domingo, 6 de novembro de 2011

FERROVIAS E RODOVIAS NA REGIÃO DE SÃO CARLOS EM 1938

No mapa publicado no jornal Folha da Manhã de 9 de março de 1938, podemos verificar que era fácil ir a São Carlos por estrada de ferro. Podíamos ir por via rodoviária (nas péssimas estradas de então), mas parece que pararíamos por ali mesmo.

O mapa será confiável? Ou ele apenas mostra as rodovias que eram transitáveis? O restante seriam apenas velhos caminhos de tropas de animais utilizados mal e mal por aventureiros que se metessem a trafegar ali com um automóvel ou caminhão?

O fato é que, para ir a São Carlos, teríamos de ir pela estrada velha de São Paulo-Ribeirão Preto (que não era exatamente a via Anhanguera de hoje, em termos de percurso e muito menos de condições de tráfego) e sair em Porto Ferreira, passando por Descalvado e chegando a São Carlos.

No mapa, a ligação entre São Manuel e São Carlos teria de ser construída. E foi-o, realmente, há hoje uma boa ligação entre essas duas cidades passando mais ou menos pelo percurso ali sugerido. Aparentemente, não dava para ir de carro de São Carlos a Araraquara e a Ribeirão Preto. Mas seria isso mesmo?

Já em termos de ferrovias, o mapa é bem claro: eram linhas antigas e algumas foram retificadas logo depois: o tronco oeste (Itirapina-Panorama) ainda não existia, o que existia eram os ramais de Jaú e de Agudos, Bauru ainda não estava ligado a Piratininga nem ao ramal de Agudos, a E. F. do Dourado ainda ligava Jaú a São Ribeirão Bonito, Ibitinga e Itápolis ainda podiam ser alcançadas por ferrovias, bem como o bairro rual (até hoje!) de Santa Eudoxia.

Ainda existiam os ramais de Santa Rita e de Aurora (em bitolinha de 60 cm), o ramal de Anápolis (depois Analandia), em métrica, e o ramal de Santa Veridiana, este em bitola larga. Todas essas linhas podem ser vistas no mapa aqui reproduzido.

Hoje, das linhas aí existentes, somente sobram as que ligam (no mapa) Brotas-Jau-Dois Córregos-Jaú-Bauru (e daqui para oeste, via Garça) e o Rio Claro-São Carlos-Araraquara (e daqui para nordeste, via Rincão). Não nos esqueçamos também do trecho Botucatu-Lençóis-Agudos-Bauru (e daqui para Mato Grosso).

Todas as linhas restantes que são mostradas no velho mapa desapareceram. A velha Douradense, as bitolinhas da Paulista, bem como todas as suas linhas da métrica...

Rodovias, no entanto, existem muitas mais do que as que aparecem ou que são propostas no mapa. Inclusive a rodovia Washington Luiz, ligando Rio Claro, São Carlos, Araraquara e daqui a Matão.

São automóveis, ônibus e caminhões demais e trens de menos.

3 comentários:

  1. Puxa, quem poderia fazer alguns bons comentários a respeito seria meu falecido pai, que morou na região nessa época... de toda forma, eu me lembro que ele comentava que haviam jardineiras entre Dobrada e Araraquara no início da década de 1940. Por sua vez, minha mãe comentava sobre a primeira longa viagem de carro que ela fez, entre Gália e SP, no início da década de 1950 - já além da época mencionada neste texto. Eu acredito que já deviam haver estradas municipais, com trajetos bem arcaicos e sem uma integração a nível estadual, mas que podiam ser razoavelmente percorridas por veículos automotores. Li certa vez que a Central do Brasil já percebia a fuga de passageiros na década de 1920, e logo depois veio o "Governar é Abrir Estradas", do Washington Luiz. As ferrovias nacionais eram tão ruins que mesmo arremedos de rodovias as nocauteavam...

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  2. Nesse mapa de "rodovias propostas", foi também colocado posteriormente e executada, a estrada que ligava São Carlos a Luiz Antônio e a Ribeirão Preto, e não sei bem ainda, como essa estrada chegava a Ribeirão Preto, ou diretamente, ou passando por Cravinhos (ainda estou tentando levantar o mapa. Mas sei que essa estrada também ligava São Carlos a São Simão!

    Essa estrada passava por Água Vermelha e Santa Eudóxia (beirando o antigo ramal ferroviário), e posteriormente cruzava o Rio Mogi Guaçu por "balsa", que ainda existe funcionando no local. Veja mapa da rodovia traçada no WikiMapia, veja link desse mapa centralizado em Luiz Antônio; http://wikimapia.org/#lat=-21.5545061&lon=-47.7009631&z=12&l=9&m=b

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  3. Acrescentando a minha informação anterior, também foram implementadas anteriormente a essa época, estradas ligando São Carlos a Brotas, e a Analândia, conforme mostra o map do WikiMapia nesses links: http://wikimapia.org/#lat=-22.1542003&lon=-48.0456591&z=11&l=9&m=b (São Carlos a Brotas)

    http://wikimapia.org/#lat=-22.073093&lon=-47.766881&z=12&l=9&m=b (São Carlos a Analândia)

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