quarta-feira, 21 de maio de 2014

ALL: PARA FALTA DE COMPETÊNCIA, A SOLUÇÃO É DESTRUIR TUDO?


Pirajuí foi uma das estações que perdeu metade da plataforma. Quem se importou? (Foto Daniel Gentili em 2009)
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A BBC Brasil informou hoje que a SNCF (empresa de trens franceses) comprou 341 trens mais largos que plataformas das estações.

A empresa cometeu um erro que vai custar dezenas de milhões de euros ao comprar 341 trens mais largos do que plataformas de suas estações.

Por causa do equívoco, 1.300 estações terão que ser alargadas, a um custo de pelo menos 50 milhões de euros (R$ 152 milhões).

O problema foi revelado pela publicação francesa Le Canard, que informou que 2 mil trens com o problema foram comprados por 15 bilhões de euros (R$ 45,6 bilhões).

Grande coisa. Estão gastando dinheiro demais.

Aqui, a fantástica ALL resolveu facilmente isto, quando começou a usar trens mais largos que as plataformas nas linhas da Noroeste e Sorocabana, incluindo o ramal de Bauru.

 Simplesmente quebrou as plataformas, largou o entrulho no chão mesmo e continuou rodando. A maioria das estações já estavam abandonadas.

Dizem que os trens comprados para a Mogiana eletrificada (os "franceses" de 1985) também foram comprados dessa forma e por isso não rodaram, nem a eletrificação funcionou comercialmente, tendo sido abandonada. Outros dizem que isso era mentira. Outros, que não era.

Mas a destruição da ALL foi real. Brasil é Brasil.

2 comentários:

  1. Eu não acho que a ALL seja a única culpada pelo abandono e destruição do patrimônio ferroviário. Assim como ocorre com as rodovias, com o abastecimento de água, com a telefonia, entre outros serviços, há o Poder Público, através de agências reguladoras, desempenhando o papel disciplinador e fiscalizador de tudo aquilo que foi previsto no contrato de concessão. Infelizmente, fazem vista grossa para a bagunça das concessionárias. O motivo para a concessão são sempre os mesmos: as empresas poderão investir, o patrimônio será preservado, o Poder Público tem outras prioridades, blá, blá, blá. Tudo balela! Tudo bobagem! Esse discurso foi utilizado na cidade onde moro para a concessão dos serviços de água e esgoto. Haveria investimentos, água na torneira, modernidade, etc. Depois de mais de seis anos de concessão, a concessionária tem um desempenho medíocre, com obras arrastadas, cultura do lucro fácil, ausência de transparência no relacionamento com os usuários. E os governantes da minha cidade estão mais preocupados em serem os anfitriões de duas seleções de futebol para a Copa! Parece que temos a infraestrutura de uma cidade de primeiro mundo.
    Em resumo, a ALL faz o que faz porque a ANTT é de uma competência que envergonha qualquer brasileiro. Não nos esqueçamos que as outras concessionárias ferroviárias não fogem desse baixo padrão. Por fim, o brasileiro foi adestrado ao longo das décadas para gostar de carros. Avenidas substituem leitos ferroviários. Reclamam do barulho dos trens, mas se esquecem dos engarrafamentos, da poluição e das mortes que o trânsito rodoviário também faz. Somos todos culpados.

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  2. Nem eu. Mas o artigo trata de um assunto especifico.

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