liquidação, da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima - RFFSA.
    No estado de São Paulo entre 1998 / 99, é liquidada a estatal FEPASA.
    Empresas Conce$$ionária$, assumiram a malha do estado, MAS SEM A EFETIVA OBRIGAÇÃO DE MANTER O SERVIÇO DE PASSAGEIROS, QUE TÃO POUCO ERA FISCALIZADO COMO DEVERIA PELOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS, AS ENTÃO RECEM CRIADAS AGÊNCIAS REGULADORAS. QUE NA GRANDE VERDADE, NÃO REGULAM NADA COM EFICIÊNCIA ATÉ HOJE!

    Hoje o que temos em São Paulo, é uma malha ferroviária nas mãos destas empresas conmcessionárias, que só operam Trens Cargueiros, em linhas e atendo a clientes, apenas do intere$$e destas.

    As estações que um dia deram a origem, ou o desenvolvimento de suas localidades, foram abandonadas. Salvando-se algumas poucas que foram reivindicadas por prefeituras ou outras entidades, para serem mantidas como Espaços Culturais, ou até mesmo Bases da Policia. Mas estas são poucas, dada a grandiosidade da malha ferroviária e quantidade de estações do estado.

    Carros de 1º / 2º Classes / Restaurantes / Dormitórios - Leitos / Bagageiros, foram sucateados.
    Salvamdo-se pouquíssimos exemplares, resgatados e preservados às custas de trâmites burocráticos, por entidades preservacionistas. Incluindo neste último pacote, os dois exemplares da antiga Estrada de Ferro Araraquara - EFA, que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, utiliza na operação do Trem Expresso Turístico. Carros estes que foram EMPRESTADOS do acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF, para que fosse possivel a criação deste serviço Turístico, nos mesmos moldes dos extintos Trens de Passageiros de Longo Percurso.

    "TRISTE REALIDADE AO ESTADO, QUE UM DIA FOI CONSIDERADO O ESTADO COM O MELHOR SERVIÇO DE TRENS DE PASSAGEIROS DO BRASIL!"

    Mas está tudo bem!
    A COPA DO MUNDO VEM AÍ, A ARENA EM ITAQUERA VAI FICAR PRONTA, E O BRASIL, VAI SER CAMPEÃO.
    NÃO É MESMO UMA BELEZA?!?

    Quanto aos Trens de Passageiros Regionais e de Longo Percurso?
    "TREM DE PASSAGEIROS?!?"

    "MAS O QUE É ISSO MENINO? ONDE JA SE VIU FALAR UM PALAVRÃO DESTES? TEUS PÁIS NÃO TE DERAMM EDUCAÇÃO?!?"

    Reclamar, pra que?
    SE UMA CONSIDERAVEL PARCELA DOS PAULISTAS GOSTCHAM E MUITCHO!

    ESTA PARCELA DESTE POVO ELETISTA, vota nos mesmos que aí estão, que acabaram nao só com a nossa malha ferroviária paulista, bem como outras coisas que eram "em tese" nossas.

    Ficam satisfeitos em falar que São Paulo, TEM AS MELHORES "RODOVIAS" do país. MESMO QUE RECHEADAS DE PRAÇAS DE PEDÁGIO$, COM TARIFA$ ABSURDAMENTE CARA$.

    "ME PERGUNTO, PORQUE EU PAGO IPVA ENTÃO?!?..."

    Enfim;
    É O QUE TEMOS PRA HOJE. E CADA POVO, TEM EXATAMENTE O GOVERNO QUE MERECE!

    Parabéns a maioria do Povo Paulista, por manter o governo dos mesmos que aí estão, desde a época em que correram os últimos Trens de Passageiros do estado.
    Vocês estão recebendo agora, exatamente o que vocês merecem, ou não.

    Simples assim meus queridos(as)!...

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    1. Por tudo o que eu vi por aqui, me parece que foi a Fepasa que começou a sucatear todos os trens daqui de São Paulo. Por aqui fiquei sabendo que quando era pequeno, ainda tinha trens de passageiros, mas era novo demais pra saber disso. Hoje, acho que vou morrer sem saber o que é viajar de trem pelo Brasil.

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  3. Também me lembro dessa reportagem, e a frase que o repórter dizia "a ferrovia perdeu para o irmão asfalto". Eu mesmo não sabia que ainda haviam trens de passageiros, foi uma surpresa quando passou na EPTV que o último trem correra naquele dia, fatítico dia. As luzes se apagaram para sempre nos velhos trens da FEPASA e como diz o amigo, se voltar será novos trens, novas velocidades, novas estações e linhas... Resta para os poucos "Últimos Moicanos" carros de passageiros abandonados por aí esperarem seu fim, seja em trens turísticos, seja em museus, seja na ponta do maçarico. Ah, para complementar, a foto pelo que vejo não é do "R", mas do "Verde Oliva" da CPEF. Mesmo assim era um belo trem... Abraços, T+.

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  4. Realmente, lamentável. Só restam lembranças e a esperança de que ao menos volte o transporte ferroviário de cargas na Nova Alta Paulista (Bauru-Panorama).

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  5. Bom Dia, noticia de hj da Folha



    Com trem-bala atrasado, cresce pressão por ligação regional

    O atraso no projeto do trem-bala ligando Campinas-SP-RJ fez o governo de São Paulo ser pressionado a implantar um trem de média velocidade ligando a capital a Campinas.

    A saída de Bernardo Figueiredo da direção da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestres) atiçou ainda mais o grupo que defende que o governo paulista faça o trem regional o quanto antes.

    O governador Geraldo Alckmin acertou com Dilma Rousseff apoio ao projeto do trem-bala e tem mantido seu posicionamento, apesar dos problemas do projeto federal e da pressão de políticos e empresas que querem o trem regional.

    A ideia é estender até Campinas projeto, já quase pronto para ser licitado, de uma ligação entre SP e Jundiaí, que ficaria pronta em até três anos.



    Será????

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  6. É Ralph, o que fizeram próximo ao fim é típico do jeitinho brasileiro. Estou cansado de ver empresas e outras entidades cumprindo contrato só por cumprir, culpa também dos próprios contratos, mas também da cultura do país. Esses últimos trens fantasmas eram aqueles 'só para fiscal ver'. Hoje nem mais medo da fiscalização as concessionárias tem, eles agem como intocáveis, afinal....sabe-se que as agencias reguladoras nada vão fazer.

    As vezes penso no que podemos fazer....a algumas eleições atrás pensei, como posso fazer alguma diferença : Como escolher um representante. Bem...é muito difícil ter certeza do caráter de alguém, mas hoje eu simplesmente voto em alguém que possui um projeto-proposta bastante específico, focado e que me interesse. Não quero mais saber daqueles que vem com propostas genéricas: melhorar saúde, educação, cuidar do transporte....besteira. O ser humano é movido por paixões, então temos que votar em quem tem paixão num projeto, num tema que seja relevante para cada um. Não é 100% garantido, nada é, mas a mim me parece a única maneira de mudar algo pelo meio político. Então, na próxima, votemos aí no pessoal que ama a ferrovia de verdade, se houver algum.

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  7. Ralph,

    O trem na foto não é o "R". Era um trem especial da CP que saiu da Luz levando autoridades para visitar o Horto Navarro de Andrade. Uma excursão do Congresso Pan Americano de Estradas de Ferro (outubro de 1960). O trem era composto por carros "ACF" e "Made in CP - Rio Claro".

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  8. Quanto à chamada "privataria", é sempre bom lembrar que não foi ela que acabou com os trens de passageiros, mas sim ela que deu o golpe final... algo como a 73a facada num sujeito que já tinha levado 72. O fim desses trens veio pelo desinteresse geral de muito tempo.

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