2003
Até meados dos anos 1960, havia poucos e estreitos caminhos do centro para a zona leste da cidade de São Paulo. A Celso Garcia, a rua da Mooca e a Visconde de Parnaíba eram as opções. Apenas a primeira delas cruzava o córrego do Tatuapé; as duas últimas nem chegavam até ele. Uma das poucas ruas além da Celso Garcia que cruzavam o vale do Tatuapé era a Padre Adelino, que deveria ser atingida depois de mudanças de ruas para lá e para cá.
1924
A que hoje chamamos de avenida Radial Leste começou a ser construída nos anos 1950; o viaduto sobre a linha da Santos-Jundiaí, ainda com apenas uma de suas pistas, foi aberto no final dessa década. A Radial é basicamente a única artéria larga e com pista dupla que até hoje sai do Centro para a chamada ZL. A outra opção é a Marginal do Tietê, surgida no final dos anos 1960.
1930
Hoje há metrô e a linha da CPTM, ex-Central. A Central existe desde 1875, mas, até 0 ano 2000, era uma via que apresentava péssimos trens e atendimento.
1930
Nesta postagem, uma sequência de como era a paisagem das diversas ruas que compuseram a atual Alcântara Machado, ou Radial Leste. A rua Conselheiro Justino, a Pires do Rio, Melo Freire e a abertura do trecho dessa avenida entre as ruas da Mooca e Visconde Parnaíba nos anos 1950, são mostradas na sequencia de mapas - 1924, 1930, 1966 e 2003.
1930
1966
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
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Muito legal. A Radial na verdade então se formou com as rias Cons. Justino, Pires do Rio e Serra de Araraquara, isso? O nome Pires do Rio hoje foi dado ao viaduto sobre a Salim Farah Maluf, já os outros dois sumiram, mas já vi um mapa de 1971 que mostrava a Radial Leste alargada com o nome de Conselheiro Justino no trecho entre o Viaduto sobre a EFSJ e a Bresser. Outro detalhe interessante é que a R. Antônio de Alcântara Machado ainda existe e é colada ao Pátio do Metrô. Abraço!
ResponderExcluirAté os anos 1980 pelo menos, havia placas de ruas Conselheiro Justino e Pires do Rio, bem como Serra de Araraquara, ao longo da Alcantara Machado, que só tinha esse nome mesmo antes do viaduto da EFSJ. Depois passou tudo a se chamar oficialmente Alcantara Machado.
ResponderExcluirOutro tema interessante para um texto seriam as ligações leste-oeste na região sul de SP. Sempre foi um sufoco se deslocar entre Santo Amaro e o ABC, as vias de ligação entre essas regiões sempre foram improvisadas e congestionadas, tendo surgido tarde e sempre foram cronicamente ineficientes. A primeira tentativa de melhoria foi a avenida dos Bandeirantes (ao longo do córrego da Traição), que estancou na rodovia dos Imigrantes e só progrediria para leste em meados da década de 1990. Depois tivemos a av. Vicente Rao (ao longo do córrego do Cordeiro), no final dos anos 1970, que se integrou mais ou menos bem com as demais vias que percorrem Diadema, Piraporinha de São Bernardo do Campo. E, mais para o final do milênio, a av. Dono da Globo ops, Roberto Marinho, ao longo do córrego Águas Espraiadas - que, aliás, estancou um pouco depois da av. Washington Luiz e agora ameaça atingir a Imigrantes.
ResponderExcluirÉ, essa tal de Radial Leste talvez pudesse ser vista por mim como uma maldita, pois seu prolongamento "matou" o traçado da antiga linha, entre Engenheiro Arthur Alvim e Guaianazes. Saudades de minha época de criança quando, indo ou vindo da casa de meus avós, tínhamos de atravessar a passagem de nível que existia um pouco antes da estação para pegarmos mais uma condução. E saudades da estação de Itaquera e de sua passarela que por vezes me dava medo atravessar. Como dizia, hoje temos a Radial Leste passando por ali e uma praça no local onde ficava a estação de Itaquera. Que eu saiba exatamente este trecho da Radial logo após o túnel até o semáforo que existe hoje logo após onde ficava a estação existe muito trânsito que este trecho de via devia ter remediado. Daquele passado, sobrou como lembrança parte dos muros que margeiam parte da Radial onde constam a sigla e o símbolo da CBTU, um poste de rede catenária e um trecho de trilho que foi deixado logo depois da Estação Arthur Alvim que aponta para o antigo traçado da linha. Sempre que os avisto é com saudades que me lembro de tempos muito melhores do que os atuais...
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