O mapa aqui colocado foi feito em 1948 pela RMV. A ideia era unir São Paulo a Belo Horizonte pelas linhas da Bragantina e depois unindo linhas separadas da empresa mineira até alcançar a capital mineira.
Se confiarmos no mapa apenas, vamos coincluir que era uma mera questão de unir linhas, todas de bitola métrica, menos o trecho de Aureliano Beltrão a Divinópolis.
Vejam que a linha que existia mais curta era via Central do Brasil (São Paulo-Barra do Piraí-Juiz de Fora-BH). Mas não havia trem direto; havia de se esperar pelo trem que vinha do Rio em Barra do Piraí. O mapa em si tentava mostrar que pela Rede Mineira seria mais rápido. Seria?
Seriam nossos engenheiros e projetistas tão ibgênuos assim nessa época?
Bom, como sabemos, o plano não somente não saiu, como boa parte das ferrovias que existiam mostradas nesse mapa hoje nem existem mais.
quinta-feira, 8 de maio de 2014
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